O Telegram recebeu a primeira atualização de 2025 na última quarta-feira (01). Entre as novidades estão selo de verificação a terceiros, presentes colecionáveis, reações para mensagens de serviço, filtros de busca de mensagens, emojis personalizados em nomes de pastas e leitor de QR Code.
Agora é possível que figuras públicas e organizações sejam verificadas, para que sejam identificadas como fontes oficiais de informação. O objetivo é a prevenção de fraudes e diminuição da desinformação.
Além disso, os presentes recebidos pelo usuário no Telegram agora podem ser atualizados para colecionáveis. Esses presentes colecionáveis possuem atributos especiais, podendo ser transferidos para outros usuários ou leiloados em marketplaces de NFTs. No momento, o mensageiro oferece mais de 20 presentes, com o total de 1.400 aparências únicas.
As mensagens de serviço, que são envios automáticos da plataforma, agora podem receber reações. Essas reações podem ser usadas para dar boas-vindas a novos membros de grupos ou para agradecer a alguém.
A barra de busca permite encontrar mensagens de qualquer conversa. Os resultados da guia de chats agora têm filtros extras que permitem refinar a lista, mostrando ao usuário apenas chats privados, grupo ou canais.
Outra novidade são os emojis personalizados em nomes de pastas, que também chegam para ajudar os usuários a organizarem suas conversas.
Já o leitor de QR Code permite que a câmera integrada no aplicativo para Android e iOS agora reconheça os QR Codes por padrão. Com isso, os usuários poderão abrir links em seus navegadores preferidos, sem que seja necessário trocar de aplicativo.
As novidades já estão disponíveis na atualização mais recente do Telegram para Android e iOS.
Via: Telegram
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash