logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

O Google anunciou que o Google Assistente deixará de funcionar nos dispositivos. A ferramenta ficará disponível para os usuários somente até março de 2026.

O Google Assistente ficou conhecido pela ativação através do comando “Ok, Google” e por realizar tarefas como criar alarmes e fazer ligações para contatos específicos. Porém, o serviço tinha limitações nas respostas a perguntas mais complexas.

Com isso, o fim do serviço já era esperado, tendo em vista as diversas atualizações recebidas pelo Gemini. A ferramenta de IA do Google atende não somente às demandas de seu antecessor, mas também oferece mais recursos e maior capacidade de interpretar comandos em linguagem natural, gerando assim respostas mais personalizadas.

A transição de uma ferramenta para outra já está acontecendo e, depois de concluída, o Google Assistente será removido das lojas de aplicativos, enquanto o Gemini passará a ser a única opção para que a maioria dos usuários façam pesquisas rápidas e inteligentes.

Essa mudança também deve afetar os motoristas que usam o Android Auto, considerando que muitos carros ainda dependem do Google Assistente. Apesar disso, o Google já começou a liberar globalmente o Gemini para o serviço.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: appshunter.io/Unsplash

Através de seu blog, o WhatsApp anunciou nessa quinta-feira (20) o relançamento do Recado. O recurso foi o primeiro lançado pelo mensageiro e agora volta com aprimoramentos.

O Recado é uma frase curta (podendo conter emoji) exibida na parte de cima das conversas individuais e também no perfil do usuário. Assim como acontece nas Notas do Instagram, é possível clicar sobre o Recado para enviar uma resposta diretamente na conversa.

Por padrão, o texto do Recado é exibido por 24h, mas é possível modificar as configurações para que ele desapareça mais rápido ou para que ele seja exibido por mais tempo. Para fazer a alteração de duração, basta acessar Configurações e clicar em “Definir Recado”.

Além disso, o usuário também pode decidir para quem seu Recado será exibido. Nas configurações de privacidade, é possível definir se o texto será exibido somente para os contatos ou para mais pessoas.

Quanto à disponibilidade, o recurso já está sendo distribuído para todos os usuários.

 

 

Via: Blog do WhatsApp
Imagem: Reprodução/Blog do WhatsApp

Nessa terça-feira (18), a Microsoft anunciou novas ferramentas de inteligência artificial para o Microsoft 365. As novidades incluem capacidades específicas e otimizadas de agentes de IA para Word, Excel e PowerPoint.

Com a novidade, os usuários agora podem criar apresentações de slides, textos ou planilhas a partir de comandos complexos escritos, que podem incluir tanto ações diretas do arquivo quanto sugestões de conteúdos e suas estruturas.

O prompt é escrito em uma conversa embutida diretamente em cada um desses aplicativos, em que a resposta será dada através da utilização dos modelos de argumentação mais recentes. O conteúdo é criado separadamente pela IA e só depois é adicionado a um novo arquivo, aumentando assim a qualidade da entrega.

Além da criação de arquivos, os agentes de IA também respondem perguntas, auxiliam o usuário a moldar a estrutura de documentos e são capazes, ainda, de alterar o tom de voz ou o vocabulário, dependendo da finalidade da criação (como por exemplo um trabalho escolar ou uma apresentação corporativa).

Essas ferramentas ainda serão aprimoradas com o tempo, inclusive levando em consideração as sugestões que serão dadas pela comunidade.

No Excel, a IA pode aproveitar dados dos arquivos do usuário, e-mails e conversas para criar planilhas que são até modelos analíticos inteiros. A IA pergunta ao usuário, inclusive, quais as métricas e o design preferido para a criação de ilustrações e gráficos.

No PowerPoint, o usuário pode solicitar à IA uma apresentação baseada em um tema ou arquivo específico e selecionar o template, o tamanho e até mesmo o nível de detalhamento que desejar que os slides tenham. A criação leva somente alguns segundos para ficar pronta e pode ser completamente modificada pelo usuário.

Já o Word agora é capaz de transformar ideias em um conteúdo estruturado com vários formatos possíveis de texto, perguntando ao usuário preferências como o tom desejado e o objetivo do material.

Essas novidades fazem parte do Frontier, um programa de testes que conecta usuários diretamente às mais recentes inovações em IA da Microsoft, mesmo que em versões de teste.

A Microsoft anunciou, ainda, a chegada de agentes de IA autônomos na barra de tarefas do Windows 11.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: BoliviaInteligente/Unsplash

A Microsoft implementou uma nova ferramenta no Teams para os usuários premium da plataforma. A principal função da novidade é bloquear capturas de tela automaticamente.

Intitulada “prevent screen capture” (impedir captura de tela, na tradução), a ferramenta foi divulgada em maio deste ano, mas só será lançada oficialmente no final do mês de novembro. A funcionalidade é voltada para as reuniões gravadas na plataforma.

Quando o recurso é ativado, ele bloqueia a captura de tela (também chamada de “print”) das chamadas de vídeo, impedindo que a ação seja feita por dispositivos Windows e Android; além de grande parte de aplicativos de terceiros.

Em computadores Windows, caso um usuário tente capturar a tela da chamada de vídeo, será exibido um retângulo preto no lugar do que seria a imagem capturada. Já em celulares ou tablets Android, será exibida ao usuário uma mensagem avisando que a captura de tela está restrita para aquela ação.

Vale ressaltar que os usuários que acessarem a uma reunião utilizando plataformas que não oferecem esse tipo de suporte apenas conseguirão entrar na reunião somente com áudio.

A Microsoft divulgou, ainda, que o bloqueio irá permanecer desativado por padrão no Teams e que os organizadores precisam ativá-lo manualmente antes de cada reunião.

O principal intuito dessa mudança é aumentar a segurança digital dos usuários para evitar vazamento de informações sigilosas, levando em consideração que a plataforma geralmente é utilizada para comunicação corporativa.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Sunder Muthukumaran/Unsplash

A rede social X (antigo Twitter) anunciou o lançamento do Chat, uma nova versão do sistema de mensagens diretas (DMs). A novidade substitui a antiga ferramenta de DMs e passa a oferecer aos usuários recursos como criptografia de ponta a ponta, suporte a chamadas, mensagens que desaparecem e novas funções de controle.

O Chat traz a criptografia de ponta a ponta tanto para as mensagens quanto para os arquivos enviados. Porém, a empresa divulgou que as informações de metadados, como por exemplo quem recebeu a mensagem ou o horário do envio, não são protegidas.

Uma outra questão é que o sistema ainda não conta com mecanismos capazes de alertar o usuário caso um ataque aconteça, o que significa que se um invasor interno ou a própria plataforma acabar comprometendo uma conversa, o usuário não conseguirá perceber. A empresa divulgou, ainda, que as ferramentas de verificação de autenticidade das mensagens e de identidade dos dispositivos estão em desenvolvimento.

Além da criptografia, o Chat também traz funcionalidades com o objetivo de oferecer mais privacidade aos usuários, incluindo mensagens que se autodestroem após um período selecionado e controles relacionados a capturas de tela, permitindo que o usuário bloqueie completamente o print ou receba alertas quando alguém registrar a conversa.

Outras novidades que foram implementadas são chamadas de voz e vídeo no próprio chat, possibilidade de editar e apagar mensagens, envio de arquivos diversos com proteção E2EE (criptografia de ponta a ponta), controle sobre prints e notificações, futuro suporte a mensagens de voz.

Até o momento, a novidade está disponível para iOS e web, mas deve chegar ao Android em breve.

 

Via: Olhar Digital
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.