Nessa terça-feira (02), o Google anunciou novas funcionalidades para o Android 16, que chegam com o objetivo de deixar os dispositivos mais personalizados e mais fáceis de gerenciar. A mudança inclui ferramentas alimentadas por IA, funções de controle parental e acessibilidade.
De acordo com a empresa, a novidade marca a nova forma de como as atualizações irão funcionar, substituindo um único update anual por lançamentos mais frequentes, possibilitando que os usuários tenham acesso aos recursos assim que eles estiverem disponíveis. Os primeiros dispositivos a receberem as novidades serão os celulares Pixel.
Novos recursos do Android 16
Entre as novidades, estão os resumos de notificações baseados em IA. Eles são capazes de oferecer uma compreensão rápida de conversas individuais e em grupo para que o usuário possa ficar por dentro dos assuntos. O sistema também passa a agrupar as notificações automaticamente, silenciando as que não são prioridade.
Um outro destaque é a interface mais pessoal, que traz ícones temáticos para um layout mais minimalista e formas de ícones personalizadas na tela inicial.
A atualização também possibilita que pais e responsáveis gerenciem os controles parentais no dispositivo dos menores de idade, com a proteção por PIN.
Além disso, o Android 16 também implementou as legendas em vídeos ao vivo, incluindo chamadas, lives e redes sociais, além de novas combinações de adesivos Emoji Kicthen para as festas de fim de ano.
A sinalização de ligação urgente chega para avisar aos contatos sobre a importância da ligação, enquanto as abas fixadas no Chrome ajudam a guardar páginas para ler depois.
Quando um usuário for adicionado a grupos no aplicativo Mensagens por contatos desconhecidos, o sistema irá mostrar uma mensagem com informações daquela conversa e dicas de segurança. A partir disso, o usuário poderá optar por sair do chat, bloquear o número e denunciá-lo como spam.
Um outro destaque é a possibilidade de utilizar a funcionalidade Circule para Pesquisar para conferir se uma mensagem recebida é verídica ou utilizada em golpes. Ao adicionar a ferramenta, a Visão Geral de IA irá fornecer orientações para que o usuário não caia em fraudes online.
Novos recursos de acessibilidade
Em celebração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, foram implementados mais recursos de acessibilidade, como por exemplo a detecção do tom emocional em vídeos, que utiliza IA para entender a intenção do falante. As legendas expressivas também são capazes de identificar ruídos e suspiros, entre outros sons.
A atualização oferece, também, uma experiência aprimorada com mouse externo para cliques na tela, facilitando o acionamento do acesso por voz através do Gemini. Para isso, basta pedir à IA do Google para habilitar a função. A conexão de aparelhos auditivos com um clique e ditado por voz com o TalkBack também chegam como destaques.
Além disso, também chegou uma ferramenta de IA para descrever cenas que serão capturadas na foto e tema escuro expandido para todos os aplicativos, melhorando a visualização.
Até o momento, o Google ainda não confirmou quando as novidades chegarão para todos os celulares com Android 16.
Via: TecMundo
Imagem: Divulgação/Google





