Nessa segunda-feira (15), a Microsoft anunciou uma grande atualização surpresa para o Windows 11. A build 28020.1362, que foi liberada para usuários do programa Insider (Canary Channel), chega trazendo diversos recursos inéditos e correções de desempenho, sendo um dos maiores pacotes de novidades do ano.
Entre os destaques, estão o modo Xbox em tela cheia, expandido para mais dispositivos, e melhorias para computadores com Copilot+. Uma outra melhoria é o suporte ampliado a câmeras externas com efeitos de IA, além de um modo escuro completo no Explorador de Arquivos.
Além disso, o recurso Full Screen Experience (FSE), que faz com que a interface do Windows se transforme em um design de console, agora está disponível em mais dispositivos portáteis com Windows 11. O FSE oferece ao usuário uma experiência limpa e sem distrações, otimizando o desempenho e reduzindo processos em segundo plano para garantir uma jogabilidade fluida. Ele pode ser ativado em Configurações, Jogos, Experiência em Tela Cheia, definindo o Xbox como aplicativo inicial.
Os usuários do Copilot+ PCs agora podem ver um menu de contexto redesenhado, mais ágil e intuitivo. As ações mais utilizadas, como Copiar, Salvar, Compartilhar e Abrir, são exibidas automaticamente ao interagir com tabelas, imagens ou grandes blocos de texto. Além disso, o sistema sugere ações automáticas, fazendo com que tarefas repetitivas fiquem mais rápidas com o auxílio da IA do Windows.
O novo Agente em Configurações traz recomendações inteligentes para ajustes rápidos. A pesquisa agora conta com resultados contextuais e o sistema mostra atalhos diretos para alterações recentes, tudo isso no próprio painel do Copilot+. Caso alguma das configurações não possa ser modificada, o Windows agora explica o porquê e oferece outras alternativas.
Além disso, o update também leva os efeitos de IA do Windows Studio para webcams USB e câmeras de notebooks, que são o desfoque de fundo e a correção de iluminação. Os efeitos, antes restritos a modelos específicos, agora podem ser ativados em Configuração, Bluetooth e Dispositivos, Câmeras.
Outra novidade é que modo escuro do Explorador de Arquivos foi padronizado. Isso significa que as janelas de copiar, mover e excluir arquivos agora segue o mesmo padrão de visual escuro, com barras de progresso e caixas de diálogo redesenhadas. Aparecem, ainda, novos atalhos rápidos ao passar o mouse sobre arquivos, integrando ações como “Abrir localização” e “Perguntar ao Copilot”.
Já o Desktop Spotlight passou a permitir que o usuário troque o papel de parede com apenas um clique e conheça mais sobre a imagem exibida.
No Painel de Controle, chegaram mais configurações do teclado, incluindo ajustes de velocidade de repetição de caracteres e taxa de piscar do cursor.
Outras atualizações
Além disso, também chegaram atualizações de recuperação, configurações avançadas e melhorias de gráficos e desempenho.
Apesar de a atualização estar disponível para Insiders, muitos desses novos recursos devem chegar ao público geral na grande atualização Windows 11 26H1, prevista para ser distribuída em 2026.
Via: TudoCelular
Imagem: Windows/Unsplash





