Por: Letícia Nascimento
Como as tecnologias estão sempre evoluindo, sistema operacional, softwares e aplicativos precisam ser constantemente atualizados. Porém, os computadores quase sempre permanecem os mesmos e, por isso, o sistema vai ficando cada vez mais lento se não acompanhar as atualizações. E é exatamente aí que entra a manutenção preventiva.
A manutenção preventiva de computadores nada mais é do que uma verificação constante para monitorar o computador, evitando problemas que podem ser causados pelos desgastes do dia a dia. Como essa manutenção detecta precocemente os problemas que possam existir no computador, ela traz benefícios como um equipamento mais rápido e com melhor desempenho, refrigeração do computador trabalhando normalmente, limpeza de sujeiras cotidianas que podem causar danos (como poeira e fuligem, por exemplo), prevenção de ressecamento da pasta térmica (o que impede que o processador queime) e prevenção contra vírus, spyware e malware (que podem roubar dados).
Um ponto também importante da manutenção preventiva é que ela verifica as atualizações de softwares, pois elas são fundamentais para um bom funcionamento dos programas do computador e também para torná-lo mais seguro.
Manter o computador sempre em seu melhor desempenho aumenta a vida útil do equipamento e evita gastos desnecessários com a manutenção corretiva.
Imagem: Jan Vašek por Pixabay