logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Nessa segunda-feira (1), o Gmail começou a bloquear remetentes em massa. Com isso, agora as mensagens de contas automatizadas focadas em envio em larga escala serão bloqueadas automaticamente se não atenderem aos critérios exigidos pela plataforma.

As novas políticas do Gmail exigem que as contas que enviam e-mails para pelo menos 5 mil contas por dia, chamadas de remetentes em massa, configurem a autenticação de e-mail do SPF (Sigla de Sender Policy Framework, um sistema que evita que outros domínios enviem e-mails não autorizados em nome de um domínio) ou DKIM (Sigla para DomainKeys Identified Mail, que é um método de autenticação de e-mail projetado para detectar endereços de remetentes forjados em e-mail) para o seu domínio.

Além disso, a plataforma também requer que esses perfis evitem o envio de mensagens não solicitadas ou indesejadas, ofereçam um botão para cancelar inscrição que precise de apenas um clique e que também atendam pedidos de cancelamento em até dois dias.

Esse bloqueio acontece de maneira gradativa e impacta apenas as contas que ainda não foram verificadas. A empresa recomenda, ainda, que os remetentes utilizem o período de aplicação de falha temporária para fazer as alterações que forem necessárias.

Segundo o site TecMundo, o Google divulgou que a medida de contenção será expandida em junho.  A partir disso, a contenção também vai afetar remetentes que não implementaram os botões de cancelar inscrição de clique único, além dos remetentes com taxa de spam superior a 0,3%.

Vale destacar que os usuários comuns do Gmail não devem se preocupar com a mudança, mas é possível que percebam uma diminuição no recebimento de e-mails de spam e de mensagens indesejadas de contas automatizadas.

 

Via: TecMundo
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash

Nesse domingo (31), o Telegram anunciou o Telegram Business, versão do mensageiro para contas comerciais. Com isso, as empresas agora podem ter acesso a recursos comerciais como horário de atendimento, endereço, respostas rápidas, mensagens automatizadas, página de início personalizada, compatibilidade com chatbot, entre outros.

Com a novidade, as empresas podem mostrar os horários de atendimento e fornecer o endereço em um mapa. Assim, os usuários saberão quando a empresa estiver aberta e onde encontrá-la.

Agora também é possível personalizar a página de início para conversas vazias, podendo escolher qual texto e sticker as pessoas verão antes de iniciar uma conversa. Isso permite que o usuário destaque informações sobre seus produtos e/ou serviços, ou que receba os clientes com uma arte personalizada da marca.

O Telegram Business também permite criar respostas rápidas, que são atalhos para enviar mensagens predefinidas que podem conter várias mensagens com formatação de texto, links, stickers, mídias e arquivos. Com elas, é possível enviar de forma mais rápida informações que os clientes precisam frequentemente, como um cardápio, por exemplo. Ao digitar o símbolo / na barra de mensagens, é exibido um painel com todas as respostas rápidas, que podem ser enviadas ou editadas com um toque. Vale lembrar que isso só funciona em conversas privadas e não está disponível para grupos.

Já os chatbots poderão ser usados pelos usuários Business para processar as mensagens e recebê-las em nome do usuário. Isso permite que a empresa integre perfeitamente quaisquer ferramentas e fluxos de trabalho existentes, ou que adicionem novos assistentes de IA que gerenciem seus chats.

Para conferir mais atualizações que chegaram com o Telegram Business, clique AQUI.

 

Via: Telegram
Imagem: Divulgação/Telegram

Na atualização Beta do Windows 11 lançada nessa sexta-feira (29), os testadores perceberam que o atalho para os widgets na Barra de Tarefas foi reposicionado. Os usuários encontraram o botão próximo à Bandeja do Sistema.

A novidade é aplicada somente aos sistemas com Barra de Tarefas mais convencional, com os ícones alinhados à esquerda. O botão, que também mostra informações rápidas de temperatura e previsão do tempo, agora é posicionado ao lado da Bandeja do Sistema e continua oferendo as mesmas funções.

Segundo informações divulgadas pela Microsoft, o botão está um pouco maior agora, o que permite que ele mostre mais informações de maneira mais rápida. Ao clicar no ícone e adicionar a bandeja de widgets, o atalho é movido para a área esquerda da Barra de Tarefas.

Vale ressaltar que, como a mudança está em fase de testes, não há certeza de que ela chegará à versão final do sistema.

