Nessa segunda-feira (16), o WhatsApp anunciou o lançamento do login com chaves de acesso (ou passkeys) para todos os usuários na versão estável do aplicativo para Android. A novidade tem o objetivo de substituir a autenticação de dois fatores através de SMS.
De acordo com o que foi divulgado pelo perfil do mensageiro através do X (antigo Twitter), o login sem senha é uma opção mais segura e pode ser feita com biometria, através do reconhecimento facial ou leitura digital. Também é possível utilizar o PIN de segurança do dispositivo.
Android users can easily and securely log back in with passkeys 🔑 only your face, finger print, or pin unlocks your WhatsApp account pic.twitter.com/In3OaWKqhy
— WhatsApp (@WhatsApp) October 16, 2023
As chaves de acesso do WhatsApp poderão ser usadas na hora de configurar a conta no aplicativo em um novo dispositivo. Isso significa que, caso o usuário troque de celular, ele poderá usar o método para fazer a autenticação no novo dispositivo, após informar o número do telefone.
Vale ressaltar que os usuários que não quiserem utilizar as chaves de acesso, poderão continuar usando o procedimento atual para autenticar a conta em outro aparelho. Isso inclui digitar o número do telefone, digitar a senha, informar o código enviado pelo serviço da Meta ao celular e confirmar a ativação.
Até o momento, ainda não há informações sobre quando a nova funcionalidade ficará disponível para todos os usuários do Android, mas é possível que a distribuição aconteça de maneira gradual. Também não há mais informações sobre quando o recurso chegará para os usuários do iOS.
Via: TecMundo
Imagem: Eyestetix Studio/Unsplash