A Microsoft está testando um recurso que irá permitir que os usuários do Windows 11 reparem problemas do sistema operacional no PC diretamente pelo Windows Update, sem que seja necessário reinstalar todo o SO.
A nova ferramenta está disponível na Build 25905 do canal Canary no Windows 11, que é exclusiva para os usuários inscritos no programa Windows Insider. Com o novo recurso, ao acessar as ferramentas de recuperação do sistema, o usuário encontra a mensagem “Fix problems using Windows Update” (Corrigir problemas usando o Windows Update, na tradução livre), o que permite que ele faça uma varredura para corrigir erros do sistema.
Depois da verificação, o Windows Update é executado e apresenta ao usuário a versão corrigida do sistema operacional, intitulada como “repair version” ao lado do nome da Build. Com isso, o PC substitui a versão do sistema que estava com erro, mas mantém todos os arquivos e configurações que estavam salvas.
O novo recurso pode ser muito útil para os usuários que precisam corrigir problemas do Windows 11, tendo em vista que, geralmente, quando acontece um problema com a versão do Windows, os usuários precisam formatar o PC ou instalar uma versão anterior do sistema operacional. Sem um backup ativo, o usuário corre o risco de perder arquivos que estavam salvos.
Backup simplificado
Além dessa ferramenta, é possível que as versões futuras do Windows também tenham um processo de backup mais simplificado. Isso porque a expectativa é que a próxima grande atualização da Microsoft, Windows 23H2, traga um recurso para facilitar a restauração de arquivos na nuvem através do OneDrive. A função seria capaz de permitir que os usuários recuperem os aplicativos e as preferências de versões anteriores do computador em poucos minutos.
Via: Canaltech
Imagem: Windows/Unsplash