A prévia da grande atualização anual do Windows 11 24H2 foi liberada pela Microsoft para os testadores inscritos no canal Insider. A atualização traz alguns recursos como o comando “sudo”, suporte ao Wi-Fi 7 e o novo modo Recall que, através de IA, registra tudo que o usuário faz no PC.
Recall
O Recall chega como uma nova função de IA no Windows, capaz de navegar entre todos os arquivos, aplicativos e sessões abertas no sistema operacional. O objetivo do uso dele é encontrar itens específicos; para isso, quando o usuário pede uma informação, em seguida a ferramenta cria uma linha do tempo com capturas de tela para mostrar resultados correspondentes ao assunto.
Porém, vale ressaltar que, por enquanto, o Recall é exclusivo para a linha de computadores Copilot+ PCs.
Formato 7z
O Explorador de Arquivos recebeu suporte para criar e descompactar arquivos nos formatos 7z e TAR. Essa novidade pode ajudar usuários que usam pastas compactadas no dia a dia, tendo em vista que com ela não é necessário utilizar software de terceiros para gerenciar documentos que possuem esses formatos.
Sudo
Já presente no Linux e no macOS, o Sudo chega ao Windows para permitir que os usuários executem tarefas como administrador do sistema com maiores permissões e privilégios de segurança, o que possibilita modificar diversas configurações do sistema operacional.
Esse recurso fica desativado por padrão, mas é possível habilitá-lo para conhecer a ferramenta.
Outras novidades
O Windows 11 24H2 também traz os seguintes recursos:
- Suporte a papéis de parede em HDR;
- Compatibilidade com Wi-Fi 7;
- Melhorias na conexão de dispositivos Bluetooth LE;
- Possibilidade de rolar a tela no menu de configurações rápidas da barra de tarefas;
- Economia de energia.
Até o momento, o Windows 11 24H2 recebeu apenas uma prévia para testadores. Porém, é possível que a atualização seja liberada para todos os dispositivos entre setembro e outubro de 2024.
Via: Canaltech
Imagem: Windows/Unsplash