logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Nesta quinta-feira (09), o TikTok confirmou que passará a contar com um mecanismo que identifica se conteúdos postados na plataforma foram feitos através de inteligência artificial.

Para isso, a rede social irá começar a exibir etiquetas em formato de avisos nas postagens, com o texto sendo visível para todos os usuários que passarem pela publicação no feed.

Imagem: Divulgação/TikTok/TecMundo

Esse novo mecanismo vai funcionar até mesmo com conteúdos que forem criados em plataformas não relacionadas diretamente com o TikTok. Isso significa que, por exemplo, ao postar na plataforma imagens geradas no DALL-E 3 ou vídeos do Sora, ambos da OpenAI, o usuário terá o seu conteúdo sinalizado como feito por inteligência artificial.

De acordo com as informações divulgadas pelo TikTok, a novidade já está sendo implementada e os usuários começarão a ser avisados cada vez mais com sinalizações nas postagens que tiverem elementos feitos por IA. Mas, vale ressaltar que a novidade está chegando de forma gradual, o que significa que ela só ficará disponível para o público geral nas próximas semanas.

Como funciona

O novo recurso funciona através de uma implementação tecnológica no serviço. Agora, ele é capaz de ler Content Credentials, que são metadados específicos de um conteúdo gerado através de IA que não são visíveis ao usuário comum, mas que podem ser identificados por um sistema próprio que é capaz de reconhecer a origem do conteúdo.

Vale destacar que, atualmente, os usuários do TikTok  já podem sinalizar voluntariamente se o conteúdo foi ou não gerado/editado através de IA.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

A Meta está testando uma nova opção que permite que o usuário publique uma mesma postagem no Instagram e no Threads ao mesmo tempo. Por enquanto, a ferramenta está sendo testada somente para postagens com imagens, o que significa que ainda não há testes com Reels ou Stories.

Alguns usuários publicaram a novidade no X (antigo Twitter), relatando que a opção de postagem simultânea nas duas redes sociais aparece tanto para celulares Android quanto iOS.

 

Publicado por @permolity
Ver no Threads

 

A ferramenta funciona, basicamente, da mesma maneira que a opção de compartilhamento de postagem entre Instagram e Facebook. Segundo as publicações dos usuários, a função está com um pequeno símbolo de “New”, que indica que ela é uma novidade. Além disso, a ferramenta poderá ser ativada ou desativada, de acordo com a vontade do usuário.

Tendo em vista que os testes são recentes, ainda não se sabe quando a novidade chegará para o público geral.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Dave Adamson/Unsplash

O Google Chrome agora possui os atalhos dinâmicos do Gemini. A novidade permite que o usuário comece a interação com o chatbot com IA a partir da Omnibox (barra de endereços) do navegador.

A novidade, que tem o objetivo de tornar a interação entre usuário e chatbot mais rápida e intuitiva, foi anunciada na semana passada, mas não tinha sido implementada no navegador. De acordo com o site TecMundo, o site 9to5Google encontrou a novidade na versão estável do Chrome, que atualmente está na compilação de número 124.

Para utilizar o atalho do Google Gemini no Chrome, basta digitar “@gemini” na barra de endereços. Ao fazer isso, automaticamente a Omnibox irá apresentar o texto “Chat with Gemini” (“Converse com o Gemini”, na tradução livre), oferecendo um espaço para que o usuário digite sua solicitação. Ao clicar em “Enter”, a página é redirecionada para a conversa com o chatbot, mas com o comando já inserido.

Com a implementação do Gemini, a Omnibox agora tem quatro atalhos: @gemini, que inicia uma conversa com o chatbot; @guias, que inicia uma busca entre as abas abertas; @histórico, que exibe o histórico de navegação; e @favoritos, que a abre a pasta de Favoritos.

Vale ressaltar que todos esses atalhos estão disponíveis na versão estável do navegador, porém somente na versão desktop, o que significa que eles não estão disponíveis na versão para dispositivos móveis.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Reprodução/Google

O Threads está lançando um novo recurso para usuários que permite mais controle sobre quem cita suas postagens. O objetivo é permitir que o usuário restrinja quem pode compartilhar suas publicações.

A novidade permite que o usuário configure a conta para deixar que apenas as pessoas que ele segue compartilhem suas publicações ou, ainda, que ninguém possa fazer isso.

O novo recurso foi anunciado pelo chefe do Instagram, Adam Mosseri, que disse que a ferramenta deve ajudar a manter a rede social um lugar mais positivo.

A novidade já vinha sendo testada por um grupo de usuários desde o mês passado e agora chega para todos.

 

 

 

Via: Olhar Digital
Imagem: Fachrizal Maulana/Unsplash

Nesta sexta-feira (03), o Instagram anunciou novas figurinhas nos Stories. Entre as novidades, o destaque é a “Música de Sua vez”, que permite que os usuários compartilhem músicas com os seguidores e criem assim uma corrente musical. Além disso, também chegam como novidade as figurinhas “Molduras”, “Revelar” e “Recortes”.

O “Música de Sua vez” faz parte do formato “Sua vez” do aplicativo, permitindo que os usuários participem de tendências musicais ao compartilhar com os seguidores uma música favorita ou uma nova descoberta musical, enquanto os seguidores podem adicionar a deles também.

As molduras também chegaram para ajudar o usuário a destacar lembranças com os amigos ou se lembrar de um momento especial com a família, por exemplo. A figurinha Molduras transforma qualquer foto em uma Polaroid e, para que a imagem seja revelada, os seguidores precisam agitar o celular até que a imagem apareça.

A figurinha Revelar permite que os usuários publiquem um story oculto para os seguidores descobrirem. A única forma de eles saberem o que é o conteúdo é enviando uma DM para o usuário.

Já com a figurinha Recortes, os usuários podem transformar momentos comuns em algo único para compartilhar com os seguidores. Isso porque a figurinha permite usar qualquer foto ou vídeo do rolo da câmera do celular como uma figurinha personalizada. Além disso, também é possível criar uma figurinha usando fotos do Instagram.

Essas novidades já estão disponíveis no aplicativo. Caso ainda não tenha recebido, atualize o aplicativo.

 

 

Via: Blog do Instagram
Imagem: Divulgação/Instagram

Manual do Servidor