logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

O Google substituirá em breve os códigos de autenticação por SMS das contas do Gmail por uma verificação por QR Code. Essa mudança trará mais segurança e vai diminuir a dependência das operadoras de telefonia.

A autenticação em duas etapas (2FA) via SMS é uma opção funcional, mas que pode trazer riscos, tendo em vista que o funcionamento dessa ferramenta depende da segurança adotada pelas operadoras. Os códigos enviados por mensagem de texto podem ser interceptados por hackers, vítimas de golpes de phishing ou comprometidos caso o número de telefone seja clonado.

Segundo Ross Richendrfer, porta-voz do Google, a empresa procura adotar opções mais seguras, como foi feito com a utilização das passkeys para substituir as senhas convencionais. O novo método de autenticação por QR Code garante diminuir os riscos, pois não dá a possibilidade de o usuário compartilhar acidentalmente um código com golpistas.

Esse novo sistema irá funcionar de forma prática. Ao fazer o login, o usuário não receberá mais um código por SMS; em vez disso, será exibido na tela um QR Code, que, após ser escaneado com a câmera do celular, concluirá a autenticação de forma segura, sem que o usuário precise preencher um código manualmente.

Ainda não foi estipulada uma data para a substituição, mas foi confirmado pelo Google que a empresa já está reformulando a verificação de identidade nos próximos meses.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

A função de dublagem de IA é um recurso que foi lançado há alguns meses pelo YouTube. Agora, os vídeos da plataforma na Android TV que forem traduzidos por IA exibirão uma tag “Dublado”, permitindo assim que o usuário saiba quais vídeos foram dublados.

Uns dos vídeos que possuem essa função é o “100 Layer Sfogliatella”. Embora o usuário possa não conseguir visualizar a tag, o vídeo será reproduzido com o áudio dublado automaticamente em sua região.

Imagem: Reprodução/9to5Google

Essa nova tag “Dublado” fica localizada sob o título do vídeo e é parecida com a tag “Legendas”, que também pode ser vista ao navegar na interface da plataforma na TV.

Ainda não se sabe ao certo como funcionará a exibição dessa nova tag em TVs. Na versão de desktop, ela será exibida abaixo do titulo do vídeo; já em TVs, os controles do player são minimizados assim que o usuário escolhe o conteúdo, o que impossibilita a visualização da tag.

Todos os criadores do YouTube têm acesso à dublagem por IA e, inclusive, podem desabilitar o recurso durante o processo de upload.

Vale ressaltar que, tendo em vista de que se trata de uma ferramenta por IA, essa funcionalidade pode apresentar algumas falhas, como por exemplo algumas traduções não apresentarem nuances ou variações regionais específicas.

 

Via: 9to5Google
Imagem: Eyestetix Studio/ Unsplash

A versão 135 do Firefox, que foi lançada no início de fevereiro deste ano, recebeu uma atualização que veio para corrigir falhas de segurança e bugs no navegador. A novidade começou a ser distribuída a partir dessa terça-feira (18) para os usuários de Windows, macOS e Linux.

A Mozilla divulgou que a compilação tem o objetivo de corrigir bugs de segurança e memória relacionados à vulnerabilidade CVE-2025-1414, que é considerada como de “alto risco”.

Essa brecha de segurança pode ser explorada por malwares para permitir a execução de código arbitrário no dispositivo onde o navegador estiver instalado. Apesar disso, até o momento, não existem relatos de ataques que se aproveitaram dessa falha.

Quanto a outros bugs reparados pela atualização Firefox 135.0.1, um deles tem relação com o histórico de navegação. Os usuários de versões antigas do software não estavam conseguindo restaurar janelas e abas fechadas, o que significa que as pessoas perdiam as informações após abrir a versão mais recente.

Além disso, a atualização conserta um problema que afetava a funcionalidade de pesquisa do navegador quando o usuário instalava um mecanismo de busca personalizado com um ícone maior. Em alguns desses casos, a ferramenta deixava de funcionar.

No momento de instalar a atualização, é possível conseguir uma solução para outra falha do navegador que, em algumas situações, levava a pessoa para o local errado na página ao clicar em links internos.

Disponibilidade do Firefox

Para verificar se a atualização do Firefox já está em uso, basta ir ao menu “Ajuda” e clicar em “Sobre o Firefox”. Caso ainda não esteja disponível, é possível fazer a instalação manualmente.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

O Microsoft Copilot ganhou uma nova funcionalidade e agora é capaz de fazer referência a informações de documentos de outros aplicativos dentro do Excel.

O novo recurso pode ser testado no Excel 17729.20000 para Windows e 24053110 para Mac em um computador que tenha licença para o Copilot, pesquisa na web e conexão com a internet habilitadas.

Diversos tipos de arquivos são suportados, como por exemplo os gerados pelo Word, Excel, PowerPoint, além do formato PDF. Com isso, é possível pedir ao Copilot que insira as informações de outros documentos na planilha, como por exemplo e-mails com colunas para remetente, assunto e resumo.

Também é possível usar a pesquisa na web do Copilot para conseguir combinar estatísticas públicas, documentos internos e tabelas de outro arquivo do Excel.

Para usar a novidade, basta abrir a Página Inicial do Excel com a planilha aberta; clicar em Copilot; perguntar algo ao Copilot sobre os dados que precisa; complementar a pergunta até que o resultado seja satisfatório; clicar no botão “Inserir a planilha” para acionar as informações.

 

Vale ressaltar que o Copilot ainda possui algumas limitações, tendo em vista que os dados atualizáveis só podem ser importados de tabelas armazenas no OneDrive e SharePoint. Além disso, não há suporte para endereçamento de dados da pasta de trabalho e a solicitação de dados externos simultaneamente.

A novidade deve chegar à versão web do Microsoft Excel; mas, até o momento, não há informações de que a funcionalidade também irá chegar às versões Android e iOS.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Montagem/CIDAC

As Mensagens Diretas (DM) do Instagram receberam novidades nessa quarta-feira (19) e passaram a ter suporte para agendamento de mensagens, tradução nativa, convites para grupos via QR Code e novas formas de compartilhar música nos chats.

Imagem: Reprodução/Instagram/TecMundo

O agendamento de mensagens permite programar o envio de mensagens para até 29 dias à frente. Essa funcionalidade é compatível apenas para mensagens de texto, o que significa que ela não é válida para fotos, vídeos e GIFs.

A ferramenta de mensagens fixadas possibilita que até três mensagens diretas, enviadas ou recebidas, sejam fixadas no topo da conversa. Elas aparecem fixadas para ambos os participantes da conversa.

O compartilhamento de músicas permite que os usuários enviem faixas do catálogo do Instagram em conversas, sejam elas privadas ou em grupos, incluindo um trecho de música de até 30 segundos.

O recurso de tradutor nativo é capaz de fazer com que as mensagens recebidas sejam traduzidas diretamente pelo Instagram, possuindo suporte para 99 idiomas. Para utilizá-lo, é necessário somente clicar em “traduzir” para visualizar a versão no idioma escolhido.

Já os convites para grupos via QR Code permitem que os administradores de grupos gerem QR Codes personalizados para convidar novos participantes.

Os novos recursos chegam no aplicativo do Instagram para Android e iOS. Até o momento, não há informações sobre quando as novidades chegarão para todos os usuários, mas a atualização será distribuída de forma gradativa.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Warren Umoh/Unsplash

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.