A Microsoft anunciou a funcionalidade COPILOT no Excel e agora as células das planilhas do app contam com IA generativa. O recurso possibilita executar fórmulas rápidas e interagir com os arquivos a partir de comandos simples.
O Excel já possuía suporte ao assistente do Copilot para analisar planilhas e criar gráficos, mas é a primeira vez que a IA é aplicada para trabalhar individualmente em uma célula.
Para utilizar o recurso, basta digitar o comando “=COPILOT” dentro de uma célula. Depois, é necessário somente que o usuário informe o prompt do comando que deseja e selecione outros espaços que podem servir de contexto. Um exemplo de uso seria =COPILOT(“Liste todas as capitais brasileiras”).
Segundo divulgado pela Microsoft, a função pode ser atualizada automaticamente se os dados usados como base mudarem, assim como ocorre em outras fórmulas.
Além disso, o recurso também atua de forma simultânea com outras funções ativas na mesma planilha, sem que seja necessário apagar o progresso já feito no arquivo.
O comando COPILOT consegue realizar algumas tarefas como obter ideias e fazer brainstorming, resumir grandes trechos de dados, classificar dados em texto e criar listas e tabelas. Para refinar o conteúdo, é recomendado criar prompts detalhados, oferecendo instruções mais claras.
Até o momento, a Microsoft liberou a funcionalidade nas versões beta do Excel para Windows e macOS, disponível apenas para assinantes do plano pago 365 Copilot.
Via: Canaltech
Imagem: Divulgação/Microsoft/Canaltech