O WhatsApp começou a permitir o bloqueio de capturas ou gravações de tela em fotos e vídeos de visualização única. A nova ferramenta, que ainda está disponível apenas para testadores beta, evita que os conteúdos autodestrutivos sejam printados pelos destinatários, algo que até então era liberado pelo aplicativo.
Segundo o site WABetaInfo, mesmo que o usuário tente usar um aplicativo de terceiros para printar ou gravar a tela, será exibida a mensagem “Não é possível capturar a tela devido à política de segurança”.
Reprodução/WABetainfo
O site informa, ainda, que o WhatsApp não avisará quando alguém tentar fazer uma captura de tela, mas a tentativa será imediatamente bloqueada. Apesar desse novo recurso, as mensagens temporárias ainda podem ser registradas através da captura de tela.
Além disso, não será possível encaminhar, exportar ou salvar os conteúdos enviados com visualização única. Porém, vale ressaltar que o destinatário ainda pode tirar uma foto ou filmar os conteúdos de visualização única utilizando um outro dispositivo, por isso é importante sempre ter cuidado.
Ainda de acordo com o WABetaInfo, a novidade começará a ser liberada para mais usuários nas próximas semanas.
Via: WABetaInfo
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash