O Google anunciou nessa quinta-feira (04) uma atualização para o NotebookLM, que é a ferramenta de anotações e estudos com inteligência artificial da empresa. Com o update, o tamanho dos prompts para personalizar os chats do recurso foi aumentado em 20 vezes, trazendo mais possibilidades para os usuários.
A empresa anunciou a atualização através das redes sociais. Na publicação, o Google confirmou que o limite de caracteres dos prompts de personalização do chat do NotebookLM foi aumentado dos atuais 500 para 10 mil.
Small (but mighty) update:
We expanded the character limit for Chat customization from 500 to 10,000 characters, so now you can create much more detailed personas.
Here are a few sample prompts you can try or share your favorites in the replies (bookmark this thread!)
1. The…
— NotebookLM (@NotebookLM) December 4, 2025
A companhia também deu alguns exemplos de prompts mais completos, que podem ser copiados e colados para serem utilizados como base para personalização. Entre os exemplos, estão ordens para que a IA atue como um gerente de produtos, um professor do ensino fundamental ou até mesmo como um pesquisador.
Com o aumento dos prompts de comando, é possível definir melhor um público-alvo (como por exemplo crianças de 12 anos no caso da persona de professor), formatação das respostas e os assuntos em que o chat deve se especializar, incluindo microbiologia, análise de dados e imunologia para o caso de pesquisador.
Embora não tenha sido divulgada uma data para a ampla disponibilização, é provável que o novo limite de caracteres já esteja sendo distribuído para todos os usuários.
Via: TudoCelular
Imagem: Reprodução/TudoCelular





