logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

O YouTube irá aprimorar o controle de velocidade dos vídeos, fazendo com que ele fique mais preciso e mais refinado.

O recurso de acelerar e desacelerar vídeos faz parte do YouTube há algum tempo, porém, as opções de acelerar ou desacelerar sempre foram fixadas em valores pré-determinados entre 0,25 e 2x. Com a atualização, o usuário pode escolher colocar a aceleração em qualquer ponto entre 0,25x e 2x.

Vale ressaltar que as opções pré-determinadas ainda estão disponíveis, o que significa que as velocidades tradicionais estão acessíveis em botões na parte inferior da tela. Com isso, o usuário pode facilmente ajudar para a velocidade que já está habituado.

A novidade deve ser distribuída de forma gradativa para todos os usuários no app do YouTube para Android e iOS.

 

 

 

Via: TecMundo
Imagem:  Szabo Viktor/Unsplash

A Microsoft anunciou a chegada da ferramenta Rewrite (Reescrever, na tradução livre), que conta com a ajuda de uma IA generativa, para o Bloco de Notas do Windows 11. A novidade está disponível para membros do programa de testes Windows Insider.

O objetivo do recurso é ajudar os usuários a escrever melhor, além de auxiliar a reescrever partes de textos, oferecendo sugestões de mudanças no estilo, formato e tamanho da escrita.

A ferramenta permite que o usuário destaque a parte do texto que deseja alterar. Depois disso, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Reescrever”. Com isso, o Bloco de Notas irá mostrar uma caixa de diálogo em que o usuário poderá escolher qual é a modificação que ele deseja que seja feita, como por exemplo criar um texto maior. A ferramentas irá, então, mostrar três opções de versões reescritas, cabendo ao usuário escolher a que preferir.

Novidades para o Paint

O Paint também recebeu uma novidade que permite gerar imagens de objetos com ajuda de IA. Com a ferramenta, é possível selecionar uma área da imagem e digitar o que deseja criar no espaço selecionado.

Além disso, o novo recurso também permite que o usuário apague objetos que estiverem na imagem.

Os recursos para o Bloco de Notas e para o Paint estão disponíveis apenas para os testadores membros no Windows Insider, por enquanto. Quanto à função Reescrever, até o momento ela foi liberada apenas para usuários do Windows Insider dos Estados Unidos, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha.

 

 

Via: Olhar Digital
Imagem: Windows/Unsplash

O WhatsApp está desenvolvendo um recurso que irá permitir que o usuário escolha a cor de tema principal do aplicativo para Android. A informação foi divulgada pelo site WABetaInfo nesta quarta-feira (06).

De acordo com o site, a novidade, que foi encontrada no WhatsApp beta para Android 2.24.23.18, irá permitir que os usuários substituam o tema de cor verde, que é o tradicional do mensageiro. Na captura de tela abaixo, divulgada pelo WaBetaInfo, é possível ver o tema de cor preta, mantendo o fundo branco e mudando a cor do nome do mensageiro e dos ícones, que tradicionalmente são exibidos na cor verde.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Ainda segundo o site, a novidade chegará para trazer um design mais moderno e minimalista ao mensageiro. Embora tenha divulgado a nova ferramenta, o site não informou se haverá mais opções de cores.

Até o momento, o recurso está sendo desenvolvido e ainda não há informações de quando ele será lançado para todos os usuários.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Eyestetix Studio/Unsplash

O Instagram ganhou novos filtros que permitem que o usuário organize a caixa de entrada das Mensagens Diretas (DMs). A novidade foi anunciada através do perfil do chefe da rede social, Adam Mosseri.

As novas ferramentas permitem separar as mensagens de acordo com o tipo de conta dos remetentes. Com isso, é possível filtrar as mensagens de contas verificadas, perfis comerciais, criadores ou inscritos, ou então combinar qualquer uma dessas categorias.

Além disso, também será possível organizar as Solicitações de Mensagem por ordem cronológica, exibindo a mais recente primeiro; ou o usuário pode optar pelo número de seguidores do remetente, o que significa que quanto mais seguidores ele tiver, mais acima ele aparecerá na lista.

As Solicitações de Mensagem ganharam, ainda, uma categoria exclusiva para respostas recebidas em stories.

Em sua publicação, Mosseri não informou quando a novidade será distribuía para os usuários. Mas, é possível que, assim como geralmente acontece com as atualizações do Instagram, a nova ferramenta chegue de forma gradativa nas próximas semanas.

 

Via: TecMundo
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

Na última quinta-feira (31), o Telegram anunciou uma atualização que trouxe ao mensageiro diversas novidades, entre elas o carregamento mais rápido, mais qualidade e novos controles de velocidade para vídeos.

Com a novidade, o reprodutor de vídeo irá selecionar automaticamente um nível de qualidade, considerando a qualidade da conexão de internet do usuário para economizar dados e carregar os vídeos mais rapidamente. Os usuários poderão, também, escolher manualmente o nível de qualidade que preferirem, podendo selecionar entre Full HD, alto ou médio.

(Imagem: Reprodução/Telegram)

Além da maior qualidade dos vídeos, o modo Picture-in-Picture no iOS foi aprimorado e agora basta deslizar para cima para que o usuário possa continuar assistindo a um vídeo enquanto navega pelos chats. Porém, ao deslizar o vídeo para baixo ainda irá fechá-lo.

(Imagem: Reprodução/Telegram)

Ajustes na velocidade de reprodução

Agora os usuários podem acelerar os vídeos de forma contínua com novos gestos, sem que seja necessário acessar as configurações.

Para isso, basta pressionar o lado direito de um vídeo para ativar a velocidade 2X e deslizar para a direita gradualmente para aumentar a velocidade para até 2.5X. Para voltar à velocidade normal, basta soltar a tela.

 

(Reprodução/Telegram)

Outras novidades

Com a atualização, caso o usuário esqueça de anexar uma foto, vídeo ou arquivo antes de enviar uma mensagem, é possível editar a mensagem para adicionar a mídia. É possível também editar a mídia enviada, seja para reeditá-la ou para substituir a mídia na mensagem.

Agora o Telegram conta, também, com etiquetas de edição nas mensagens editadas. A mensagem que for editada exibirá uma etiqueta de tempo, que irá mostrar quando a mensagem foi editada pela última vez.

O mensageiro também ganhou hashtags específicas por chat. Isso permite que agora os proprietários de grupos e canais usem o novo formato #hashtag@nomedeusuario para exibir apenas postagens do mesmo chat quando clicadas. Isso significa que se o usuário clicar em #viagem, por exemplo, verá os resultados de busca em todo o Telegram; mas se a pesquisa for feita em uma hashtag que cita um canal específico, abrirá apenas os resultados dentro do canal pesquisado.

Além disso, o mensageiro também ganhou contadores exatos de reações, o que permite que o usuário saiba o número exato de reações que suas mensagens receberam, como corações ou estrelas.

 

Via: Blog do Telegram
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

Manual do Servidor