A Microsoft implementou uma nova ferramenta no Teams para os usuários premium da plataforma. A principal função da novidade é bloquear capturas de tela automaticamente.
Intitulada “prevent screen capture” (impedir captura de tela, na tradução), a ferramenta foi divulgada em maio deste ano, mas só será lançada oficialmente no final do mês de novembro. A funcionalidade é voltada para as reuniões gravadas na plataforma.
Quando o recurso é ativado, ele bloqueia a captura de tela (também chamada de “print”) das chamadas de vídeo, impedindo que a ação seja feita por dispositivos Windows e Android; além de grande parte de aplicativos de terceiros.
Em computadores Windows, caso um usuário tente capturar a tela da chamada de vídeo, será exibido um retângulo preto no lugar do que seria a imagem capturada. Já em celulares ou tablets Android, será exibida ao usuário uma mensagem avisando que a captura de tela está restrita para aquela ação.
Vale ressaltar que os usuários que acessarem a uma reunião utilizando plataformas que não oferecem esse tipo de suporte apenas conseguirão entrar na reunião somente com áudio.
A Microsoft divulgou, ainda, que o bloqueio irá permanecer desativado por padrão no Teams e que os organizadores precisam ativá-lo manualmente antes de cada reunião.
O principal intuito dessa mudança é aumentar a segurança digital dos usuários para evitar vazamento de informações sigilosas, levando em consideração que a plataforma geralmente é utilizada para comunicação corporativa.
Via: Canaltech
Imagem: Sunder Muthukumaran/Unsplash





