A Microsoft anunciou que agora não será mais possível validar o Windows de maneira offline. A ativação por telefone, que era a última alternativa que estava disponível para computadores sem acesso à internet, parou de funcionar no Windows 11, 10 e 7.
A mudança, portanto, tornou obrigatório que o usuário esteja conectado para concluir o processo de validação do sistema operacional.
Segundo o site Canaltech, por mais que a alteração ainda não seja exibida na documentação oficial de suporte, tentativas de abrir o Windows por telefone mostram uma mensagem automática que informa que o processo passou a ser realizado online. Esse aviso encaminha o usuário para o Portal de Ativação de Produtos da Microsoft.
Antes da modificação, era possível ativar o Windows sem a necessidade de estar conectado à internet através da opção “Ativar por telefone”, em que o usuário recebia um código para concluir a validação. O recurso era utilizado por usuários de computadores que eram mantidos offline por motivos de segurança, em ambientes corporativos ou em laboratórios, por exemplo.
Com o encerramento da opção de ativação por telefone, a alternativa oficial que resta é a ativação online. Para isso, é preciso que o usuário conecte o computador à internet e conclua o processo utilizando uma chave válida ou uma licença digital vinculada à conta Microsoft.
Via: Canaltech
Imagem: Windows/Unsplash