logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

A Microsoft anunciou que agora não será mais possível validar o Windows de maneira offline. A ativação por telefone, que era a última alternativa que estava disponível para computadores sem acesso à internet, parou de funcionar no Windows 11, 10 e 7.

A mudança, portanto, tornou obrigatório que o usuário esteja conectado para concluir o processo de validação do sistema operacional.

Segundo o site Canaltech, por mais que a alteração ainda não seja exibida na documentação oficial de suporte, tentativas de abrir o Windows por telefone mostram uma mensagem automática que informa que o processo passou a ser realizado online. Esse aviso encaminha o usuário para o Portal de Ativação de Produtos da Microsoft.

Antes da modificação, era possível ativar o Windows sem a necessidade de estar conectado à internet através da opção “Ativar por telefone”, em que o usuário recebia um código para concluir a validação. O recurso era utilizado por usuários de computadores que eram mantidos offline por motivos de segurança, em ambientes corporativos ou em laboratórios, por exemplo.

Com o encerramento da opção de ativação por telefone, a alternativa oficial que resta é a ativação online. Para isso, é preciso que o usuário conecte o computador à internet e conclua o processo utilizando uma chave válida ou uma licença digital vinculada à conta Microsoft.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Windows/Unsplash

A primeira atualização de 2026 do Telegram traz novidades como resumos por IA e novo design. As novidades foram divulgadas pelo blog do próprio mensageiro nesse sábado (3).

Postagens longas nos canais agora podem ser resumidas instantaneamente, para que os usuários possam saber as últimas notícias mais rapidamente. As páginas da Leitura Rápida agora mostram um resmo automático por IA no topo da tela.

De acordo com a publicação do blog, os novos resumos feitos por IA são alimentados por modelos de código aberto executados na Cocoon, que é uma rede descentralizada projetada para maximizar a privacidade, sendo criptografada de forma segura.

Além disso, a versão para iOS do mensageiro também ganhou um novo design, sendo compatível agora com Liquid Glass, contando com elementos transparentes e efeitos de refração em todo o app. Esses efeitos podem ser controlados pelos usuários para maximizar o desempenho e aumentar a autonomia da bateria. Para isso, basta ir em Configurações > Economia de Energia.

 

Via: Blog do Telegram
Imagem: Dima Solomin/Unsplash

O WhatsApp ganhou algumas novidades especiais para celebrar o Ano Novo, trazendo novas figurinhas, efeitos nas ligações de vídeos e novas reações. A atualização foi divulgada pelo blog do mensageiro nessa segunda-feira (29).

O update traz um pacote de figurinhas 2026; efeitos nas ligações de vídeo que permitem adicionar fogos de artifício, confetes e animações de estrelas que iluminam a tela; reações de confetes animados, que permitem que os usuários utilizem emoji de confetes para reagir a mensagens; além das figurinhas animadas nos status, em que o usuário pode utilizar um layout especial de 2026 com uma figurinha animada.

A atualização especial de fim de ano deve ficar disponível para os usuários até o dia 2 de janeiro de 2026.

 

 

 

Via: Blog do WhatsApp
Imagem: Divulgação/WhatsApp

O Google começou a permitir que os usuários troquem endereços de e-mail terminados em “@gmail.com”. A novidade chega para ajudar pessoas que criaram suas contas há muitos anos e não se identificam mais com o nome de usuário escolhido na época.

Apesar da chegada da mudança, o recurso ainda é muito limitado, tendo em vista que a informação foi exibida apenas na página de suporte do Google em hindi e ainda não há previsão de quando a funcionalidade será liberada para todos.

Antes da novidade, o Gmail não permitia que os usuários substituíssem um endereço terminado em “@gmail.com” por um outro nome. Isso significa que, quando o usuário se arrependia do nome escolhido, precisava criar uma nova conta. A única exceção permitida era para a migração de contas criadas em plataformas de terceiros, como o Outlook ou Yahoo.

Como funciona a novidade

Segundo as informações divulgadas na página de suporte, cada conta poderá modificar o endereço “@gmail.com” três vezes e o e-mail antigo será mantido como alternativo, o que significa que mensagens enviadas ao e-mail original continuarão chegando normalmente na mesma caixa de entrada.

Vale ressaltar que a mudança não causa alteração em nenhum dado já armazenado na conta, como por exemplo fotos, arquivos, mensagens e e-mails anteriores.

Depois de cada alteração, o usuário deve seguir algumas regras importantes, que são: não criar um novo endereço “@gmail.com” por um período de 12 meses; o novo e-mail não poderá ser excluído; o endereço antigo pode ser reutilizado a qualquer momento.

Além disso, tanto o endereço original quanto o novo podem ser utilizados para login em todos os serviços do Google, o que inclui Gmail, Maps, YouTube, Google Play e Drive.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash

O WhatsApp está testando um recurso que permite que os usuários que utilizam o app por meio do Apple Watch controlem o relógio através do celular. A informação foi divulgada nesta terça-feira (23) pelo site WABetaInfo, que encontrou a novidade na versão beta mais recente do WhatsApp para iOS 25.37.10.71.

O site cita que haverá uma lista de periféricos vinculados à conta do WhatsApp que se conectam automaticamente, sem solicitar que o usuário escaneie um QR Code ou que insira um código de verificação de 6 dígitos.

Até o momento, apenas o Apple Watch é compatível, mas é possível que mais dispositivos sejam implementados ao recurso em uma atualização futura.

Vale ressaltar que, diferentemente dos dispositivos vinculados, os periféricos não podem ser desconectados manualmente através das configurações do WhatsApp. Portanto, para desemparelhar um periférico, é necessário desinstalar o aplicativo diretamente do smartwatch para desvincular a conta.

Por enquanto, o recurso que mostra os periféricos conectados à conta está disponível somente para alguns usuários que instalaram a versão beta mais recente do WhatsApp para iOS pelo TestFlight. Ainda não há previsão de quando a novidade chega para todos os usuários.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: mariia-shalabaieva/Unsplash

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.