Nesta quinta-feira (09), o TikTok confirmou que passará a contar com um mecanismo que identifica se conteúdos postados na plataforma foram feitos através de inteligência artificial.
Para isso, a rede social irá começar a exibir etiquetas em formato de avisos nas postagens, com o texto sendo visível para todos os usuários que passarem pela publicação no feed.
Imagem: Divulgação/TikTok/TecMundo
Esse novo mecanismo vai funcionar até mesmo com conteúdos que forem criados em plataformas não relacionadas diretamente com o TikTok. Isso significa que, por exemplo, ao postar na plataforma imagens geradas no DALL-E 3 ou vídeos do Sora, ambos da OpenAI, o usuário terá o seu conteúdo sinalizado como feito por inteligência artificial.
De acordo com as informações divulgadas pelo TikTok, a novidade já está sendo implementada e os usuários começarão a ser avisados cada vez mais com sinalizações nas postagens que tiverem elementos feitos por IA. Mas, vale ressaltar que a novidade está chegando de forma gradual, o que significa que ela só ficará disponível para o público geral nas próximas semanas.
Como funciona
O novo recurso funciona através de uma implementação tecnológica no serviço. Agora, ele é capaz de ler Content Credentials, que são metadados específicos de um conteúdo gerado através de IA que não são visíveis ao usuário comum, mas que podem ser identificados por um sistema próprio que é capaz de reconhecer a origem do conteúdo.
Vale destacar que, atualmente, os usuários do TikTok já podem sinalizar voluntariamente se o conteúdo foi ou não gerado/editado através de IA.
Via: TecMundo
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash