logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

O YouTube Music ganhou um novo recurso no aplicativo para Android. A novidade é uma busca de música por voz, que permite que os usuários achem músicas cantarolando melodias, assobios ou trechos da letra.

A nova função permite que o usuário encontre em poucos segundos a música que deseja ouvir, mas que não sabe o nome ou o artista que canta. Para isso, será possível cantarolar com ruídos como “lalala”, por exemplo.

Para realizar a busca, basta tocar no ícone de ondas sonoras localizado ao lado do símbolo de microfone, onde as buscas tradicionais por voz são feitas. Depois disso, é preciso apenas cantarolar ou assobiar e esperar o resultado.

Imagem: Reprodução/9to5Google/TecMundo

A ferramenta conta com ajuda da inteligência artificial para exibir o melhor resultado, mostrando as informações completas sobre a música que mais se assemelha ao áudio do usuário. O aplicativo mostra detalhes como o artista que canta a música, o álbum que ela faz parte, o ano de lançamento e um botão para que a música seja reproduzida.

A novidade está chegando para a versão 7.02 do aplicativo no Android e, até o momento, não há informações de que o recurso chegará ao iOS.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Divulgação/YouTube

A prévia da grande atualização anual do Windows 11 24H2 foi liberada pela Microsoft para os testadores inscritos no canal Insider. A atualização traz alguns recursos como o comando “sudo”, suporte ao Wi-Fi 7 e o novo modo Recall que, através de IA, registra tudo que o usuário faz no PC.

Recall

O Recall chega como uma nova função de IA no Windows, capaz de navegar entre todos os arquivos, aplicativos e sessões abertas no sistema operacional. O objetivo do uso dele é encontrar itens específicos; para isso, quando o usuário pede uma informação, em seguida a ferramenta cria uma linha do tempo com capturas de tela para mostrar resultados correspondentes ao assunto.

Porém, vale ressaltar que, por enquanto, o Recall é exclusivo para a linha de computadores Copilot+ PCs.

Formato 7z

O Explorador de Arquivos recebeu suporte para criar e descompactar arquivos nos formatos 7z e TAR. Essa novidade pode ajudar usuários que usam pastas compactadas no dia a dia, tendo em vista que com ela não é necessário utilizar software de terceiros para gerenciar documentos que possuem esses formatos.

Sudo

Já presente no Linux e no macOS, o Sudo chega ao Windows para permitir que os usuários executem tarefas como administrador do sistema com maiores permissões e privilégios de segurança, o que possibilita modificar diversas configurações do sistema operacional.

Esse recurso fica desativado por padrão, mas é possível habilitá-lo para conhecer a ferramenta.

Outras novidades

O Windows 11 24H2 também traz os seguintes recursos:

  • Suporte a papéis de parede em HDR;
  • Compatibilidade com Wi-Fi 7;
  • Melhorias na conexão de dispositivos Bluetooth LE;
  • Possibilidade de rolar a tela no menu de configurações rápidas da barra de tarefas;
  • Economia de energia.

Até o momento, o Windows 11 24H2 recebeu apenas uma prévia para testadores. Porém, é possível que a atualização seja liberada para todos os dispositivos entre setembro e outubro de 2024.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Windows/Unsplash

O WhatsApp está desenvolvendo um novo recurso para gerar fotos de perfil com tecnologia de inteligência artificial. A novidade, divulgada pelo site WABetaInfo nessa quarta-feira (22), foi encontrada na atualização beta do WhatsApp para Android 2.24.11.17.

O objetivo do novo recurso é permitir que os usuários criem imagens exclusivas e personalizadas que representem sua personalidade, interesses ou humor com mais precisão do que uma foto comum.

 

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

A geração de imagem através de IA funciona com um prompt, permitindo que o usuário descreva o tipo de imagem que deseja. Com isso, a IA cria uma foto de perfil personalizada usando como base a descrição dada pelo usuário.

O recurso para gerar fotos de perfil através de tecnologia de IA ainda está em desenvolvimento e ficará disponível para os usuários em uma atualização futura do app.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Eyestetix Studio/Unsplash

Para facilitar a edição de imagens, o Google começou a liberar gratuitamente recursos de IA para edição de imagens no Google Fotos. As ferramentas fazem parte do pacote Magic Editor e eram exclusivas para assinantes do Google One (serviço pago da empresa), mas agora chegam primeiramente aos celulares Pixel e, em breve, chegarão aos demais celulares Android.

O Magic Editor permite que o usuário faça edições complexas mesmo sem ter conhecimento e habilidade, tendo em vista que tudo é feito através da inteligência artificial generativa.

A opção gratuita tem uma limitação de salvar 10 criações por mês pelo aplicativo, enquanto os assinantes do Google One Premium podem criar sem limites.

Os recursos de IA disponíveis na versão gratuita do Google Fotos são: Magic Eraser; Unblur; Sugestões de céu; Color pop; Efeito HDR para fotos e vídeos; Portrait blur; Portrait light; Foto cinematográfica; Estilos no editor de colagens; Efeitos de vídeo.

Até o momento, ainda não foi divulgada uma data para o Magic Editor e os outros recursos de IA chegarem para os demais usuários de Android e iOS.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

O aplicativo do Google Maps para Android está testando uma atualização que traz um novo design com menos abas na barra inferior. O objetivo é facilitar o acesso às ferramentas mais utilizadas pelas pessoas e oferecer, assim, uma navegação mais intuitiva.

Apesar da mudança, a atualização não remove nenhuma função do aplicativo. Isso porque ela apenas reorganiza e reúne os recursos de “novidades” e “salvos” dentro da aba “Você”.

A novidade

A mudança em teste no Google Maps diminui de cinco para três abas na barra inferior, permitindo o acesso aos principais recursos do aplicativo. Essas abas são a Explore, Você e Contribua. Veja alguns detalhes delas:

  • Explore: focada na exploração de novos locais com informações sobre pontos de interesse próximos, restaurantes e atrações turísticas;
  • Você: seção que reúne listas de locais favoritos, visitas anteriores e outras preferências do usuário;
  • Contribua: espaço para adicionar avaliações, fotos e outras contribuições para ajudar a comunidade do Google Maps.

A novidade, que aparece na versão 11.127 do Maps, está disponível somente para alguns usuários por enquanto. Até o momento, não há informações sobre quando a atualização irá chegar para todos.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

Manual do Servidor