logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

As legendas das postagens do Instagram podem passar por uma mudança em breve. Isso porque a plataforma está testando um limite para o uso de hashtags inseridas nas legendas dos posts do feed.

Segundo o site Canaltech, o portal DroidApp divulgou que alguns usuários da Meta que moram em outros países perceberam que o aplicativo começou a restringir o uso de hashtags, permitindo apenas três por publicação. Apesar disso, em testes realizados pelo Canaltech, o site verificou que foi exibido um limite de cinco hashtags por legenda, o que indica que o recurso ainda está passando por testes.

A provável modificação na plataforma para reduzir o uso de hashtags pode fazer parte de uma medida do Instagram para diminuir a “poluição visual” nas postagens. Além disso, a utilização de entre 10 a 20 hashtags pode ser interpretada pelos algoritmos como spam, causando um efeito inverso e reduzindo a visibilidade do conteúdo.

Apesar disso, vale ressaltar que as hashtags ainda são importantes para separar as publicações em categorias e, assim, facilitar a descoberta de novos conteúdos.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash

O Google Chrome para Android deve receber um recurso já presente na versão de Desktop. A funcionalidade em questão é a que permite que o usuário fixe as abas que desejar.

A versão experimental do aplicativo geralmente recebe funções que podem chegar à versão estável depois, porém essa funcionalidade especificamente também já pode ser ativada manualmente pelos usuários que desejarem, através de uma flag no Chrome estável (chrome://flags/#android-pinned-tabs).

Quando é habilitado, o recurso pode ser utilizado após uma reinicialização do programa. A opção de fixar uma guia é exibida ao pressionar e segurar na que desejar e, depois disso, é só selecioná-la para que essa guia específica seja prioridade entre as outras abas.

O recurso pode ser útil para os usuários que desejam organizar melhor as diversas abas abertas, ou até mesmo para impedir que o usuário feche uma aba por acidente enquanto clica no botão “X” para fechar as demais guias.

Embora a data de lançamento do recurso que permite fixar abas ainda não tenha sido divulgada, é provável que a novidade seja distribuída para todos os usuários do Android em breve.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Deepanker Verma/Pexels

O WhatsApp está testando uma opção de reagir a uma atualização de Status utilizando um adesivo de emoji. A novidade foi encontrada na atualização 2.25.36.6 pelo site WABetaInfo, que divulgou a informação nessa quinta-feira (27).

A novidade irá permitir que os usuários reajam a atualizações de status através de adesivos de emojis. O recurso irá funcionar da mesma forma que os Stories do Instagram, em que os criadores podem posicionar uma figurinha de emoji diretamente em uma foto ou vídeo para que os espectadores entendam imediatamente como interagir com o conteúdo.

Apesar de o emoji de rosto com olhos de coração ser a opção padrão para os adesivos de reação, os usuários poderão personalizar com os emojis que desejarem. Isso porque, antes de publicar uma atualização de Status, os criadores poderão ver todos os emojis e selecionarem aquele que melhor reflete o humor, o tema ou a intenção emocional do conteúdo.

Assim como funciona nos Stories do Instagram, assim que o usuário clica no adesivo, o WhatsApp envia instantaneamente a reação ao autor da publicação, para que ele saiba quais usuários reagiram à publicação. Vale ressaltar que apenas o autor da publicação pode visualizar quem reagiu ao conteúdo.

Até o momento, a novidade está disponível para alguns testadores beta que instalaram as atualizações mais recentes do WhatsApp beta para Android na Google Play Store. Além disso, segundo o WABetaInfo, alguns usuários da versão estável do mensageiro também relataram ter recebido acesso, o que significa que a distribuição pode estar sendo expandida para receber um feedback mais amplo sobre a novidade.

Ainda de acordo com o site, nas próximas semanas mais usuários do Android devem receber gradualmente a nova ferramenta.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Por: Letícia Nascimento

Nessa terça-feira (25), aconteceu a entrega de certificados aos alunos que concluíram o módulo avançado do curso Introdução à Programação, oferecido pelo Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC).

O primeiro módulo do curso foi concluído em setembro, quando os alunos receberam o certificado da primeira fase. Nesse módulo básico, eles aprenderam como funcionam as ferramentas digitais Windows, Word, PowerPoint e Excel.

Já no segundo módulo, foi oferecido aos alunos o curso Introdução à Programação, que tem o objetivo de apresentar os conceitos básicos de programação, além de ensinar a utilizar o App Inventor, uma aplicação criada pelo Google que possui recursos visuais práticos e divertidos, possibilitando a criação de aplicativos de verdade para celular. Nessa trilha, os alunos aprendem Lógica de programação e algoritmo; Linguagens de programação; Ferramentas de programação visual; e Programando com app Inventor.

As novas turmas serão formadas no próximo ano e as inscrições serão abertas em breve. As informações serão divulgadas através do portal do CIDAC e do Instagram @campos.cidac.

 

Imagens: CIDAC

A Microsoft anunciou mudanças no Explorador de Arquivos do Windows 11. As alterações estão presentes pela primeira vez na atualização Preview Build 26220.7271 (ou KB5070307).

De acordo com as informações divulgadas pela empresa, os aprimoramentos diminuíram a quantidade de opções ativadas no menu de contexto quando o usuário clica em um arquivo com o botão direito do mouse ou touchpad.

A Microsoft removeu ou condensou algumas opções de ação que eram pouco ou nunca usadas, facilitando assim a utilização e o carregamento do menu. Recursos como compressão, rotação e adição como fundo de tela em uma imagem agora aparecem como um submenu próprio, chamado por enquanto de “Gerenciar Arquivo”.

Além disso, o Explorador de Arquivos agora será pré-carregado no sistema operacional e passará a operar em segundo plano para aprimorar o desempenho da própria pasta.

Com isso, quando o usuário precisar acessar a função, ela vai abrir mais rapidamente e com mais dinâmica, praticamente sem causar impactos no desempenho do computador. Os usuários que não quiserem habilitar o carregamento prévio da pasta poderão desativar o recurso nas configurações, mas vale lembrar que ele será habilitado por padrão.

A atualização já está disponível para usuários do programa de testes Windows 11 Insiders e, de maneira gradual, será disponibilizada para mais usuários.

Mudanças trazidas pela atualização Preview Build 26220.7271

A atualização traz a experiência Xbox em janela de tela cheia, que tem uma interface parecida com os consoles da Microsoft, para que o usuário possa se concentrar mais em um jogo em um desktop, notebook ou tablet, além dos consoles portáteis.

Um modo de recuperação pontual (Point-in-time) para o Windows foi implementado para restaurar o PC para um momento exato no tempo, o que facilita a restauração do aparelho após problemas.

Chegam também melhorias no reconhecimento do comando de voz do usuário, com a conversão desses conteúdos para texto, reconhecendo a necessidade de pontuação e correções gramaticais que forem necessárias.

Além disso, também foi implementada a continuidade do uso de alguns aplicativos do Android para o PC, incluindo ferramentas do Microsoft 365 Copilot ou até do navegador.

Agora também é possível desinstalar aplicativos da Microsoft Store dentro da página da biblioteca de aplicativos do próprio Windows.

Foram feitas, ainda, correções de bugs e otimizações no geral. A lista com todas as mudanças feitas pela atualização pode ser conferida no blog do Windows Insider.

 

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Divulgação/Microsoft

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.