Pela primeira vez foi publicado um mapa detalhado do “Factorian Deep”, o ponto mais profundo do Oceano Antártico, a quase 7.437 metros abaixo da superfície do mar. O estudo foi divulgado na revista Scientific Data no último dia 7 de junho e foi desenvolvido por uma equipe internacional de pesquisadores.
O “Factorian Deep” foi relativamente pouco estudado, já que sua descoberta é bastante recente. Esse ponto do oceano que banha a Antártica foi revelado em 2019 em uma história que parece coisa de filme. O local foi encontrado pelo explorador e empresário americano Victor Vescovo, como parte de sua expedição Five Deeps para mapear os pontos mais profundos dos cinco oceanos do mundo.
Para fazer isso, Vescovo pilotou um submersível chamado “Limiting Factor” e desceu até o fundo da Fossa Sandwich, no Sul do Oceano Atlântico, um enorme desfiladeiro que separa a América do Sul da Antártida.
A expedição de Vescovo mapeou toda a extensão da Fossa Sandwich do Sul pela primeira vez, descobrindo o novo ponto mais profundo do Oceano Antártico ao sul do paralelo 60, um círculo invisível que separa os oceanos.
Novo mapa do “Factorian Deep”
Para criar o mapa do “Factorian Deep”, os pesquisadores usaram mais de 1.200 conjuntos de dados de sonar. Essas informações foram coletadas de embarcações científicas que trafegam por todo oceano. O gráfico do fundo do oceano cobre cerca de 48 milhões de quilômetros quadrados.
A International Bathymetric Chart of the Southern Ocean (IBCSO), que organizou o projeto, incentiva que todos os barcos que passam pela região liguem seus sonares para contribuírem com o projeto, já que, apesar da vastidão da pesquisa, ainda resta muito a ser feito.
Fonte: Olhar Digital