Por: Letícia Nascimento
O Google anunciou nessa quarta-feira (27) que o bloqueio dos cookies no Chrome foi adiado para 2024. Esse novo prazo teria sido definido pela vontade da empresa de estender o período de testes das ferramentas e mecanismos da Privacy Sandbox.
A Privacy Sandbox é uma iniciativa do Google para substituir os cookies da internet. Ela é um conjunto de ferramentas pensadas para aumentar a privacidade dos usuários, ao mesmo tempo em que preserva o alcance da publicidade direcionada disponível na internet, que é fundamental para a monetização de conteúdo digital.
Inicialmente, o fim dos cookies no Google Chrome estava planejado para acontecer ainda neste ano, mas depois o plano foi adiado para 2023. Agora, o novo objetivo é colocar esse planejamento em prática no segundo semestre de 2024.
“Até o terceiro trimestre de 2023, esperamos que as APIs do Privacy Sandbox sejam lançadas e estejam disponíveis no Chrome. À medida que os desenvolvedores adotam essas APIs, agora pretendemos começar a eliminar gradualmente os cookies de terceiros no Chrome no segundo semestre de 2024”, explicou o vice-presidente do projeto, Anthony Chavez, em uma publicação no Blog do Google.
Vale ressaltar que esse é um processo que leva tempo, uma vez que os cookies que circulam na web atualmente não pertencem ao Google, portanto não cabe à empresa decidir se eles devem continuar circulando ou não. Essa nova alternativa ainda precisa passar por revisão de companhias de publicidade, especialistas em privacidade e desenvolvedores; além de concorrentes.