Nesse domingo (7), o Spotify anunciou um novo sistema para criar playlists através de prompts de comando, parecido com os chatbots ChatGPT, Gemini e Copilot, sem que seja necessário selecionar música por música. Até o momento, a versão Beta do recurso está disponível apenas para assinantes em um grupo selecionado de países.
Com o recurso, o usuário só precisará digitar comandos de texto, como “músicas para um domingo chuvoso” ou “músicas animadas para academia” para criar playlists. Ao inserir os prompts, o Spotify usa um algoritmo de IA para escolher as músicas e, depois, apresentá-las em uma lista no aplicativo. Caso o usuário queira fazer ajustes na playlist, basta fazer comandos como “coloque mais pop” ou “deixe a playlist mais calma” para deixá-la personalizada.
A lista de músicas, assim como qualquer playlist, fica salva na biblioteca da conta após ser criada. Isso significa que o usuário pode reproduzi-la quando quiser, além de poder fazer edições para retirar uma música ou acrescentar uma música nova.
Até o momento, a novidade não chegou aos usuários brasileiros. Isso porque, por enquanto, apenas os usuários da Austrália e do Reino Unido podem experimentar a ferramenta durante essa fase inicial de testes. Além disso, a novidade está limitada às versões do aplicativo para Android e iOS, o que significa que ainda não está disponível para as versões web e para Windows, macOS e Linux.
Até o momento, ainda não há previsão de quando a novidade chegará ao Brasil.
Via: Canaltech
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash