logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Por: Letícia Nascimento

Na manhã desta segunda-feira (01), a equipe do CIDAC participou de uma reunião que teve como pauta a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O objetivo foi debater as principais informações sobre LGPD e sua importância, tendo em vista que o CIDAC irá organizar o “1° Seminário Municipal sobre LGPD – A relevância da proteção de dados em uma era digital”, que acontecerá no próximo dia 25 de setembro.

O encontro foi conduzido pelo analista de sistemas do CIDAC, Alexandre Lessa, que abordou os pontos mais relevantes da LGPD, entre eles os fundamentos, princípios e as hipóteses de tratamento de dados.

Ainda durante a reunião, o subsecretário do CIDAC, José Vicente Alves, falou sobre as expectativas para o seminário.

“Então, saímos daqui hoje imbuídos de mais conhecimento e que o nosso seminário venha a trazer essa vertente para o nosso município”, disse.

O “1° Seminário Municipal sobre LGPD – A relevância da proteção de dados em uma era digital” contará com grandes nomes da sociedade civil de Campos e do Estado falando sobre o que é a Lei Geral de Proteção de Dados; a importância da Lei; o impacto do vazamento de dados nas organizações e redes sociais; crimes cibernéticos; entre outras pautas relevantes dentro do tema.

 

 

Imagem: CIDAC

Por: Letícia Nascimento

Na manhã desta quinta-feira (27), representantes do CIDAC e da Secretaria Municipal de Defesa Civil se reuniram para alinhar demandas da Secretaria.

Segundo o subsecretário do CIDAC, José Vicente Alves, o objetivo da reunião foi apresentar à Defesa Civil os projetos que estão sendo desenvolvidos para atender à demanda da criação de um sistema interno de protocolo para a Secretaria.

“A Defesa Civil nos procurou para a criação de um sistema interno de protocolo, para que eles possam dar resultados pros munícipes. Então, nós vamos agregar esse sistema ao SUAP, passar a fazer o atendimento à população pela Secretaria de Defesa Civil através do SUAP. Nós vamos criar um formulário público, onde a demanda solicitada vai ser cadastrada e seguir o rito interno, dentro da Secretaria de Defesa Civil, para ser atendida. O objetivo é que isso gere informações não só pra população, mas pra criação de relatórios e material gráfico para a própria Defesa Civil”, explicou.

O secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, destacou a importância de trabalhar em parceria com o CIDAC.

“Quando a gente consegue vir pra um órgão também que hoje tem uma roupagem nova, uma roupagem avançada e dinâmica como é o CIDAC, e eu tenho a grata satisfação de presenciar isso, porque a Defesa Civil se fez presente aqui e verificou de perto toda essa atenção, toda essa assistência, a preocupação de tornar todas as ações das secretarias mais transparentes para a população. Então, estar aqui hoje construindo alguns projetos, criando algumas ferramentas, é algo extraordinário”, disse.

Pascoutto ressaltou, ainda, a relevância desses projetos para a população.

A gente tem que estar feliz de estar participando de um governo que está investindo em inovação, e essa integração entre Defesa Civil e CIDAC vai trazer bons frutos não só pro governo, mas para uma população que quer transparência e que quer estar linkada ao governo, e a oportunidade está sendo dada através desse aprendizado nosso na construção dessas ferramentas”, concluiu.

 

 

Imagem: CIDAC

O Threads deve ganhar, em breve, a opção de postagens temporárias e uma guia de “Mídia”. As informações foram divulgadas pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi através de uma publicação em seu perfil no X (antigo Twitter).

Na postagem, Paluzzi explica como funcionaria a configuração de postagem temporária e mostra que a rede social deve exibir o aviso “O seu post e todas as repostas serão automaticamente apagados em 24 horas e removidos do seu perfil” (em tradução livre).

Essa nova funcionalidade pode ser muito útil para perfis de comunidades que quiserem gerar discussões sobre determinados assuntos que não devem ficar fixos no perfil por não serem adequados para a página em questão, por exemplo.

Já a guia de “Mídia” é bastante semelhante ao X, permitindo que os usuários vejam, ao visitar um perfil, quais foram as imagens ou vídeos pulicados por aquela conta. Serão exibidas as postagens próprias e as respostas.

Até o momento, não há informações de quando as novidades serão de fato implementadas na rede social.

 

Via: TudoCelular
Imagem: Fachrizal Maulana/Unsplash

Nessa segunda-feira (24), o Google anunciou que a barra lateral do Gemini agora está disponível no Gmail. A coluna é semelhante ao Copilot e permite consultar o assistente com inteligência artificial de maneira rápida, sendo possível até mesmo fazer interações com base no conteúdo visível na tela.

A coluna lateral é alimentada pelo Gemini 1.5 Pro e é capaz de ajudar a resumir o conteúdo de mensagens recebidas, sugerir respostas para e-mails, ajudar a revisar rascunhos e responder perguntas gerais com base no conteúdo que está na caixa de entrada.

Essa ferramenta é a mesma que já está disponível no Docs, Planilhas e Apresentações, mas adequada à rotina de quem precisa se comunicar por e-mail.

De acordo com informação divulgada pelo Google, a novidade também está disponível no aplicativo do Gmail para Android e iOS.

A coluna de interação com o Gemini no Gmail está sendo liberada de maneira gradativa ao longo dos próximos dias – até três dias após a estreia da função, logo, até quinta-feira (27). No celular, o novo recurso será distribuído para todos em até 15 dias.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

O WhatsApp está desenvolvendo um recurso para trazer um discador nativo para o app. Através da novidade, os usuários poderão fazer chamadas diretamente de dentro do aplicativo, sem que seja necessário salvar os contatos.

A novidade foi divulgada pelo site WABetaInfo, que anunciou que o recurso já está sendo liberado para alguns usuários do programa beta e que ele foi encontrado na atualização beta do WhatsApp para Android 2.24.13.17.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Como é possível ver na captura de tela, o recurso traz um novo discador no aplicativo, permitindo que os usuários façam chamadas rapidamente. O botão ficará localizado na aba de chamadas para facilitar o acesso ao discador do aplicativo.

Além disso, após inserir um número de telefone, os usuários poderão salvá-lo rapidamente na agenda como um novo contato ou adicioná-lo a um cartão de contato já existente. Um atalho de mensagem também ficará disponível para um número que inicialmente o usuário pretendia discar, mas que depois preferiu enviar uma mensagem.

O novo recurso informa, ainda, se o número digitado está cadastrado no WhatsApp, permitindo que o usuário saiba instantaneamente se é possível utilizar o WhatsApp para aquele contato.

Até o momento, o novo recurso está disponível para alguns testadores beta que possuem instaladas as atualizações mais recentes do WhatsApp beta para Android. A novidade deve ser lançada para mais pessoas nos próximos dias.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Eyestetix Studio/Unsplash

Manual do Servidor