logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Nessa quinta-feira (13), O Google lançou diversas novidades para o Gemini, permitindo que ele se conecte a aplicativos como o Calendário, Tarefas, Notas, YouTube e Fotos. Além disso, o recurso Deep Reserach, antes pago, agora está disponível para todos gratuitamente.

A ferramenta de personalização tem o objetivo de oferecer respostas mais úteis aos usuários e, para isso, se conecta aos serviços da empresa. Com isso, a inteligência artificial generativa será capaz de interagir com os usuários de uma forma mais adequada às necessidades individuais, o que significa que o bot oferecerá repostas baseadas em pesquisas recentes do usuário.

Além disso, a atualização também possibilita que a IA tenha um desempenho melhor em tarefas complexas com diferentes aplicativos, dividindo essas tarefas em várias partes. Em um único prompt, o usuário pode solicitar ao bot que busque, por exemplo, uma receita fácil no YouTube, inclua os ingredientes à lista de compras e, ainda, que encontre supermercados próximos que estejam abertos.

Quanto à integração do Gemini com o Google Fotos, o usuário poderá pedir um roteiro de viagem com base nas imagens de passeio mais recentes que estiverem na galeria ou solicitar à IA informações sobre quando um documento está perto de vencer, por exemplo. Os usuários poderão utilizar esses recursos escolhendo a opção “Personalização” no menu suspenso.

Deep Research para todos

Além das novidades já citadas, o Deep Research (Pesquisa Profunda, na tradução) também começou a ser liberado para todos de maneira gratuita. Essa ferramenta tem como função fazer análises mais complexas, podendo levar até 10 minutos para responder à pesquisa solicitada.

O recurso tem a capacidade não somente de pesquisar, mas também de resumir as informações em toda a web, procurando por fontes que talvez o usuário não conseguisse encontrar de outra forma. Além disso, a ferramenta agora também oferece relatórios mais detalhados, mostrando, em tempo real, as tarefas que realiza para resolver o problema enviado pelo usuário.

O Deep Research está disponível para os usuários de todo o mundo, em mais de 45 idiomas, e pode ser habilitado na barra do prompt ou no menu suspenso do modelo.

Outras novidades

O modelo Gemini 2.0 Flash Thinking Experimental também recebeu atualização e agora conta com uma janela de contexto mais longa, além de suporte a recursos adicionais, como upload de arquivos.

Além disso, as versões personalizadas do bot, que são os Gems, também receberam novos recursos, podendo agora criar ferramentas como tradutor, professor de matemática e planejador de refeições.

 

Via: TecMundo
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash

O Gerenciador de senhas do Google agora conta com uma ferramenta capaz de facilitar que o usuário exclua todos os dados armazenados simultaneamente.

O Google está implementando a novidade nas configurações do Gerenciador de senhas, que agora conta com a opção “Excluir todos os dados”. Com isso, os usuários podem remover todas as credenciais salvas, o que inclui senhas e passkeys, sem que seja necessário excluir outros dados do Chrome.

Antes da nova opção, a exclusão de senhas no Gerenciador de senhas do Google era feito manualmente. Isso significa que, basicamente, o usuário precisava apagar uma credencial de cada vez ou excluir todos os dados do Chrome, o que também afetava o histórico de navegação, os dados de sites e imagens em cache.

Agora, o novo botão de exclusão é exibido na guia de configurações do Gerenciador de senhas do Google, que fica logo abaixo das opções de importar e exportar senhas. Quando o usuário clicar nele, aparecerá uma mensagem de confirmação avisando que todos os dados serão removidos e indicando a quantidade total de credenciais salvas.

A nova ferramenta foi identificada na versão beta do Google Play Services 25.10.31, em que precisava ser ativada manualmente. Atualmente, ela está sendo distribuída mais amplamente e pode ser achada na versão beta 25.09.32.

Até o momento, não há informações sobre quando o novo recurso ficará disponível para todos os usuários na versão estável, mas é possível que o lançamento oficial aconteça em breve.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Growtika/Unsplash

O Google anunciou, nessa quarta-feira (12), que o recurso de transcrição em texto das chamadas de vídeo do Meet está disponível em 7 novos idiomas, inclusive o português.

Disponível para os usuários do Google Workspace, o recurso usa o Gemini, modelo de IA de Google, para realizar tanto transcrições quanto resumos das reuniões.

Para fazer a transcrição, é necessário entrar em uma chamada no Google Meet, clicar no ícone de três pontos, selecionar a opção “Fazer anotações com o Gemini”, escolher a opção “Transcrever a reunião também” e clicar em “Começar a fazer anotações”.

Depois de terminar a transcrição, é possível acessá-la indo até o convite da reunião pelo Google Agenda, abrir o documento que está anexado e, dentro do documento, selecionar o documento “Transcript” (ou Transcrição). Vale ressaltar que, após a reunião, a transcrição também será enviada por e-mail.

Até o momento, o recurso está disponível para os usuários dos planos Business Standard e Plus; Enterprise Starter, Standard e Plus; Education Plus; e usuários individuais do Workspace.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

O TikTok começará a implementar uma ferramenta que incentiva os adolescentes a não utilizarem o aplicativo durante a noite.

Caso um usuário menor de 16 anos estiver utilizando o aplicativo após as 22h, o TikTok irá exibir uma tela cheia com um lembrete de “relaxamento”, juntamente a uma música suave tocando para ajudar o adolescente a relaxar a mente e se conscientizar sobre o tempo de uso do app. Basicamente, a rede social irá exibir um aviso e, caso o adolescente ignore, aparecerá um outro lembrete mais difícil de ignorar.

Além disso, os pais terão mais controle sobre a conta dos filhos, uma vez que o app está atualizando o recurso de pareamento familiar, que permite que os pais controlem os perfis dos filhos.

Uma nova fermenta de “tempo ausente” também permitirá que os pais bloqueiem o acesso dos filhos ao TikTok em horários específicos e definam os horários permitidos.

Os pais poderão, ainda, ver quem os filhos seguem, quem os segue e quais contas foram bloqueadas.

 

 

Via: Olhar Digital
Imagem: Divulgação/TikTok

O Google pode estar desenvolvendo um recurso de tradução automática ao ativar o Circule para Pesquisar. Essa ferramenta tem o objetivo de auxiliar os usuários que possuem um inglês mais básico e desejam entender os textos que aparecem na tela do celular.

Atualmente, para usar o Circule para Pesquisar, basta clicar no botão de “Tradução” ao habilitar a função e todo o texto que estiver na tela será traduzido para a língua nativa do usuário, independentemente do idioma. Com a novidade, esse processo ficará ainda mais simples.

Segundo o site TudoCelular, o portal Android Authority divulgou que o aplicativo do Google (versão 16.9.39.sa.arm64 beta) traz esse possível recurso.

Imagem: Reprodução/Android Authority/TudoCelular

Na captura de tela acima, é possível visualizar uma opção de ativar e desativar a tradução automática do Circule para Pesquisar, permitindo que o usuário escolha traduzir tudo automaticamente ou opte por continuar clicando no botão para traduzir.

Até o momento, tendo em vista que o recurso está sendo desenvolvido, ainda não há informações sobre ele ser, de fato, implementada na versão estável do Google.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Christian Wiediger/Unsplash

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.