logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

O chatbot com IA da Microsoft Copilot para PC ficará disponível para mais usuários. A empresa anunciou nesta semana a distribuição da prévia a outros dispositivos elegíveis com Windows 11 (versão 22H2 ou mais recente) e Windows 10 (22H2) que ainda não receberam o serviço.

Com isso, mais pessoas poderão acessar os recursos de inteligência artificial da Microsoft pelo próprio computador, bastando clicar no ícone do Copilot na barra de tarefas ou acessar através do atalho Windows + C. Porém, mesmo com a distribuição para mais pessoas, nem todos os usuários receberão o chatbot ao mesmo tempo.

A nova expansão do Windows 11 vai impactar quem tem a versão 22H2 ou 23H2 do sistema operacional instalada. Com isso, caso a pessoa ainda não tenha recebido o recurso, o Copilot pode surgir na barra de tarefas a qualquer momento. Já no Windows 10 (versão 22H2), o serviço deve chegar aos demais computadores a partir do fim do mês, o que significa que pode ser a qualquer momento. A previsão é de que a nova fase de distribuição seja concluída em maio deste ano.

Vale ressaltar que o Copilot do Windows já está disponível para muitas pessoas, mas a ferramenta ainda é uma prévia, o que significa que ainda não chegou à versão final. Até o momento, não há previsão de uma estreia da versão final do Copilot para Windows.

 

Via: Canaltech
Imagem: Divulgação/Microsoft

O Spotify anunciou nesta quinta-feira (21) o lançamento de um novo recurso para a versão do app para desktop, que agora conta com um miniplayer, uma janela compacta e resumida que aparece enquanto o usuário navega no PC.

A janela traz alguns controles básicos de reprodução de áudios enquanto o usuário utiliza outros aplicativos no computador. Esses controles são válidos tanto para músicas quanto podcasts e incluem opções como trocar de música, começar, pausar ou pular alguns segundos do arquivo.

Com isso, não é necessário ficar voltando para a janela do aplicativo para aumentar o volume ou trocar a música, por exemplo. Esse atalho chega para ajudar o usuário a manter o foco e diminuir as distrações na tela.

Como ativar o miniplayer

Para ativar o miniplayer, basta clicar no ícone do recurso, que fica na janela de reprodução de um áudio. Porém, vale destacar que o miniplayer está disponível somente para os usuários assinantes do Premium do Spotify.

Além de ser um atalho para áudio, ele também vale para uma janela para visualização de vídeo, que pode ser clipe musical ou podcast com imagem. Nesse caso, o quadro fica um pouco maior e oferece mais recursos, como por exemplo avançar ou voltar apenas alguns segundos do vídeo de uma vez só.

Essa janela é personalizável, o que significa que é possível ajustar o tamanho e a localização dela na tela.

 

Via: TecMundo
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

A Google Play Store recebeu um novo recurso que usa inteligência artificial. Com isso, agora a tela principal de aplicativos e jogos mostra um resumo automático com os destaques de cada aplicativo.

O resumo é gerado em forma de tópicos e fica posicionado em uma janela retangular logo abaixo do botão de instalação e acima das imagens, bastando clicar no botão “Mostrar” para expandir as informações. Através desse resumo, o app mostra detalhes sobre o jogo ou aplicativo, como por exemplo quais são as seções principais, algumas das funções mais relevantes e as possibilidades de uso.

Essa ferramenta tem o objetivo de ajudar os usuários que não conhecem as informações principais do software em questão e não querem ler a descrição fornecida pelo desenvolvedor, que muitas vezes é longa ou não traz todas as informações necessárias.

Tendo em vista que o Google começou a implementar a novidade recentemente, é possível que a disponibilidade seja gradual e varie de acordo com o dispositivo e a região.

 

Via: TecMundo
Imagem: Mika Baumeister/Unsplash

Por: Letícia Nascimento

A primeira turma do curso Marketing Digital, oferecido pelo CIDAC em parceria com a Recode, iniciou as aulas nessa segunda-feira (18). A segunda turma de Marketing Digital iniciará as aulas nesta terça-feira (19).

O curso é oferecido para jovens e adultos, de 18 a 30 anos, com o objetivo de capacitar os alunos para a criação de estratégias de comunicação nas mídias digitais. Os módulos abordados serão introdução ao Marketing Digital, mídias sociais e internet segura.

A coordenadora dos cursos CIDAC/Recode, Ana Paula Mathias, destacou o grande interesse dos alunos pelo curso.

“Ontem foi iniciado o curso Marketing Digital, com a primeira turma de jovens, e foi muito proveitoso. Todos se mostraram dispostos a aprender novas ferramentas de empreendedorismo e soluções para atuar no mercado digital. Hoje teremos a segunda turma, que também passou pelo processo seletivo após as inscrições e está super animada”, disse.

Também serão iniciadas nesta terça-feira (19) as aulas do curso “M30+”, que faz parte do projeto “Empoderamento Digital para Mulheres 30+”, uma parceria entre o CIDAC e a Recode. O intuito desse curso é oferecer para mulheres, de 30 a 59 anos, a oportunidade de aprender informática básica.

Ana Paula também ressaltou a contribuição do curso M30+ para a qualificação das mulheres.

“O ‘M30+’ é um sonho que está sendo realizado. Eu convivo desde sempre com mulheres que são exemplos de força, porém algumas delas não tiveram oportunidade de acompanhar a evolução tecnológica. O Curso Básico de Informática que estamos oferecendo é uma grande oportunidade de expansão pessoal, profissional e até emocional, pois abrirá novas possibilidades na vida destas mulheres”, concluiu.

 

Imagens: CIDAC

O aplicativo do Google Fotos está recebendo uma atualização e agora possui uma aba intitulada “Documentos”, que identifica automaticamente vários arquivos e os cataloga em diferentes categorias. A novidade está chegando automaticamente para as versões para Android e iOS, mas é possível desativá-la.

A aba traz nove categorias no total: Anotações; Capturas de tela; Documentos de identificação; Formas de pagamento; Informações sobre eventos; Livros e revistas; Receitas e cardápios; Recibos; Redes sociais.

Com isso, o Fotos consegue agilizar a busca por uma captura de tela específica, como um comprovante de Pix ou um documento pessoal escaneado, por exemplo. Para isso, basta abrir a pesquisa do aplicativo, clicar na aba e escolher a categoria desejada. Além disso, ao abrir uma imagem que faz parte de alguma das categorias, o aplicativo mostra uma etiqueta no canto superior esquerdo da tela, informando de qual categoria a imagem faz parte.

Para usar a novidade, abra o aplicativo do Google Fotos, clique no ícone de pesquisa, encontre a aba “Documentos” e toque em “Ver tudo”, escolha uma categoria para ver os resultados correspondentes. Para desativar, basta abrir a tela de documentos, acessar uma categoria e ativar a opção “Arquivar após 30 dias”.

O novo recurso já está disponível no aplicativo do Google Fotos para celular a partir das versões 6.74 do Android e 6.107.3 do iOS. Caso a novidade ainda não tenha ficado disponível, o ideal é manter o aplicativo atualizado para recebê-la. Até o momento, o recurso não está disponível na versão para navegadores.

 

Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

Manual do Servidor