logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Nessa segunda-feira (27), O Google emitiu um comunicado informando que a sincronização do Chrome deixará de funcionar em versões antigas do navegador já no início deste ano.

Através de uma publicação, o Google afirma que o Chrome Sync não funcionará em versões com mais de quatro anos do Google Chrome.

O Chrome Sync, também chamado de sincronização do Chrome, é a ferramenta de salvamento de dados da conta Google dos usuários. Quando o usuário conecta a sua conta no Google Chrome e ativa a sincronização, ele pode acessar o histórico, senhas, cache, preferências e extensões. Essas informações ficam armazenadas mesmo que o usuário acesse por outro computador.

Vale ressaltar que as versões antigas do navegador não deixarão de funcionar, mas os usuários receberam mensagens de erro quando tentarem sincronizar seus dados salvos na nuvem do navegador, como por exemplo senha e histórico.

 

Via: TecMundo
Imagem: Nathana Rebouças/Unsplash

O Meta AI recebeu atualizações que permitem que ele seja mais preciso e agora é capaz de rastrear as preferências do usuário de acordo com as atividades no Facebook e no Instagram.

Com a novidade, é possível que o Meta AI faça recomendações ao usuário tendo como base o que foi assistido em Reels e em locais identificados nas informações de perfil do Facebook.

As mudanças permitem que o chatbot seja mais preciso em relação às recomendações de publicidade que são exibidas nos aplicativos da Meta.

Um representante da Meta anunciou que “outras informações do seu perfil, como sua idade e gênero, e interesses com base na sua atividade em nossos produtos, como os tipos de conteúdo, incluindo anúncios, que você visualiza ou interage e como você interage com ele, podem ser usados ​​para ajudar a personalizar suas interações com a IA”.

 

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Dima Solomin/Unsplash

O Google começou a simplificar as URLs que são mostradas nos resultados de pesquisa em celulares, exibindo aos usuários somente o domínio do site. Essa alteração elimina a hierarquia de navegação que era exibida abaixo do título, intitulada como breadcrumb.

O objetivo da mudança é facilitar a experiência de busca em celulares, ajudando os usuários a encontrar as informações mais rapidamente e de forma mais clara.

Vale ressaltar que a mudança não afeta o funcionamento das buscas no desktop, o que significa que as breadcrumbs continuarão sendo exibidas ao lado do domínio. Os sites que utilizam a marcação de breadcrumb não precisam de alteração, tendo em vista que a funcionalidade é suportada para os resultados mostrados nos computadores.

A atualização já está sendo distribuída para todos os usuários de todo o mundo.

 

 

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Arkan Perdana/Unsplash

O WhatsApp está desenvolvendo um recurso que permite que os usuários escolham como exibir suas chaves Pix em seus perfis. A novidade foi encontrada em atualizações beta para Android e  para iOS.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo (Android)

Imagem: Reprodução/WABetaInfo (iOS)

Como é possível ver nas capturas de tela acima, será permitido que o usuário escolha quem poderá visualizar sua chave Pix em seu perfil do WhatsApp. Na aba de “Quem pode ver o pix no meu perfil”, o usuário poderá escolher entre as opções todos; meus contatos; meus contatos exceto…; e ninguém.

Com isso, os usuários poderão tornar o Pix visível para todas os usuários do WhatsApp, ou optarem pela alternativa de que ele seja exibido apenas para os contatos salvos, ou também não permitir que contatos específicos possam visualizar o Pix. Há, ainda, a opção de não mostrar a chave Pix para ninguém, garantindo privacidade completa das informações de pagamento, para que elas possam ser compartilhadas apenas quando necessário.

Tendo em vista que o recurso ainda está em desenvolvimento, ainda não há informações sobre quando ele será lançado para todos. Porém, ele já está disponível nas atualizações mais recentes do WhatsApp beta para Android e também para iOS.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash

Por: Letícia Nascimento

 

Na manhã desta sexta-feira (17), a equipe do setor de Geoprocessamento e B.I. do CIDAC recebeu representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF Campos) para debater uma proposta de parceria entre o CIDAC e dois projetos de extensão da universidade: Atlas Socioeconômico do Norte Fluminense e YouthMappers UFF Campos. O objetivo da reunião foi debater as demandas tanto do CIDAC quanto dos projetos de extensão.

O projeto Atlas Socioeconômico do Norte Fluminense é coordenado pelo Prof. Gustavo Henrique Naves Givisiez e possui o objetivo de realizar uma divulgação científica de dados regionais e a interação com a comunidade, gestores públicos e instituições regionais.

Já o YouthMappers UFF Campos é um mapeamento colaborativo de árvores em um trecho urbano de Campos, através do OpenStreetMap, coordenado pela Prof. Daniele Cintra. O intuito desse projeto é contribuir para a base de dados sobre arborização urbana do município de Campos. Ele faz parte da iniciativa internacional YouthMappers, que é uma comunidade global que usa tecnologias geoespaciais públicas para trazer ao foco desafios ambientais e de desenvolvimento.

A coordenadora do projeto YouthMappers UFF Campos, a Prof. Danielle Cintra, ressaltou a expectativa da parceria com o CIDAC.

“A gente tem a expectativa de fazer essa parceria institucional entre a UFF e o CIDAC, colaborando com a missão do CIDAC em termos de tecnologia e informação para a sociedade e também o CIDAC colaborando com a UFF na parte de extensão, aproximando a gente dos gestores públicos e das demandas que a sociedade possui”, explicou.

O gerente de Geoprocessamento e B.I. do CIDAC, Rhaniéri Siqueira, também destacou a relevância da contribuição do CIDAC nos projetos.

“Foi com grande alegria que recebemos hoje aqui a professora Danielle Cintra, da UFF Campos, para reafirmar o nosso compromisso de parceria. Ela veio trazendo, também, novas ideias em que o CIDAC tem a possibilidade de ser um grande colaborador. Então, nós ficamos muito felizes em sermos lembrados como parceiros das universidades no município de Campos enquanto equipe, instituição, Prefeitura de Campos”, disse.

 

 

 

Imagem: CIDAC

Manual do Servidor