logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

O atual chatbot de inteligência artificial do Google, o Gemini, agora está oficialmente disponível para Android no Brasil e o download do app pode ser feito diretamente através da Google Play Store. A instalação do aplicativo só funciona em dispositivos Android com 4 GB ou mais de RAM e que estejam na versão Android 12 ou superior. Antes da novidade, só era possível utilizar o serviço via APK instalado paralelamente ou acessando a versão web através do navegador.

Atualmente na versão 1.5, o Gemini funciona de maneira similar a serviços como o ChatGPT, com funções como, por exemplo, obedecer a comandos de texto para responder os usuários e fazer sugestões.

Essa disponibilidade do Gemini marca a substituição do Google Assistente pela novidade. O objetivo é que, gradativamente, essa troca seja feita.

Quando o Gemini é baixado, o aplicativo do Google Assistente, caso já esteja instalado, muda o nome e o ícone para o novo chatbot. Porém, até o momento, essa alteração ainda não é definitiva e é possível reverter a configuração.

Para fazer a mudança de configuração, basta abrir o aplicativo do Gemini e clicar na foto de perfil. Depois, vá até “Configurações” e abra o item “Assistentes digitais do Google”. Nessa nova tela, escolha qual dos dois será o assistente padrão do seu aparelho.

Vale ressaltar que recursos nativos do Google Assistente ainda não estão disponíveis no aplicativo do Gemini, como por exemplo o controle de mídia e as rotinas por comando de voz.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Reprodução/Google/TecMundo

O WhatsApp está desenvolvendo um discador próprio, que irá permitir que o usuário faça ligações dentro do aplicativo sem que seja necessário salvar os contatos no celular. A informação foi divulgada pelo site WABetaInfo nesta quarta-feira (24).

Encontrada na atualização beta do WhatsApp para Android 2.24.9.28, a novidade tem o objetivo de facilitar interações breves ou comunicações temporárias com contatos que não estão salvos na lista telefônica, como estabelecimentos comerciais ou contatos desconhecidos, por exemplo.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Como é possível ver na captura de tela, o discador deve funcionar como qualquer outro aplicativo de ligações. A partir dele, será possível discar um número que o usuário precisa ligar, mas que não deseja salvar o contato.

Ainda de acordo com o site, o recurso de discagem ainda está sendo desenvolvido e deve ficar disponível em uma atualização futura do mensageiro. Até o momento, não há previsão para o lançamento na versão estável do WhatsApp.

 

 

Via: WABetAInfo
Imagem: Eyestetix Studio/Unsplash

A Meta anunciou, nessa quinta-feira (18), um novo assistente de inteligência artificial generativa gratuito. Intitulada como Meta AI, a ferramenta foi lançada no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger.

A novidade é capaz de desempenhar atividades como responder perguntas, sugerir passeios e gerar imagens com descrição textual. O chatbot foi construído a partir do Meta Llama 3, modelo de linguagem mais recente da Meta.

Com integração à caixa de pesquisa das plataformas, o recurso pode ser acionado para planejar uma viagem em grupo em uma conversa no Messenger, por exemplo, como divulgou a Meta. Nesse caso, o chatbot busca voos mais baratos e os finais de semana mais tranquilos, mostrando as informações sem que o usuário precise sair do app.

Além disso, o Meta AI também está disponível no feed do Facebook, ajudando a tirar dúvidas do usuário sobre algo visto em uma postagem, por exemplo, inclusive na versão web disponível em qualquer navegador. O recurso é capaz, ainda, de resolver problemas de matemática e de redigir um e-mail comercial, entre outras coisas, permitindo que o usuário salve as interações para referência futura.

O Meta AI também consegue criar imagens a partir de prompts de texto. Segundo divulgado pela Meta, a geração de fotos acontece através do recurso Imagine de maneira rápida, graças ao Llama 3, chegando primeiramente ao WhatsApp e ao site do chatbot em modo beta.

As imagens também estão mais nítidas e com melhor resolução, enquanto o recurso ainda tem a capacidade de criar animações, transformando fotos em GIFs.

Vale ressaltar que o Meta AI gratuito está sendo lançado primeiro em inglês para os usuários dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Jamaica, Nigéria, África do Sul e Paquistão, entre outros países. Ainda não há informações sobre quando o Meta AI será lançado no Brasil.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Dima Solomin/Unsplash

O TikTok Notes foi lançado oficialmente nessa quarta-feira (17) como um novo aplicativo para postagem de fotos.

Ainda em fase experimental, a plataforma é voltada para publicações de fotos estáticas individuais ou em galerias. Enquanto isso, o TikTok original segue tendo como foco os vídeos curtos.

Até o momento, o Tiktok Notes foi lançado somente na Austrália e no Canadá e ficará restrito aos dois países por tempo indeterminado. Embora já esteja disponível na App Store e na Google Play Store, ainda não há previsão de quando o aplicativo será disponibilizado em outras regiões, inclusive no Brasil.

Imagem: Divulgação/TikTok/TecMundo

Como funciona o TikTok Notes

No TikTok Notes, os usuários podem, basicamente, postar fotos e complementar com textos curtos, que são descrições, resumos ou mensagens sobre a imagem. Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre outros recursos.

O feed é dividido em dois, assim como na rede social voltada para vídeos. Com isso, uma das telas é dedicada apenas à publicações de quem o usuário segue, enquanto a outra é dedicada à descoberta de novos conteúdos.

Além disso, é possível conectar a conta do TikTok com a do Notes, assim como acontece com o Instagram e o Threads, por exemplo.

 

Via: TecMundo
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

A Microsoft anunciou que o aplicativo Fotos no Windows receberá integração com o Microsoft Designer, IA de design gráfico baseada em nuvem. O objetivo é que a inteligência artificial ajude na criação e edição de imagens.

A novidade traz um novo botão de acesso à IA no topo do aplicativo que, quando acionado, abre a ferramenta no navegador padrão do sistema.

Com a integração do Microsoft Designer ao app de Fotos do Windows, após carregar uma imagem no aplicativo, é possível acionar o botão novo para abrir as opções de edição da ferramenta do navegador.

A ferramenta traz ao usuário diversos recursos avançados de edição, como por exemplo a possibilidade de remover o fundo de imagens e usar inteligência artificial para substituir por uma nova ilustração.

As edições feitas através do Microsoft Designer não alteram o original no aplicativo de Fotos, mas é possível salvar os resultados em um novo arquivo no computador.

Até o momento, a atualização está disponível no Windows 11 e apenas para os usuários dos EUA, Reino Unido, Austrália, Irlanda, Índia e Nova Zelândia.

Essa integração é apenas um acesso facilitado à IA de geração de imagens da Microsoft, com exibição da imagem selecionada no aplicativo Fotos do Windows. Vale destacar que a ferramenta Designer também está incorporada em outros aplicativos da Microsoft, como o Edge e o Teams.

 

Via: Canaltech
Imagem: Reprodução/Microsoft

Manual do Servidor