logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Nessa quinta-feira (11), o Instagram anunciou que irá começar a exibir as Notas também na página de perfil das contas, juntamente à foto e ao nome das pessoas. O objetivo é dar mais visibilidade aos recados e atualizações curtas.

Assim como os Stories, as Notas do Instagram ficam disponíveis por 24 horas. Porém, diferente dos Stories, as Notas são exibidas apenas entre seguidores mútuos, o que significa que os conteúdos das Notas são mais restritos e não podem ser vistos por não-seguidores e pessoas que o usuário não segue de volta.

Imagem: Divulgação/Meta/Canaltech

As Notas permitem que o usuário escreva frases de até 60 caracteres, marque um amigo caso tenha permissão para isso, apresente um vídeo de dois segundos ou compartilhe uma música. Com essas atualizações sendo exibidas também na página de perfil, a rede social tem a expectativa de que os usuários comecem a utilizar mais a ferramenta.

Além disso, a plataforma também anunciou um modo de envio de perguntas nessas atualizações para que outros contatos possam responder em seus próprios recados, o que se assemelha ao “Sua vez” dos Stories, mas em um modo adaptado ao formato de Nota.

 

Via: Canaltech
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash

Em breve, o WhatsApp irá permitir que os usuários compartilhem seus Status no perfil do Instagram. Quando ativado, o compartilhamento transforma Status em Stories automaticamente.

A novidade, que começou a ser testada no final do ano passado, agora está disponível na versão beta 24.8.10.72 para iOS.

Basicamente, com a novidade, o usuário poderá fazer o login no Instagram para que o compartilhamento de Status seja feito automaticamente. A função é igual à já existente que permite conectar com a conta do Facebook.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo/TudoCelular

Até o momento, a ferramenta está disponível apenas para testes, mas á possível que não demore para ser liberada para todos os usuários.

 

Via: TudoCelular
Imagem: Eyestetix Studio/Unsplash

A Microsoft começou a liberar o Windows 11 Moment 5 para o público em geral nessa terça-feira (9). A atualização, que já estava sendo distribuída gradativamente pela empresa, traz novidades como a “borracha mágica” do aplicativo Fotos e melhorias para o chatbot Copilot.

Com o anúncio da Microsoft da liberação da compilação KB5036893, também conhecida como Moment 5, todos os computadores compatíveis com as versões 22H2 e 23H2 do Windows 11 podem receber a atualização através do Windows Update.

Novidades trazidas pela atualização

A atualização chega com o objetivo de expandir os recursos de inteligência artificial do Windows 11, e para isso ela traz a “borracha mágica” no aplicativo Fotos, que é capaz de apagar objetos indesejados nas imagens com apenas alguns cliques e sem depender de outros aplicativos avançados.

Além disso, o Copilot agora exibe as redes Wi-Fi disponíveis e também ganhou a capacidade de limpar a lixeira, ativar o modo de economia de bateria e outros recursos do sistema. As ferramentas de acessibilidade e o Nearby Share, que tem a finalidade de compartilhar arquivos com outras pessoas e dispositivos, também receberam aprimoramentos.

Como atualizar o Windows 11 para o Moment 5

Caso a atualização não seja baixada automaticamente, também é possível fazer o download manualmente. Para isso, basta seguir as seguintes instruções:

  • Entre no menu Iniciar;
  • Pesquise por “Windows update”;
  • Aperte em “Verificar se há atualizações”;
  • Instale a atualização.

Se o pacote “2024-04 Atualização Cumulativa do Windows 11 Version 23H2 para sistemas operacionais baseados em x64 (KB5036893)” não for exibido, basta ativar a opção “Obtenha as atualizações mais recentes assim que elas estiverem disponíveis” e tentar novamente.

 

Via: Canaltech
Imagem: Windows/Unsplash

O TikTok começou a divulgar para os usuários o lançamento do Notes, novo aplicativo que terá como foco publicações de fotos.

Recentemente, os usuários do TikTok foram surpreendidos com uma nova notificação do app anunciando que o Notes será lançado em breve. Porém, até o momento não foi divulgada uma data exata para o lançamento.

A notificação informa aos usuários que as postagens com fotos serão publicadas em breve no TikTok Notes. Segundo essa notificação, além dos futuros posts com fotos serem publicados na plataforma, os conteúdos antigos do histórico das contas do TikTok também poderão ser exibidos no novo aplicativo.

Vale ressaltar que os usuários já podem decidir se querem ou não que as publicações antigas sejam compartilhadas na nova rede. A notificação traz um botão para acionar ou desativar a configuração.

“Se preferir não exibir os seus posts públicos com fotos do TikTok no TikTok Notes, desabilite essa opção agora”, informa o recado exibido aos usuários.

 

Via: Canaltech
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

O Google está atualizando a rede do Encontre o Meu Dispositivo, serviço da empresa que ajuda os usuários a acharem celulares e outros eletrônicos. O objetivo é que a tecnologia receba aprimoramento para ser capaz de achar mais aparelhos e ter maior precisão nas buscas.

O recurso começa a ser recebido nesta semana por dispositivos Android dos Estados Unidos e Canadá. A novidade deve chegar para mais regiões nas próximas semanas, trazendo ainda outros diversos recursos adicionais para a ferramenta.

Uma das novidades da rede atualizada do serviço de localização do Google é que agora será possível encontrar dispositivos que estejam desligados ou sem conexão com a internet. Até o momento, o recurso está disponível apenas para os celulares Pixel 8 e Pixel 8 Pro.

A rede do Encontre o Meu Dispositivo agora pode, ainda, fazer o mapeamento a partir de uma varredura e uma triangulação de sinais Bluetooth de outros aparelhos com Android.

Agora até mesmo smart tags podem ser encontradas, o que facilita que o usuário encontre itens como chaves, mochilas ou a carteira. O botão “Find Nearby” ajuda a achar outros eletrônicos ou smart tags, emitindo sons e mostrando na tela o quão próximo o usuário está do sinal.

Também será possível compartilhar a localização de alguns itens com outras pessoas, vinculando o objeto à conta Google de outra pessoa. A expectativa é que o usuário consiga avisar colegas e parentes sobre onde está uma chave ou mala compartilhada, por exemplo.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash

Manual do Servidor