O Microsoft Edge irá passar a facilitar o acesso a abas usadas no dia a dia. Isso será possível com a nova ferramenta Workspaces, apresentada oficialmente nesta semana, que permitirá criar diversos “ambientes de trabalho” dentro do navegador para dar início rápido a tarefas importantes.
Esses Workspaces irão funcionar como grandes grupos de abas fixos no Edge, permitindo que usuários adicionem e removam guias como quiserem. Além disso, também será possível escolher um nome e uma cor para identificar esse agrupamento. Para acessar esse conjunto de páginas, o usuário só precisará clicar sobre o atalho criado para ele.
Segundo o site Canaltech, a Microsoft informou que todos os Workspaces poderão ser compartilhados com um único link, mas ainda não está claro como será o funcionamento disso na prática. O objetivo é permitir que colegas de trabalho enviem conjuntos completos de páginas e documentos a partir de um só endereço.
Reprodução/Microsoft/Canaltech
Auxiliando a colaboração de equipes
Além disso, os trabalhos colaborativos serão compartilhados em tempo real. Quando um usuário convidado para o Workspace acessar uma das abas, seu ícone de perfil aparecerá na guia em questão, indicando que o trabalho está em andamento.
Os Workspaces do Edge são compatíveis com as funções tradicionais do navegador, então utilizá-los não significa abrir mão dos favoritos, histórico e disposição de guias na vertical; pois continuarão disponíveis normalmente.
Diferentemente de um agrupamento de guias tradicional, os Workspaces do Edge tentarão ser mais robustos, o que acaba sendo uma vantagem para quem usa o navegador a trabalho. Embora agrupar abas não seja uma novidade, permitir que esses conjuntos sejam reabertos e compartilhados com poucos cliques é uma nova possibilidade.
Lançamento
Os testes com os Workspaces do Edge já acontecem há algum tempo e um teste público está disponível para organizações a partir desta semana, segundo a Microsoft. Essa função está na versão 106 do navegador Edge, mas só pode ser habilitada por administradores de redes empresariais.
De acordo com o Canaltech, o lançamento definitivo do recurso está previsto para acontecer em 2023.
Via: Canaltech
Imagem: Reprodução/Google