logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Em breve, o Chrome poderá ganhar nova ferramenta de inteligência artificial, que modificará de forma automática as senhas vazadas em violações de dados. O especialista em softwares @Leopeva64 foi quem descobriu esse recurso e compartilhou os detalhes em seu perfil no X (antigo Twitter), nessa sexta-feira (7).

O navegador do Google já consegue reconhecer senhas vazadas e alertar ao usuário e sugerir a alteração. O que diferencia é que, com essa atualização, o próprio browser será capaz de criar uma nova senha segura para o usuário.

O Google salvará automaticamente a nova senha criada pela IA se o usuário concordar em usá-la, garantindo mais segurança através de criptografia.

Até o momento o Google não anunciou exatamente como a inteligência artificial deste recurso irá funcionar, mas uma das possibilidades é que ela ajude na criação de senhas mais fortes.

A funcionalidade está disponível apenas no Chrome Canary, a versão de testes do navegador. Ainda não foi definida uma data de lançamento para a versão estável, mas é possível que o recurso chegue em breve.

Para os testadores que querem experimentar esse novo recurso, basta apenas habilitá-lo nas configurações de sinalizadores, ativando as funções “Serviço aprimorado de alteração de senha” e “Marcar todas as credenciais como vazadas”.

Logo após, será preciso apenas acessar serviços que não façam parte do ecossistema do Google e digitar alguma combinação de usuário e senha. Ao perceber a falha, o Chrome irá abrir uma janela na página aconselhando o usuário a alterar sua senha e se disponibilizando para criar uma nova senha quando houver uma próxima tentativa de login.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: firmbee.com/Unsplash

A atualização mais recente do WhatsApp beta para Android 2.25.4.5 traz um recurso capaz de detectar e traduzir automaticamente os idiomas das mensagens. A informação foi divulgada pelo site WABetaInfo nesta quarta-feira (12).

Atualmente, sem o recurso, os usuários precisam especificar o idioma da conversa para ter uma tradução precisa. Com a novidade, o processo de tradução ficará mais fluido, o que irá facilitar a comunicação dos usuários em todos os idiomas.

Para ativar a detecção automática de idioma, os usuários deverão baixar um pacote de idioma específico para garantir que o processo de detecção de idioma aconteça localmente no dispositivo, preservando a privacidade das mensagens. Vale ressaltar que, com o pacote de idioma instalado, não será necessária uma conexão com a internet para realizar traduções, tendo em vista que tudo será processado offline.

Os pacotes de idiomas poderão ser excluídos a qualquer momento através das configurações de armazenamento do WhatsApp. Caso o usuário precise traduzir mensagens em outros idiomas futuramente, bastará simplesmente baixar novamente o pacote de idiomas necessário.

O recurso está em fase de desenvolvimento e deve ficar disponível para todos em uma atualização futura.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Nesta terça-feira (11), o Instagram lançou um recurso de controle parental para adolescentes. Com a novidade, as contas de adolescentes com 18 anos ou menos terão ferramentas de proteção pré-definidas, focadas em segurança.

Os perfis dos adolescentes serão privados por padrão, permitindo que os pais possam ver com quem os filhos interagem e que desconhecidos não tenham acesso às publicações; além do Modo de Descanso, que será ativado de maneira automática para não permitir envio de notificações da rede social entre 22h e 7h.

Além disso, as trocas de mensagens também serão restritas, já que apenas as pessoas com as quais o adolescente mantém uma conexão na rede social poderão enviar mensagens.

Segundo informações divulgadas pela Meta, os adolescentes menores de 18 anos terão suas contas inseridas neste novo modelo automaticamente e em breve.

Uma outra mudança é que os jovens são automaticamente inseridos na configuração mais restrita de controle de conteúdo, o que significa que vídeos que promovem luta ou procedimentos estéticos, por exemplo, não serão recomendados para os adolescentes na aba Reels ou Explorar.

O tempo de uso do aplicativo também será sugerido pela rede social. Ao completar 60 minutos navegando pelo Instagram, o jovem será notificado e encorajado a sair do celular.

Vale ressaltar que os adolescentes com menos de 16 anos que tentarem mudar as configurações da conta precisarão da aprovação dos pais para isso.

