logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

O Google Drive recebeu uma atualização que permite que os arquivos locais sejam sincronizados mais rapidamente com a nuvem. A informação foi divulgada no blog Google Workspace Updates nessa sexta-feira (10).

A novidade chega para a versão desktop (computadores) e traz suporte para “uploads diferenciais”, o que significa que quando arquivos maiores forem editados, o Drive fará o upload apenas das partes dos arquivos que foram alteradas. Isso faz com que a sincronização seja mais ágil e rápida.

Com a nova funcionalidade, basicamente o Drive sincroniza apenas a parte modificada de um arquivo, sem que seja necessário sincronizar o arquivo inteiro.

Vale ressaltar que a novidade está disponível apenas para a versão desktop, e não há informações sobre a chegada do recurso para outros dispositivos.

Ainda de acordo com a publicação do blog, o recurso está disponível para todos os clientes do Google Workspace, assinantes individuais do Workspace e usuários com contas pessoais do Google.

 

 

Via: Google Workspace Updates
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

O WhatsApp está desenvolvendo uma nova ferramenta que permite que os usuários criem seus próprios chabots de Inteligência Artificial personalizados. A novidade foi encontrada na atualização mais recente do WhatsApp beta para Android 2.25.1.26.

O recurso traz uma nova aba, que irá mostrar todos os recursos com tecnologia de IA disponíveis, incluindo ferramentas desenvolvidas pela Meta e criadores terceirizados adaptados para oferecer sugestões e serviços exclusivos.

O objetivo de integrar o processo de criação de chatbot diretamente no aplicativo é permitir que a criação de IA seja acessível a todos os usuários, independentemente da experiência técnica que possuem.

Reprodução/WABetaInfo

O recurso permite, também, que o usuário descreva seu personagem de IA em detalhes, podendo decidir se a IA será mais focada em produtividade, entretenimento ou em fornecer assistência pessoal. O WhatsApp deve oferecer, ainda, sugestões para os usuários que precisarem de uma inspiração ou de um ponto de partida para criar o chatbot.

A descrição fornecida pelo usuário será fundamental para definir o comportamento e as interações da IA, para que ela se adeque às expectativas do usuário.

Tendo em vista que o recurso ainda está sendo desenvolvido, não há informações de quando ele será lançado oficialmente para todos os usuários.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Eyestetix Studio/Unsplash

O app do Google está testando um resumo de áudio personalizado com as principais notícias do dia, gerado por inteligência artificial.

Chamado de Daily Listen (“Escuta diária”, em tradução livre), o recurso leva em consideração os assuntos mais pesquisados pelo usuário na aba de busca e Discover para gerar o resumo.

Com isso, para gerar o áudio, a IA do Google basicamente analisa as notícias que ela entende serem mais relevantes para o usuário e gera um capítulo diário, de aproximadamente cinco minutos, narrando os destaques. Durante o áudio do resumo, é exibida uma tela que permite acompanhar a transcrição, controlar a reprodução do áudio e ver as fontes de informação originais com as matérias usadas na criação do resumo.

Até o momento, a ferramenta está disponível apenas no app do Google para Android e iOS. Além disso, por enquanto o recurso está disponível para testadores nos Estados Unidos através da plataforma Search Labs.

 

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Daniel Romero/Unsplash

A partir desta quarta-feira (08), o PowerPoint conta com um novo recurso de acessibilidade para facilitar a inclusão de legendas em vídeos de apresentações.

Com a novidade, os usuários podem importar arquivos no formato SubRip Text (SRT) para colocarem legendas e subtítulos em imagens nos aplicativos para Windows e macOS, além da versão web do PowerPoint.

Além das legendas tornarem os conteúdos mais inclusivos e acessíveis a pessoas com deficiência, o suporte ao formato SRT chega para simplificar a maneira como os usuários adicionam essas legendas aos vídeos no PowerPoint.

Para adicionar as legendas a um vídeo incorporado a uma apresentação do PowerPoint, basta selecionar o vídeo da apresentação; clicar em “Reprodução”; ir em “Inserir legendas”; se o passo anterior não estiver disponível, basta clicar em “Vídeo”, “Editar legendas” e “Inserir legendas do arquivo no PowerPoint para a Web”; selecionar o arquivo com as legendas no formato SRT; dar play no vídeo e clicar sobre o botão “CC”. As legendas serão exibidas na sequência.

A Microsoft divulgou, ainda, algumas dicas para os usuários que desejarem utilizar o novo recurso. Uma delas é utilizar aplicativos como o Climpchamp para criar e editar as legendas, usando a codificação UTF-8 para mais compatibilidade com o PowerPoint. Além disso, a empresa também indica que, em apresentações online como o Teams, os usuários podem optar pelo PowerPoint Live para aprimorar a experiência do recurso, já que a plataforma permite que os usuários habilitem e desabilitem legendas no momento em que desejarem.

Vale ressaltar que a nova funcionalidade não está disponível em todas as versões do software e, por enquanto, está sendo liberada para poucos usuários, principalmente os membros do programa Insider.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Windows/Unsplash

Nessa segunda-feira (06), a Apple anunciou o lançamento do iOS 18.2.1. A atualização promete trazer correção de erros deixados pela última versão, 18.2.

A 18.2, atualização anterior, chegou há quase um mês e trouxe aos usuários mais recursos do Apple Intelligence, como Image Playground e a integração com o ChatGPT.

Embora não tenha deixado claro quais erros especificamente a atualização 18.2.1 chega para corrigir, a Apple informou aos usuários que a atualização traz correção de erros importantes e que, por isso, é recomendada para todos. Além disso, também foi lançada a nova versão para iPads, o iPadOS 18.2.1.

Para instalar o iOS 18.2.1, basta abrir a seção “Ajustes”, clicar em “Geral”, selecionar “Atualização de Software”, escolher a versão iOS 18.2.1 e tocar em “Instalar agora”.

A atualização está disponível para todos os dispositivos que receberam o iOS 18, o que significa que dispositivos do iPhone XS e XR em diante estão aptos ao update.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Thai Nguyen/Unsplash

Manual do Servidor