logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

O Google Chrome anuncia nessa última quinta-feira (06) que o navegador irá ganhar o modo Picture-in-Picture (PiP) automático disponível somente para a versão de desktop. Ele permite que a janela reduzida para reprodução apareça automaticamente quando o usuário alternar para outra guia.

Imagem: Google/TudoCelular

Com o novo modo, os sites poderão personalizar os controles de reprodução, como é possível observar na captura de tela acima com o exemplo do Spotify.

Para aprimorar o funcionamento do modo PiP automático, o Google exigiu alguns requisitos: URL segura para a mídia, se ela está ou esteve em execução nos últimos dois segundos, se controles para a mídia foram registrados no navegador e se o usuário permitiu que a página usasse este recurso.

Para desativar esta funcionalidade basta o usuário clicar no ícone do lado esquerdo da URL na barra de endereços e desabilitar a opção “Picture-in-Picture automático” na caixa de permissões.

Com o lançamento do Chrome 134, o recurso será liberado para todos de forma gradativa; porém ele pode ser habilitado manualmente através do endereço chrome://flags/#auto-picture-in-picture-for-video-playback.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

O site WABetaInfo anunciou, nesta segunda-feira (10), que o WhatsApp está desenvolvendo um recurso para aprimorar o acesso às ferramentas de criação de Status. A informação foi encontrada na atualização beta para Android 2.25.3.22.

Com a nova funcionalidade, o processo de compartilhamento de atualizações de Status é simplificado, facilitando a criação de publicações. Ela funciona, basicamente, da seguinte forma: ao clicar no botão de ação flutuante na aba Atualizações, o usuário agora verá dois atalhos adicionais dentro da galeria. Esses atalhos possibilitam que os usuários criem rapidamente atualizações baseadas em texto ou que compartilhem mensagens de voz como atualizações de status.

O atalho de gravação de mensagem de voz chega para permitir que os usuários publiquem mensagens de voz diretamente da tela criação de atualização de Status. Antes da novidade, a opção de gravar atualizações de Status de voz era unificada com o recurso destinado a criar atualizações de Status de texto.

A novidade já está disponível para alguns testadores beta que instalarem as atualizações mais recentes do WhatsApp beta para Android. Nas próximas semanas, o recurso será lançado para mais usuários.

 

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

O Instagram disponibiliza novo aplicativo de edição para pré-registro na Play Store. O app “Edits” chega para ser mais uma opção para a produção de conteúdos em redes sociais.

O Edits foi anunciado em janeiro de 2025 e, de acordo com Adam Mosseri (chefe do Instagram), tem o objetivo de ser “uma suíte completa de ferramentas criativas”. Ele possibilitará que os usuários compartilhem edições, explorem templates criados pela comunidade e se inspirem em conteúdos criados por outras pessoas.

O principal destaque do Edits é a integração com o Instagram. Quando o vídeo for publicado na rede social, o usuário poderá acessar métricas avançadas de engajamento diretamente pelo editor.

De início somente usuários da App Store teriam acesso antecipado ao aplicativo, mas nessa quinta-feira (6) a Meta publicou o aplicativo na Play Store. Até o momento, não há informações sobre uma versão para PC.

Além disso, ainda não foi divulgada a data oficial do lançamento do Edits, mas o Instagram anunciou que ele chegará ainda em fevereiro deste ano.

O pré-registro para download do aplicativo pode ser feito na página oficial do Edits na Play Store (AQUI).

 

Via: TecMundo
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash

Na mais recente atualização do Google Fotos, o aplicativo permitirá o usuário a selecionar quais pastas ou apps não terão suas mídias exibidas na grade principal. Isso ajudará os usuários a organizar melhor suas galerias de fotos salvas no backup da conta.

A novidade está disponível no menu de três pontos da aba “Fotos” do aplicativo. Ela permite que os usuários configurem se a galeria deve mostrar somente as imagens feitas pela câmera do dispositivo ou se ela também deve exibir conteúdo de outros aplicativos.

Já existem três opções de exibição na galeria: Mostrar apenas conteúdo salvo no backup da conta Google; Esconder mídias de outros aplicativos; Escolher quais aplicativos devem ter suas mídias exibidas na galeria.

Se o usuário ativar a opção “Esconder mídias de outros aplicativos”, somente mídias da câmera irão aparecer na galeria principal. Isso significa que GIFs, capturas de tela e mídias compartilhadas em apps de mensagens não serão mostrados na grade.

Ativando a opção “Customizar por aplicativo”, o usuário poderá escolher quais aplicativos terão suas mídias mostradas na grade principal, como por exemplo Instagram e WhatsApp.

Na opção “Somente exibir conteúdo salvo no backup”, serão exibidas somente as pastas com backup na nuvem ativado. Vale ressaltar que uma opção não anula a outra e que elas podem ser ativadas ao mesmo tempo.

Este novo método está sendo disponibilizado gradativamente para todos os usuários da versão 7.14 do Google Fotos.

 

Via: TecMundo
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

A ferramenta de criação de eventos do WhatsApp agora possui um recurso para permitir que as pessoas convidadas em eventos de chat digam se pretendem levar seus próprios convidados. A novidade foi encontrada pelo site WABetaInfo na atualização mais recente do WhatsApp beta para Android, 2.25.3.17.

Disponível para chats em grupo, grupos comunitários e mais recentemente para chats individuais do WhatsApp, a criação de eventos permite que os usuários agendem reuniões, configurem lembretes e organizem compromissos pessoais ou profissionais.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Como é possível observar na captura de tela acima, além de permitir que o criador do evento adicione uma descrição, configure a data, adicione o horário de término do evento, especifique a localização e crie um link de chamada no WhatsApp, agora a ferramenta também possibilita que o usuário escolha permitir ou não que os participantes levem convidados adicionais.

As pessoas que receberem um convite para um evento em suas conversas ou grupos poderão não somente confirmar ou recusar sua presença, mas também poderão especificar se pretendem levar um convidado adicional (caso o criador do evento tenha escolhido habilitar essa opção).

A novidade pode ser útil para ajudar os organizadores do evento a terem mais controle, como por exemplo a necessidade de reservar um local maior ou preparar assentos adicionais. Além disso, em casos de reuniões profissionais, o recurso permite saber o número de participantes com antecedência, podendo também ajudar em situações em que um participante precise levar um assistente, por exemplo.

O recurso está disponível apenas para alguns testadores beta que possuem a atualização mais recente do WhatsApp beta para Android, mas será lançado para mais pessoas nas próximas semanas.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

Manual do Servidor