A novidade está sendo implementada gradualmente no país a partir desta terça-feira (11).

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

 

O LibreOffice 25.2 acaba de ser lançado com versões para Windows, macOS e Linux. A novidade traz aprimoramentos em ferramentas como Writer (editor de textos) e Calc (planilhas), além de oferecer mais recursos de privacidade.

Uma das principais características do LibreOffice 25.2 é o seu suporte para os formatos do OpenDocument Format (ODF) 1.4, que é a versão mais recente do pacote de padrões abertos para textos, planilhas e bases de dados.

Ele também permite que o usuário altere o tema dos softwares que utiliza, podendo ser acessado nas configurações de aparência da suíte. Ainda não estão disponíveis muitas opções de tema, mas a expectativa é de que cheguem mais deles ao longo do tempo.

Quanto à privacidade, a nova versão traz um aprimoramento das funções que chegaram no LibreOffice 24.8 (versão anterior), que possibilita que o usuário retire informações pessoais de documentos com os quais trabalha, como nome e registros de data ou hora de edição.

Cada atualização do LibreOffice inclui pequenas melhorias em seus programas, e o LibreOffice 25.2 não é exceção. A seguir, alguns dos novos recursos das principais ferramentas do pacote, conforme informado pela The Document Foundation, organização responsável pelo projeto.

O Writer (editor de textos) traz melhorias que facilitam o gerenciamento de uma grande quantidade de alterações em documentos longos; aprimora a organização e o rastreamento de comentários; oferece opções para o usuário definir um nível de zoom padrão ao abrir documentos; permite excluir todo o conteúdo do documento (exceto cabeçalhos) através do Navegador (ou Navigator, uma barra lateral que possibilita adicionar recursos ao arquivo).

O Calc (editor de planilhas) agora conta com uma caixa de diálogo que simplifica a seleção e remoção de registros duplicados; o Assistente de Funções (Function Wizard) e a barra lateral de funções receberam melhorias na busca e na experiência do usuário com a interface; agora, os modelos do Solver (ferramenta para resolução de problemas) podem ser armazenados nas planilhas; além disso, o Solver passou a fornecer relatórios de análise de sensibilidade; mais opções de proteção de planilhas foram adicionadas, abrangendo tabelas dinâmicas, gráficos dinâmicos e filtros automáticos.

Já o Impress (apresentação de slides) e o Draw (edição de desenhos) trazem as seguintes melhorias: todos os modelos do Impress foram atualizados; objetos agora podem ser centralizados no slide do Impress ou na página do Draw em um único passo; a repetição automática de slides pode ser ativada no modo de janela; o texto destacado nas notas do apresentador não é mais cortado durante a impressão.

Como baixar o LibreOffice 25.2

O LibreOffice 25.2 pode ser baixado no site oficial (AQUI). Uma vez dentro do site, basta selecionar a versão compatível com o seu sistema operacional. O pacote está disponível para Windows (x86 e Arm), macOS (Intel e Apple Silicon) e Linux, além de oferecer suporte a mais de 120 idiomas, incluindo o português do Brasil.

 

 

 

Via: Tecnoblog
Imagem: The Document Foundation/Tecnoblog

O Google Chrome anuncia nessa última quinta-feira (06) que o navegador irá ganhar o modo Picture-in-Picture (PiP) automático disponível somente para a versão de desktop. Ele permite que a janela reduzida para reprodução apareça automaticamente quando o usuário alternar para outra guia.

Imagem: Google/TudoCelular

Com o novo modo, os sites poderão personalizar os controles de reprodução, como é possível observar na captura de tela acima com o exemplo do Spotify.

Para aprimorar o funcionamento do modo PiP automático, o Google exigiu alguns requisitos: URL segura para a mídia, se ela está ou esteve em execução nos últimos dois segundos, se controles para a mídia foram registrados no navegador e se o usuário permitiu que a página usasse este recurso.

Para desativar esta funcionalidade basta o usuário clicar no ícone do lado esquerdo da URL na barra de endereços e desabilitar a opção “Picture-in-Picture automático” na caixa de permissões.

Com o lançamento do Chrome 134, o recurso será liberado para todos de forma gradativa; porém ele pode ser habilitado manualmente através do endereço chrome://flags/#auto-picture-in-picture-for-video-playback.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.