Na semana passada, a Adobe lançou o Firefly, um modelo de inteligência artificial generativa capaz de gerar imagens através de comando de texto.
O Firefly é capaz de gerar imagens de acordo com o contexto indicado pelo usuário e permite que o usuário faça modificações na imagem gerada, como é possível ver no vídeo abaixo:
Além desses recursos, a empresa pretende lançar outros; como por exemplo a extensão de imagens já existentes, modelagem 3D e efeitos de vídeo.
Vale ressaltar que o modelo de imagem da Adobe foi treinado somente em imagens do Adobe Stock e de domínio público, para evitar violações de direitos autorais. Além disso, a empresa oferece aos criadores a opção de excluir seus trabalhos dos bancos de dados de treinamento e planeja desenvolver um modelo de compensação para artistas que tenham suas obras utilizadas.
Inicialmente, o Firefly funcionará em uma versão beta através de um site. Porém, depois a Adobe pretende integrar a ferramenta aos seus aplicativos de criação, que são o Photoshop, Illustrator e Premiere.
Via: B9
Imagem: Reprodução/Adobe