O YouTube está testando uma nova ferramenta com inteligência artificial generativa capaz de criar músicas com base em descrição em texto ou canto.
O recurso, intitulado como Dream Track, se inspira na criação de nove artistas que quiseram colaborar com a plataforma. Nessa fase de testes, o Dream Track é capaz de gerar faixas de até 30 segundos para serem trilhas sonoras dos vídeos do Shorts (vídeos curtos do YouTube). Para que o recurso gere uma faixa, basta escolher como base um dos artistas participantes.
Os criadores que decidiram colaborar com o desenvolvimento do recurso são os artistas norte-americanos Alec Benjamin, Charlie Puth, Charli XCX, Demi Lovato, John Legend, Papoose, Sia, T-Pain e Troye Sivan. Além de gerar a melodia artificialmente, a voz também é gerada pela inteligência artificial.
Para demonstrar a ferramenta, o YouTube publicou dois vídeos, um baseado no estilo do cantor Charlie Puth e outro inspirado no cantor T-Pain.
<
O objetivo do novo recurso é permitir que os criadores de conteúdo explorem a criatividade com música nos vídeos curtos sem violar os direitos autorais.
Via: TecMundo
Imagem: Eyestetix Studio/Unsplash