logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

O WhatsApp está testando recursos que irão oferecer aos usuários uma experiência aprimorada para as chamadas de voz e vídeo. As novidades foram encontradas na atualização beta para Android 2.25.10.16 pelo site WABetaInfo, que divulgou a informação nesse sábado (05).

Com o update, os testadores podem experimentar três novos recursos. O primeiro deles é o botão de mute (“mudo”, em tradução livre), que aparece ao receber uma ligação e permite que o usuário aceite a chamada enquanto silencia o microfone, o que pode ser útil em situações em que a pessoa precisa aceitar a chamada rapidamente, mas precisa sair de um ambiente barulhento antes de ligar o microfone, por exemplo.

Outra funcionalidade é a capacidade de desativar o vídeo antes de atender a uma chamada de vídeo. Com essa atualização, em ligações inesperadas, por exemplo, o usuário poderá escolher o momento em que ele achar propício para ligar a câmera.

Além disso, a atualização também trará reações de emoji para as videochamadas. O recurso permitirá que a pessoa reaja à ligação em tempo real e sem interromper a conversa. Será possível enviar, por exemplo, o emoji de polegar para cima para concordar com algo que está sendo dito, ou mesmo enviar um emoji rindo para responder uma piada.

Até o momento, as novidades estão disponíveis apenas para alguns testadores beta e deve ser lançada para mais pessoas nas próximas semanas.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Em breve, o Google Mensagens deve receber uma atualização que trará novos recursos. Segundo o site TudoCelular, a novidade foi descoberta na versão beta 20250331_02_RC00, pelo portal 9to5Google.

Um dos destaques do update é a possibilidade de entrar em um grupo de conversa através de um link ou QR Code. A funcionalidade teria sido mencionada no apk da aplicação.

De acordo com as primeiras informações, o link ou o QR Code do grupo de conversa do app de mensagens deve expirar após alguns dias. Haverá a possibilidade, ainda, de resetar a URL a qualquer momento, o que provavelmente permitirá gerar uma nova.

O recurso também irá possibilitar que o usuário selecione um ícone personalizado para o grupo, além de apagar mensagens enviadas para todos. As linhas de código que citam o recurso são:

  • <string name=”invite_via_link”>Invite via link</string>
  • <string name=”snooze_dialog_title”>Snooze notifications?</string>

O aplicativo deve ganhar, ainda, opções relacionadas às menções. Também devem ficar disponíveis funções de silenciar a conversa.

Até o momento, não há previsão de quando as novidades ficarão disponíveis na versão estável do Google Mensagens.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Montagem/CIDAC

A Mozila anunciou a chegada da versão 137 do Firefox. A atualização promete trazer mais do que apenas correções de bugs e melhorias, mas também novos recursos como grupos de abas e novas funcionalidades para PDFs.

Uma das novidades é o grupo de guias, que é um recurso que permite que o usuário agrupe várias abas em uma única, depois de selecionar quais que ele deseja que façam parte desse grupo. A ferramenta oferece a possibilidade de escolher a cor, salvar para acessar em outro momento e também definir um nome para as abas.

Já sobre os PDFs, o navegador ganhou a capacidade de reconhecer todos os links do documento automaticamente, transformando-os em hiperlinks. Agora também é possível assinar os arquivos pelo próprio Firefox, além de utilizar a barra de pesquisas como uma calculadora.

Também é parte das novidades um novo botão de pesquisa unificado. Ele permite trocar o mecanismo de pesquisa a ser usado na barra de endereços partindo de qualquer página. Isso significa que não é necessário ir até as configurações do navegador para fazer as modificações.

Ainda no campo das pesquisas, o navegador também mantém o termo pesquisado até mesmo depois de o usuário fazer a busca. Além disso, a aplicação também começará a fazer sugestões de pesquisas na mesma página e, caso o site seja usado duas vezes, o usuário será aconselhado a adicionar o site juntamente com os demais mecanismos de pesquisa.

A versão do navegador para iOS do app recebeu atualização e agora possui um seletor de ícones personalizáveis, além de suporte ao modo escuro do sistema e outras melhorias que também estão relacionadas a PDFs.

A atualização está sendo liberada gradativamente, o que significa que pode levar um tempo até que todos os usuários recebam as novidades.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

Por: Letícia Nascimento

Em parceria com a Recode, o CIDAC irá oferecer um novo curso gratuito de tecnologia. Com início das aulas previsto ainda para este mês, a trilha Introdução à Programação será oferecida a jovens e adultos, de 16 a 25 anos.

As inscrições devem ser feitas no período de 2 a 11 de abril, de 9h às 11h, presencialmente no CIDAC. A subsecretaria fica localizada na Avenida José Alves de Azevedo, 278, no Centro.

O curso Introdução à Programação tem o objetivo de apresentar os conceitos básicos de programação, além de ensinar os alunos a utilizarem o App Inventor, uma aplicação criada pelo Google que possui recursos visuais práticos e divertidos, possibilitando a criação de aplicativos de verdade para celular. Com uma carga horária de 40h, a trilha traz quatro módulos: Lógica de programação e algoritmo; Linguagens de programação; Ferramentas de programação visual; e Programando com app Inventor.

A coordenadora dos cursos CIDAC/Recode, Ana Paula Mathias, destaca que o intuito do curso é alcançar um público mais conectado e explorar a criatividade dos alunos.

“Nós participamos de uma semana de empoderamento digital, realizado pela Rede Recode, e reforçamos a ideia de alcançar um público mais jovem e mais conectado. O curso de Introdução à Programação traz conceitos básicos como lógica, algoritmo e ferramentas que exploram a criatividade desses jovens e adultos”, explicou.

Vale ressaltar que, para realizar a inscrição para o curso Introdução à Programação, é necessário ter conhecimentos básicos de informática.

Ana Paula ressaltou, ainda, que o projeto do curso para Mulheres 30+ irá continuar, mas por enquanto não serão abertas novas inscrições.

“Daremos continuidade também ao projeto Mulheres 30+, onde ensinamos mulheres sem nenhuma experiência em tecnologia a usar as ferramentas básicas de informática. Vale informar também que, para este curso, nós já temos cadastros reservas, e serão chamados também nos próximos dias”, concluiu.

 

Imagem: CIDAC

O acesso ao Gemini 2.5 Pro, novo modelo de IA mais inteligente do Google, foi liberado para todas as contas gratuitas do Gemini. A novidade chegou à versão web na sexta-feira (29) e aos celulares no sábado (30).

A variante 2.5 Pro pode ser considerada um modelo de raciocínio. Isso porque ela detalha o processo de pensamento em etapas, até que ela chegue a uma resposta.

Para utilizar o Gemini 2.5 Pro gratuitamente, basta acessar o Gemini (AQUI), pressionar sobre o nome do modelo no topo da tela, selecionar 2.5 Pro (experimental) e enviar o prompt.

Vale ressaltar que, devido ao novo modelo ser experimental, alguns erros podem acontecer durante o uso.

Modelos que podem ser utilizados no Gemini gratuitamente

O usuário pode utilizar gratuitamente no Gemini os modelos Gemini 2.0 Flash (voltado para respostas rápidas); Gemini 2.0 Flash Thinking (indicado para raciocínio avançado); Deep Research (faz pesquisas longas e cria relatórios); Personalization (considera o histórico de buscas para gerar respostas); e 2.5 Pro (modelo de raciocínio para tarefas mais complexas).

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.