Por: Letícia Nascimento
A escritora campista Ana Souza, de 16 anos, foi a entrevistada no PODLER desta terça-feira (08), podcast do CIDAC na 11ª Bienal do Livro de Campos.
Ana é autora do livro intitulado como Aventuras Femininas na Planície Goytacá, que atualmente é o livro campista mais vendido do ano. A escritora se mostrou muito feliz em fazer parte da 11ª Bienal de Campos. “É muito satisfatório ter essa oportunidade de fazer parte da Bienal, estou muito feliz. Receber todo esse apoio me faz muito bem”, diz.
Durante o podcast, ela explicou também a sua motivação para escrever a obra. “Quando eu estava em Vassouras, percebi que as pessoas de lá amavam e valorizavam muito a história da cidade. Voltando para Campos, eu fiz um comparativo com a história da nossa cidade, e com isso eu comecei a pesquisar e a pensar o que eu poderia fazer para que as pessoas se interessarem pela história de Campos. Foi aí que surgiu a ideia de escrever o livro”, conta.
O livro traz histórias de mulheres campistas como Benta Pereira, Finazinha de Queiroz, Mercedes Baptista, entre outras personalidades. Segundo Ana, o objetivo é mostrar à população as histórias dessas mulheres que, para ela, são grandes exemplos de resiliência.
Ana disse, ainda, que espera que o seu livro seja uma inspiração para as pessoas. “Espero que eu e o meu livro sejamos uma inspiração para os jovens, fazendo com que essa geração busque sempre ler e estudar cada vez mais”, completa.
O livro Aventuras Femininas na Planície Goytacá será lançado nesta terça-feira, às 17h, no espaço Café Literário da Bienal 2022.
Imagem: CIDAC