Um pouco menos de um mês depois do lançamento do Chrome 105, o Chrome 106 começou a ser distribuído para todos os usuários nesta quarta-feira (28). A nova atualização traz pequenas melhorias em usabilidade.
Mudanças no Google Tradutor
Uma das melhorias é a nova integração com o Google Tradutor para adaptações parciais de uma página. A tradução de páginas da internet é uma capacidade já antiga do Chrome, que consiste em oferecer ao usuário a opção de adaptar a linguagem de um site com idioma desconhecido para uma língua conhecida. Porém, nesse processo, toda a página acaba sendo afetada pela tradução; e é justamente isso que muda no Chrome 106: agora haverá uma nova opção de “tradução parcial”.
Para habilitar esta nova ferramenta, o usuário deve entrar em chrome://flags/#desktop-partial-translate, ativar o recurso e reiniciar o navegador. Se tudo estiver certo, a funcionalidade já estará disponível a partir do menu de contexto.
Tags para Omnibox
Na barra de endereços, agora é possível adicionar atalhos como @history, @bookmarks ou @tabs para consultar informações específicas da própria navegação. Essas novas tags possibilitam mais uma forma de navegar em itens que são frequentemente acessados, mas sem precisar do mouse.
Essa novidade é uma ramificação do conhecido Chrome Actions, que é basicamente um conjunto de ferramentas introduzido em 2021 que tornava a Omnibox mais útil para acessar em seções do aplicativo. Esse recurso também está disponível em versão experimental e pode ser acessado em chrome://flags/#omnibox-site-search-starter-pack.
Leitor de RSS
Uma outra novidade é o desenvolvimento do leitor de RSS nativo do Chrome. Na versão 106 do navegador, a função chrome://flags/#following-feed-sidepanel, em teoria, evolui o painel lateral dedicado à leitura de conteúdo de sites favoritos, mas ainda precisa ser aprimorada.
O leitor de RSS do Google é construído para facilitar o consumo de conteúdo da internet, eliminando distrações e unindo tudo em uma interface mais uniforme. Ele provavelmente pode ser considerado uma alternativa para quem gostava do Google Reader.
Pop-ups padronizados
Embora não sejam tão comumente usados atualmente, os pop-ups de páginas da web ainda servem como uma alternativa para chamar atenção. No Chrome 106, o Google parece ter se esforçado na construção de uma API dedicada a esse elemento.
A função busca, basicamente, padronizar os pop-ups tanto em disposição quanto em interação com o navegador. Caso seja adotada, a API fará com que o pop-up seja exibido no centro da tela em primeiro plano e já pré-selecionado para interação via teclado, tornando a navegação mais simples.
Exibição com base na localização
Uma nova API incluída no Chrome 106 também tornará a exibição de datas, hora e outros detalhes mais adequada para cada região. Deste modo, os desenvolvedores não precisam se preocupar em desenvolver uma alternativa para cada idioma, deixando o trabalho todo para o programa.
Distribuição gradual da atualização
A atualização Chrome 106 é distribuída de forma automática para todos os usuários do navegador. Porém, pode levar alguns dias para que a atualização alcance todos os usuários, então não se preocupe se o update não chegou ao seu PC ainda.
Via: Canaltech
Imagem: Reprodução/Google