Por: Letícia Nascimento
Com o objetivo de expandir o conhecimento dos alunos do curso Ferramentas Digitais para o Mercado de Trabalho, o CIDAC promoveu uma visita à Casa Firjan nessa quarta-feira (30). Participaram da experiência treze alunos, duas professoras do curso, a coordenação, dois colaboradores e o também subsecretário do CIDAC.
O intuito da visita foi proporcionar aos alunos mais conhecimento sobre a tecnologia usada na Casa Firjan. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a Casa Aberta, que tem uma programação composta por exposições, experiências imersivas, atividades culturais e mostra de vídeos; o Patrimônio Histórico; o Fab Lab, um espaço dentro do Prédio Inovação que é um laboratório de experimentação e alta tecnologia, que conta inclusive com uma galeria de projetos de impressora 3D; Experiência de Imersão em várias dimensões, através de óculos 3D; além de uma Oficina de Letramento Digital, onde todos receberam uma declaração de participação.
Segundo a coordenadora do curso CIDAC/Recode, Ana Paula Mathias, através da visitação o CIDAC teve o propósito de promover uma experiência de campo para os alunos. “Essa foi uma iniciativa do CIDAC para enriquecer o aprendizado deles, para tirarmos um pouco os alunos da frente das máquinas e levá-los pra conhecer a tecnologia de uma maneira mais realista, aplicada no dia a dia”, disse.
Ana explicou, ainda, que durante a visitação o grupo foi direcionado por duas guias culturais, que fizeram apresentações e também considerações sobre cada ambiente da Casa Firjan.
O subsecretário do CIDAC, José Vicente Alves, também falou sobre o objetivo principal da experiência, que foi muito além da tecnologia. “O objetivo maior da visita à Casa Firjan foi mostrar na prática para os alunos do Curso Ferramentas Digitais oferecido pelo CIDAC, em parceria com a ONG Recode, que por meio da capacitação profissional, da superação pessoal, com cursos profissionalizantes e ações de desenvolvimento local, procuramos, antes de tudo, o resgate da autoestima, da colocação de uma pessoa em uma sociedade”, disse.
“Mais do que qualificar profissionalmente os jovens, o CIDAC/Recode quer qualificar pessoas, transformá-las em homens e mulheres importantes às suas famílias, sua comunidade e à sociedade”, completou.
Imagens: CIDAC