O Gemini liberou para alguns usuários a integração com o Google Fotos, o que possibilita que o usuário pesquise por fotos e seus elementos através de comandos simples. O recurso foi testado pela empresa no mês passado e agora está sendo liberado gradualmente para o Android.
De acordo com o site Canaltech, a novidade foi anunciada pelo portal 9to5Google nessa segunda-feira (14) e funciona de duas formas.
A primeira forma de utilização permite que o usuário encontre, diretamente no aplicativo do Gemini, suas fotos a partir de rostos (nomeados pelo próprio usuário), localização, data, descrição do que está na foto e de acordo com a conversa com o chatbot. Assim, é possível usar prompts como por exemplo “encontre minhas fotos com a Maria” ou “me mostre as selfies do mês passado”.
A outra forma de utilizar a novidade é relacionada aos detalhes presentes nas fotos. A partir disso, o usuário pode usar alguns comandos como “quantas pessoas estiveram no meu aniversário?” ou “quais lugares eu visitei no mês passado?”, por exemplo.
Vale ressaltar que é possível selecionar a opção “Ver mais”, para que a IA forneça mais resultados.
Até o momento, a integração do Gemini com o Google Fotos só está sendo disponibilizado para alguns usuários de Android nos Estados Unidos. Porém, para ativar o recurso, basta seguir o mesmo procedimento para ativação da integração com outros aplicativos: abrir o aplicativo do Gemini (Android), clicar na foto de perfil, ir até “Apps”, ir até “Mídia” e escolher o aplicativo que deseja ativar.
Via: Canaltech
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash