logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Nessa quarta-feira (19), o Google divulgou novas atualizações para o Google Lens, aplicativo que é capaz de reconhecer imagens. As novidades chegam para os usuários de iOS.

Com a novidade, ao ler uma matéria ou ver um produto, por exemplo, os usuários de iPhone poderão pesquisar imagens rapidamente através tanto do Chrome quanto do app do Google.

Além disso, também chega uma utilização maior da inteligência artificial no Google Lens através do recurso “Visão Geral Criada por IA”, que agora passará a aparecer mais durante o uso do app.

Para utilizar o Google Lens no iOS enquanto estiver acessando algum conteúdo no Chrome ou no Google, basta clicar no menu de três pontos, selecionar “Pesquisar na tela com o Google Lens” e, depois, circular o que quiser procurar na tela.

Imagem: Reprodução/Google Lens/Canaltech

As novidades já estão disponíveis mundialmente para todos os usuários de iOS no aplicativo do Google e, em breve, serão disponibilizadas para o aplicativo do Chrome. Já em relação ao Android, é possível que em breve os novos recursos sejam liberados para esses dispositivos, assim como no Chrome nos celulares e computadores.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Montagem/CIDAC

A ferramenta de geração de imagens com inteligência artificial do Google começou a ser disponibilizada em mais de 100 países, inclusive no Brasil. Chamado de Whisk, o serviço ainda está em fase experimental e é capaz de combinar as diversas capacidades do Gemini com a criação do Imagen 3, podendo criar imagens completamente novas tendo como base as inspirações oferecidas pelos usuários.

Inicialmente lançado somente nos Estados Unidos em dezembro, o Whisk é mais um teste do Google Labs, que é a plataforma de soluções experimentais da empresa. Essa ferramenta começou a ser disponibilizada para teste em diversos países a partir da última terça-feira (11).

O Whisk é uma ferramenta que oferece mais acessibilidade para usuários que não tem experiencia com criação de prompts, o que é fundamental na geração de imagens. Seu processo de edição é prático e intuitivo, e ele também oferece sugestões para aqueles que precisam de inspiração.

A IA Whisk utiliza o Gemini, o modelo multimodal do Google, para interpretar as imagens enviadas pelos usuários. A partir do arquivo, a IA gera uma descrição em texto chamada “Image to Text” (I2T) destacando elementos como estilo, personagens, cenário e paleta de cores.

Com base nessa descrição, a IA elabora um prompt detalhado que servirá como referência para a criação da nova imagem. O usuário pode especificar aspectos como o tema central, o ambiente ou o estilo visual desejado. Em seguida, o Imagen 3 converte essa solicitação em uma nova ilustração por meio do processo “Text-to-Image” (T2I). A partir disso também é possível pedir que a IA combine elementos de diferentes imagens.

O Whisk é uma plataforma completamente gratuita, mas é necessário fazer login no Google Labs com uma conta do Google. Além da IA voltada para edição de imagens, a ferramenta oferece outras opções experimentais, como o Daily Listen, um Discover narrado por vozes sintéticas; o NotebookLM, um assistente dedicado a estudos; e o Jules, que serve como assistente para programação.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Christian Wiediger/Unsplash

Através de uma atualização, o Samsung Notes está ganhando uma nova ferramenta que irá ajudar os usuários a resolver equações matemáticas dentro do aplicativo.

Essa função, chamada de Math Solver, está disponível na versão mais recente do Samsung Notes (4.4.26.71) e já está disponível em alguns países. Com ela, o usuário poderá fazer cálculos aritméticos simples, assim como operações logarítmicas e trigonométricas, criar e definir constante, por exemplo.

Imagem: Reprodução/Sam Mobile/TudoCelular

Para usá-lo, é preciso ativar o recurso nas configurações do aplicativo para cada nota criada. Após ativar, as operações que o usuário escrever/desenhar terão o resultado gerado automaticamente.

Vale ressaltar que, até o momento, essa função só está disponível para dispositivos com S Pen, como os tablets da série Galaxy Tab, dobráveis da série Galaxy Z Fold e os modelos mais atuais da linha Galaxy S Ultra da Samsung.

 

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Montagem/CIDAC

O WhatsApp está testando um novo recurso que permite que o usuário escolha como obter transcrições de mensagens de voz. A novidade foi descoberta pelo site WABetaInfo, na atualização mais recente do WhatsApp beta para Android 2.25.4.15.

Com a novidade, os usuários poderão selecionar a opção que desejarem para as transcrições de mensagens de voz, tendo maior controle sobre a ferramenta. As opções disponíveis serão: automaticamente, manualmente e nunca.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Ao escolher a opção “automaticamente”, o usuário verá uma transcrição toda vez que receber uma mensagem de voz; enquanto isso, a opção “manualmente” permitirá que o usuário ative a transcrição somente quando desejar; já a opção “nunca” oferece a possiblidade de optar por não receber transcrições de nenhuma forma, permitindo que o usuário desative completamente o recurso.

Essas opções poderão ser alteradas a qualquer momento no menu de configurações. Com isso, caso a preferência da pessoa mude, é possível selecionar uma outra opção tranquilamente.

Tendo em vista que a novidade ainda está em desenvolvimento, ainda não há uma data definida para o lançamento. Porém, ela deve chegar para todos em breve.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash

Os usuários do Google Maps começarão a ter ajuda do Gemini enquanto navegam pela plataforma. A novidade foi encontrada pelo site Android Authority na versão mais recente do aplicativo, a 16.4.35.

A atualização traz a possibilidade de escolher um local e chamar a IA Generativa para buscar mais detalhes. Com isso, uma janela pop-up será aberta com um link sobre a localização e um campo de texto.

Nesse campo, o usuário poderá fazer qualquer tipo de pergunta ao Gemini, como por exemplo opções de rotas para chegar ao destino, além de informações detalhadas sobre o lugar. É possível fazer as perguntas à IA tanto por texto quanto por voz.

Por enquanto, a ferramenta foi ativada ao realizar modificações no APK, porém ela ainda não foi implementada no aplicativo. Isso significa que os usuários que se interessarem na novidade ainda não poderão acessar o recurso, embora tenham a versão mais recente instalada no dispositivo.

Mesmo assim, o recurso já parece estar funcionando e, com isso, não deve demorar para que ele seja implementado oficialmente de maneira gradual para os usuários.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.