logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias Recentes

Chrome para Android ganhará ferramenta de acessibilidade

A versão para Android do Google Chrome irá receber uma ferramenta própria de texto-fala (ou Text-to-Speech, TTS na sigla em inglês). A novidade permite que os usuários ouçam o conteúdo que está na tela.

Segundo o site TecMundo, o 9to5Google divulgou que a função se chama “Listen to this page” (Ouça essa página, na tradução livre). Quando disponível, o recurso fica acessível através do menu de três pontos no canto superior direito da tela.

Quando a ferramenta é acionada, o navegador mostra um pequeno reprodutor de conteúdo com um botão de play/pause à esquerda, título da página, nome do site e barra de progresso, além de um botão para encerrar a reprodução.

Ao clicar sobre o recurso, a interface apresenta uma barra de progresso interativa, botões para retroceder/avançar e desacelerar/acelerar a voz para as velocidades 0,5x, 0,8x, 1,2x, 1,5x, 2x, 3x ou 4x.

A nova ferramenta de leitura em voz alta é muito importante para garantir acessibilidade no navegador, possibilitando que usuários com deficiência visual consumam conteúdo em texto.

Além disso, a função também pode ser um facilitador para pessoas que gostam de ouvir conteúdo enquanto navegam pela internet.

A novidade foi encontrada na versão 120 do Chrome, mas funciona somente na compilação 121, atualmente disponível para testadores do Chrome Beta. Assim como acontece com os outros recursos experimentais, a ferramenta precisa ser ativada no menu chrome://flags.

Então, caso você seja um testador do Chrome Beta, é possível experimentar a nova ferramenta texto-fala antes do lançamento definitivo. Para isso, siga estes passos:

  • Esteja na versão 121 do Chrome;
  • Digite chrome://flags/#read-aloud na barra de endereço;
  • Ative a ferramenta e reinicie o navegador.

Se o processo for feito corretamente, a função já deve ficar disponível no menu de três pontos na próxima inicialização. A função deve aparecer abaixo do botão de tradução.

O lançamento da ferramenta para o público geral deve acontecer em breve, tendo em vista que as atualizações do Chrome acontecem mensalmente.

 

Via: TecMundo
Imagem: Deepanker Verma/Pixabay

Compartilhe:

Manual do Servidor