logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

O Instagram está testando um recurso que permitirá que usuários utilizem inteligência artificial para criar fotos de perfil no aplicativo. A novidade foi descoberta e divulgada através do X (antigo Twitter) pelo pesquisador Alessandro Paluzzi.

A nova ferramenta tem o objetivo de oferecer ao usuário a possibilidade de criar uma imagem personalizada a partir de uma foto da galeria, sem que seja necessário recorrer a aplicativos de terceiros para isso.

De acordo com a captura de tela divulgada por Paluzzi, o novo recurso aparece como uma opção abaixo de “Escolher da galeria”, ao selecionar para trocar a foto de perfil. Por enquanto, ainda não há informações sobre quais tipos de imagem poderão ser utilizadas no processo ou até mesmo quais estilos estarão disponíveis para que o usuário possa escolher.

Até o momento, o novo recurso está disponível apenas para algumas pessoas e ainda não há informações sobre quando ou se ele será lançado para o público em geral.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

Nesta terça-feira (12), o site WABetaInfo divulgou que o WhatsApp está desenvolvendo um recurso que permite abrir a galeria de fotos e vídeos na barra de conversa, substituindo o atalho de câmera. A nova interface foi descoberta pelo site através da atualização mais recente do WhatsApp beta para Android 2.24.24.9.

Com a novidade, em vez de abrir a câmera por padrão, é possível clicar no novo ícone da galeria para visualizar fotos e vídeos armazenados, o que diminui as etapas necessárias para compartilhar mídia dentro das conversas.

A nova interface da galeria permite, ainda, que os usuários selecionem imediatamente várias fotos ou vídeos ao mesmo tempo e em qualidade HD automática, simplificando o envio de álbuns.

Uma outra mudança é que o novo processo de compartilhamento de mídia pula a tela do editor de desenho depois que uma foto ou vídeo é selecionado.

Em relação às legendas, o WhatsApp adicionou suporte para álbuns de fotos e vídeos para que os usuários incluam suas próprias legendas. Com isso, é possível adicionar contexto ou notas pessoais a um álbum, por exemplo.

Além disso, quando o usuário enviar mais de uma foto ou vídeo com uma legenda inserida na interface da galeria, o WhatsApp agora agrupa automaticamente as mídias em um único balão de mensagem. Isso acontece mesmo se apenas duas mídias forem enviadas, mas apenas uma legenda for incluída.

O mensageiro ganhou, também, uma melhoria que faz com que agora detalhes do álbum sejam exibidos e visualizados na lista de conversas. Isso significa que agora os usuários podem ver o número de itens em um álbum diretamente da lista, deixando mais claro quando a última mensagem compartilhada na conversa inclui várias fotos ou vídeos.

Até o momento, a novidade está disponível apenas para alguns testadores beta que instalarem as últimas atualizações do WhatsApp beta para Android. Porém, o novo recurso será lançado para mais usuários nas próximas semanas.

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

O YouTube está testando uma navegação semelhante à do TikTok para os vídeos longos da plataforma. A novidade foi relatada pelos usuários através das redes sociais.

A ferramenta deve permitir que o usuário avance para o próximo vídeo da fila de reprodução apenas ao arrastar a tela para cima, quando o conteúdo estiver em tela cheia. Da mesma forma, ao arrastar para baixo, o usuário será direcionado ao vídeo anterior.

Atualmente, o mesmo gesto de arrastar a tela para cima abre a lista de vídeos recomendados, mas sem sair do modo de reprodução do vídeo.

Até o momento, a novidade está disponível apenas para algumas pessoas. Não há informação sobre quando o recurso chegará para todos, tampouco se o teste será implementado na versão estável do YouTube.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

Na última sexta-feira (08), o Google liberou o Google Vids, uma nova plataforma de geração de vídeos com inteligência artificial do Gemini. A novidade é capaz de interpretar textos e transformá-los em vídeos explicativos completos.

O objetivo é que o Google Vids seja utilizado para criar vídeos de treinamento, resumo de reuniões, transformar artigos de suporte ao cliente em vídeos, além de compartilhar anúncios de maneira mais orgânica e com maior facilidade de entendimento.

O Google Vids permite que o usuário envie documentos, gravações de áudio, vídeos e slides. Também é possível fazer a combinação de vários arquivos diferentes para criar os vídeos.

A plataforma possui, ainda, suporte para inserção automática de filmagens, criação de scripts e narrações com inteligência artificial (que ficarão disponíveis em 2026).

 

O Google Vids é compatível com as versões mais recentes do Chrome, Microsoft Edge e Firefox. Apesar disso, ele também pode funcionar de maneira mais limitada em outros navegadores.

A novidade começou a ser liberada gradualmente para usuários do Google Workspace em 7 de novembro e deve ficar disponível para todos nos próximos 15 dias.

 

Via: TudoCelular
Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash

O YouTube irá aprimorar o controle de velocidade dos vídeos, fazendo com que ele fique mais preciso e mais refinado.

O recurso de acelerar e desacelerar vídeos faz parte do YouTube há algum tempo, porém, as opções de acelerar ou desacelerar sempre foram fixadas em valores pré-determinados entre 0,25 e 2x. Com a atualização, o usuário pode escolher colocar a aceleração em qualquer ponto entre 0,25x e 2x.

Vale ressaltar que as opções pré-determinadas ainda estão disponíveis, o que significa que as velocidades tradicionais estão acessíveis em botões na parte inferior da tela. Com isso, o usuário pode facilmente ajudar para a velocidade que já está habituado.

A novidade deve ser distribuída de forma gradativa para todos os usuários no app do YouTube para Android e iOS.

 

 

 

Via: TecMundo
Imagem:  Szabo Viktor/Unsplash

Manual do Servidor