logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

O WhatsApp está desenvolvendo um recurso que permite gerenciar animações das mensagens de figurinhas, emojis e GIFs. A informação foi divulgada pelo site WABetaInfo nesse sábado (04).

A novidade, que foi encontrada na atualização do WhatsApp beta para Android 2.25.1.10, irá permitir que os usuários configurem se desejam que os emojis, figurinhas e GIFs animados se mexam automaticamente ou somente ao clicar neles. Caso o usuário desabilite a opção de reprodução automática, essas mensagens serão exibidas de forma estática.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Como é possível notar na captura de tela, os usuários poderão desabilitar a reprodução automática das mensagens separadamente. Isso significa que o usuário pode escolher desabilitar somente a animação automática dos emojis e manter a animação das figurinhas e dos GIFs, por exemplo.

Tendo em vista que o recurso ainda está em fase de desenvolvimento, ainda não há informações sobre quando a novidade chegará para todos os usuários.

 

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Eyestetix Studio/Unsplash

O Telegram recebeu a primeira atualização de 2025 na última quarta-feira (01). Entre as novidades estão selo de verificação a terceiros, presentes colecionáveis, reações para mensagens de serviço, filtros de busca de mensagens, emojis personalizados em nomes de pastas e leitor de QR Code.

Agora é possível que figuras públicas e organizações sejam verificadas, para que sejam identificadas como fontes oficiais de informação. O objetivo é a prevenção de fraudes e diminuição da desinformação.

Além disso, os presentes recebidos pelo usuário no Telegram agora podem ser atualizados para colecionáveis. Esses presentes colecionáveis possuem atributos especiais, podendo ser transferidos para outros usuários ou leiloados em marketplaces de NFTs. No momento, o mensageiro oferece mais de 20 presentes, com o total de 1.400 aparências únicas.

As mensagens de serviço, que são envios automáticos da plataforma, agora podem receber reações. Essas reações podem ser usadas para dar boas-vindas a novos membros de grupos ou para agradecer a alguém.

A barra de busca permite encontrar mensagens de qualquer conversa. Os resultados da guia de chats agora têm filtros extras que permitem refinar a lista, mostrando ao usuário apenas chats privados, grupo ou canais.

Outra novidade são os emojis personalizados em nomes de pastas, que também chegam para ajudar os usuários a organizarem suas conversas.

Já o leitor de QR Code permite que a câmera integrada no aplicativo para Android e iOS agora reconheça os QR Codes por padrão. Com isso, os usuários poderão abrir links em seus navegadores preferidos, sem que seja necessário trocar de aplicativo.

As novidades já estão disponíveis na atualização mais recente do Telegram para Android e iOS.

 

 

Via: Telegram
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

A partir do dia 14 de janeiro, os filtros criados por terceiros serão removidos do Instagram. A mudança chega juntamente com o fim da plataforma Meta Spark, utilizada para criar os efeitos.

Com a novidade, os usuários não poderão mais utilizar filtros criados por terceiros, mas poderão continuar utilizando todos os filtros criados pela Meta, como por exemplo o “Silly Face” e o clássico “Green Screen” (que permite o fundo verde nos vídeos).

Vale ressaltar que a mudança não afeta as publicações antigas que utilizam os filtros que serão removidos. As publicações estão salvas no arquivo do Instagram e ainda continuarão podendo ser acessadas.

Tendo em vista que os filtros serão excluídos a partir do dia 14 de janeiro, até esta data os usuários poderão fazer postagens nos Reels e nos Stories com os efeitos.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

O YouTube está desenvolvendo um novo recurso que funcionará de maneira semelhante ao “Estou com sorte” do Google. O objetivo da novidade, que deve ser implementada apenas no aplicativo mobile, é recomendar aos usuários os vídeos considerados interessantes para eles.

A funcionalidade poderá ser acessada através de um botão retangular preto flutuante que, ao ser clicado, irá reproduzir um vídeo aleatório no player do Shorts. Porém, vale ressaltar que o recurso não será limitado apenas ao formato curto da plataforma.

Até o momento, não há informações sobre a escolha do vídeo ser aleatória ou seguir um padrão. Mas, é possível que o aplicativo reconheça os principais assuntos de interesse do usuário.

Além disso, também não há ainda informações sobre uma data exata para o lançamento do recurso para todos.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

Em comemoração ao ano novo, o WhatsApp começou a disponibilizar nessa quinta-feira (26) recursos interativos para mensagens de texto e ligações por tempo limitado.

Entre as novidades, estão os efeitos de ano novo para chamadas. Eles permitem que os usuários adicionem fundos festivos, filtros, entre outros efeitos temáticos de réveillon. Os efeitos estão disponíveis tanto para a versão Android quanto iOS do mensageiro.

Outra adição são as novas reações animadas que pulam na tela ao selecionar opções específicas. Essas reações animadas aparecem quando são clicados emojis como rosto festivo, bola de confete, confete de festa e taças brindando, entre outras opções.

O mensageiro ganhou, ainda, figurinhas especiais de final de ano. No pacote de figurinhas especiais de fim de ano, estão vários avatares customizados com a temática de ano novo para desejar um feliz 2025 aos contatos.

As novidades especiais de ano novo poderão ser usadas temporariamente, ficando disponíveis até comente o dia 3 de janeiro de 2025.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash

Manual do Servidor