logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

O WhatsApp está testando um recurso que permite personalizar a cor do balão do chat. Divulgada pelo site WABetaInfo, a novidade foi descoberta na atualização mais recente do WhatsApp beta para iOS 24.10.10.71.

O novo recurso deve permitir que os usuários personalizem a cor padrão dos balões do bate-papo além do verde tradicional. Na captura de tela abaixo, é possível ver como exemplo a cor azul, mas o usuário também poderá escolher outras cores.

Imagem: Reprodução/WaBetaInfo

Segundo o site WaBetaInfo, o novo recurso irá garantir que os usuários selecionem cores que não comprometam a leitura das mensagens e tenham a acessibilidade de cores necessária para quem precisa de níveis de contraste específicos para ler as conversas confortavelmente.

Como ainda está sendo desenvolvido, ainda não há previsão de quando o recurso chegará para todos os usuários.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

O Gemini, IA do Google, será implementado em um painel lateral do Gmail, Drive, Docs, Planilhas e Apresentações. A novidade foi anunciada nessa quarta-feira (14), durante o Google I/O 2024 e deve ser liberada para todos os usuários a partir de junho deste ano.

O atalho do Gemini no painel lateral dos serviços Google usa uma versão mais inteligente, o Gemini 1.5 Pro, modelo mais recente da edição “Pro” da IA. Com a presença da IA no painel lateral, o usuário poderá realizar ações como resumir e-mails da caixa de entrada do Gmail; resumir reuniões do Google Meet gravadas e disponíveis no Gmail ou Drive; encontrar informações específicas dentro de documentos presentes no Drive; transformar planilhas e tabelas no Google Planilhas; e refazer slides no Google Apresentações para aprimorar a apresentação.

Além disso, será possível pedir ajuda apenas escrevendo no campo de texto da aba do Gemini, como se fosse uma solicitação diretamente no app ou no site da IA do Google.

A nova função já estava sendo disponibilizada para participantes dos programas Workspace Labs e Workspace Alpha, mas segundo divulgado pelo Google, usuários pessoais e corporativos poderão utilizar a ferramenta no desktop a partir de junho através de add-ons do Google Workspace e do plano Google One AI Premium.

 

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Divulgação/Google/Canaltech

A versão 21H2 do Windows 10 deixará de receber suporte a partir do dia 11 de junho, o que significa que essa versão não receberá mais atualizações a partir dessa data. A informação foi divulgada pela Microsoft na sexta-feira (10).

A Microsoft anunciou a última atualização para o Windows 10 21H2 nas edições Enterprise, Education e loT Enterprise.

“A próxima atualização de segurança de junho de 2024, a ser lançada em 11 de junho de 2024, será a última atualização disponível para esta versão. Após esta data, os dispositivos que executam esta versão não receberão mais atualizações mensais de segurança e de visualização contendo proteções contra as ameaças de segurança mais recentes”, diz a empresa em comunicado. Com isso, apenas a versão 22H2 ficará disponível para os usuários que utilizam o Windows 10.

O fim desse suporte, porém, não impacta a versão Long-Term Servicing Channel (LTSC) 2021. Essa versão possui um ciclo de vida maior e terá suporte da Microsoft para as edições Windows 10 Enterprise LTSC 2021 e Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021 até o início de 2027.

Os usuários das versões corporativas do Windows 10 21H2 que perderão o suporte poderão usar o sistema através de uma atualização para a versão 22H2. Com isso, o dispositivo continuará recebendo as atualizações mensais para correção de bugs que podem danificar a segurança do computador. Para atualizar, basta acessar o Windows Update nas configurações do sistema, verificar a disponibilidade da atualização, selecionar a opção “Windows 10 22H2” e seguir as instruções na tela para confirmar a instalação.

Uma outra opção é atualizar para o Windows 11. Neste caso, é necessário confirmar se o dispositivo é compatível com a versão mais recente do sistema.

 

 

Via: TecMundo/Microsoft
Imagem: Clint Patterson/Unsplash

A versão Beta do WhatsApp para Android e para iOS ganhou uma nova opção que permite que os usuários gerenciem seus canais através de dispositivos secundários. Com a novidade, não será mais necessário utilizar o celular principal da conta para interagir e acompanhar canais do WhatsApp.

Com o objetivo de oferecer uma experiência mais integrada entre múltiplas plataformas sem importar qual aparelho está sendo utilizado para o acesso, o recurso permite que tablets e celulares conectados em sistemas Android ou iOS desempenhem as mesmas funções de criar, visualizar e seguir canais que estiverem no aparelho principal da conta. Antes da novidade, não era possível gerenciar os canais em aparelhos vinculados.

Por enquanto, o teste está sendo feito apenas com alguns usuários através da atualização das versões Beta para Android (2.24.10.23) e iOS (24.10.10.70).

Até o momento, o recurso ainda está disponível apenas para testes e não há previsão de quando será liberado para o público geral.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Eyestetix Studio/Unsplash

Nessa quinta-feira (09), o WhatsApp anunciou uma atualização que irá simplificar a aparência do aplicativo. Além disso, o aplicativo ganhou também uma nova opção de modo escuro ainda mais escuro.

O objetivo da mudança de cores é encontrar tons que reduzam o cansaço visual dos usuários em situações de pouca luz. Para isso, matizes mais profundas foram usadas.

Por isso, o “modo escuro mais escuro” será disponibilizado para os usuários em um tom que tem o objetivo de facilitar a leitura das mensagens.

Mais novidade

Uma outra novidade que chegou ao mensageiro é a barra de navegação inferior nativa no Android. A função, que já fazia parte dos celulares iOS, permite encontrar funcionalidades do aplicativo mais rapidamente, exibindo conversas, status, ligações, comunidades e configurações.

Para os usuários de dispositivos iOS, chegou também uma nova forma de enviar fotos e vídeos. Agora será possível compartilhar mídias com uma janela expansível, que permite ver mídias, enquetes e documentos, além de outras ferramentas. Antes, era necessário abrir um menu em tela cheia.

Ainda dentro das novidades, chega um redesign no ícone do WhatsApp, que terá um estilo mais arredondado e delineado. A atualização vai trazer, ainda, um novo plano de fundo padrão.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Eyestetix Studio/Unsplash

Manual do Servidor