Mais novidades

Tendo em vista que essa não foi uma grande atualização experimental do Canal Beta do Windows 11, a maioria das novidades são apenas complementares. Além de uma nova posição para o atalho de Widgets, o update também trouxe os seguintes aprimoramentos:

  • O menu de compartilhamento nativo agora pode gerar QR Codes de endereços URL;
  • O “arrasta e solta” do mouse agora está disponível para a barra de endereços do Explorador de Arquivos;
  • O backup do Windows agora também preserva suas configurações de áudio;
  • Informações de previsão do tempo e mais agora são exibidas na Tela de Bloqueio;
  • Agora você pode fazer até 10 interações com o Windows Copilot antes de precisar fazer login na sua conta Microsoft.

Além disso, também chegaram várias correções de bugs e ajustes em funções para melhorar a experiência dos usuários.

A atualização está sendo distribuída gradativamente para os Insiders do Canal Beta. Caso o pacote ainda não esteja disponível para você, vale conferir se existem atualizações pendentes acessando Configurações > Windows Update.

 

Via: TecMundo
Imagem: Windows/Unsplash

Por: Letícia Nascimento

Nesta terça-feira (26), a equipe do CIDAC recebeu a visita do secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira. Com a visita, o secretário teve o intuito de se despedir da equipe do CIDAC, tendo em vista que se desincompatibilizará do cargo de secretário na próxima terça-feira (02).

Wainer pontuou algumas de suas contribuições feitas ao longo de sua trajetória como secretário de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de Campos, entre elas o SUAP.

“O SUAP é a menina dos meus olhos. Desde o início, eu ajudei o prefeito com o programa do governo e eu disse que eu assumiria o compromisso com ele de um governo eletrônico, porque eu acredito muito nisso e acho que o SUAP e todos os sistemas ajudam as pessoas a serem mais céleres, mais transparentes e mais econômicas. O SUAP é um caminho sem volta e eu não tenho dúvida disso”, destacou.

O secretário também agradeceu à equipe do CIDAC pela parceria durante esses três anos de trabalho.

“Estou muito satisfeito e minha vinda aqui é para agradecer a vocês porque, com certeza, se não fosse o empenho de vocês, a receptividade de vocês, nós não chegaríamos onde chegamos. O CIDAC cumpre a função dele de ser a cabeça pensante, o cérebro da Prefeitura de Campos”, disse.

O secretário também elogiou o trabalho da equipe do CIDAC e ressaltou que o subsecretário assumiu a subsecretaria em uma fase difícil.

“Eu acho importante fazer um elogio ao subsecretário, porque ele assumiu em uma fase difícil. Foi um achado trazer o Vicente, não só como um técnico qualificado, mas também como uma pessoa humana que coaduna com o meu estilo de fazer gestão. Embora eu seja muito rigoroso, eu sou extremamente comprometido com as causas humanas, porque eu acho que ser bom é ter compromisso com causas. Acho realmente que o direito existe para ser respeitado e dever existe para ser cumprido”, concluiu.

A versão atualizada do WhatsApp Beta para Android mostra que o mensageiro está desenvolvendo uma integração da Meta AI para a barra de pesquisa. A nova ferramenta permitirá que o usuário acesse mais rapidamente a ferramenta de inteligência artificial generativa para fazer consultas, tirar dúvidas ou pedir ajuda sobre o uso do aplicativo.

A Meta AI foi lançada em fase beta no final de setembro de 2023, exclusivamente para os Estados Unidos, como uma iniciativa da Meta no campo de IA generativa. A ferramenta funciona como um chatbot para obter informações e tirar dúvidas, além de poder ser usada para gerar imagens a partir de comandos de texto.

No WhatsApp, a IA da Meta poderá ser acionada dentro de janelas das conversas com o comando @MetaAI. Com a solicitação do usuário, a inteligência artificial irá buscar na internet em tempo real as respostas que o usuário deseja receber.

O site WABetaInfo divulgou que a versão Beta 2.24.7.14 do mensageiro está desenvolvendo uma nova forma de acionar a ferramenta de IA ao clicar na barra de pesquisa do aplicativo. Com isso, os usuários poderão consultar e enviar comandos para a ferramenta sem que seja necessário digitar a arroba dentro das conversas.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo/Canaltech

Tendo em vista que a ferramenta ainda está sendo desenvolvida, até o momento não há informações sobre quando ela chegará para o público em geral.

 

Via: Canaltech
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

Manual do Servidor