logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

A Microsoft divulgou que agora a IA do Copilot está integrada à versão antiga do Outlook. Com isso, quem ainda usa o aplicativo clássico pode utilizar a ferramenta para resumir e-mails, criar rascunhos de mensagens e editar textos.

Antes da novidade, a IA do Copilot só podia ser acessada pelo novo aplicativo do serviço de e-mail, que foi lançado em setembro de 2023 com ajustes visuais e suporte a contas de outros provedores. Embora tenha sido lançada essa nova versão, a Microsoft não encerrou a versão antiga, o que significa que alguns usuários do Windows podem encontrar duas versões do mesmo app como Outlook e Outlook (new).

O app para desktop do Outlook agora conta com ícones do Copilot na caixa de entrada e no campo para escrever um novo e-mail. O botão “Summarize” (Resumir, na tradução livre) permite resumir conversas maiores, receber os pontos principais e localizar rapidamente os e-mails em que as informações estão armazenadas.

Além disso, a IA também auxilia na criação de mensagens. O Coaching by Copilot funciona como um revisor de textos que ajuda com dicas para deixar o e-mail mais resumido ou mudar o tom da linguagem para uma abordagem mais positiva, por exemplo. Já o Draft by Copilot cria rascunhos do zero a partir de prompts de texto, com ajustes para mudar o tamanho ou o estilo de comunicação.

As novidades chegam antes na nova versão

Embora a empresa queira trazer mais recursos para o Outlook clássico, os recursos serão lançados primeiro no novo Outlook para Windows e para navegadores e, em seguida, chegarão ao macOS e à versão para celulares. Só depois disso é que as novidades chegarão à versão clássica e a Microsoft estima que dure cerca de 3 a 12 meses para que as ferramentas cheguem por lá.

 

Via: Canaltech
Imagem: Reprodução/Microsoft

O WhatsApp está testando um recurso que bloqueia capturas de tela de fotos de perfil. A novidade foi encontrada na atualização beta para iOS 24.12.10.74.

O objetivo do recurso é aumentar a privacidade dos usuários e diminuir os riscos de compartilhamento e distribuição não autorizados de imagens pessoais. Além disso, o impedimento da captura de tela pode ajudar a evitar que hackers se passem por outras pessoas no WhatsApp.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Como é possível ver na captura de tela, ao tentar fazer um print da foto de perfil de uma pessoa no WhatsApp, o usuário receberá a mensagem “Para proteger a privacidade de todos no WhatsApp, esta captura de tela foi bloqueada”.

Vale ressaltar que, embora esse recurso não elimine completamente o risco de uso indevido da imagem de perfil, ele ajuda a melhorar a privacidade dos usuários por dificultar esse ato.

Até o momento, o recurso está disponível para alguns testadores beta que possuem a versão mais recente do WhatsApp beta para iOS do aplicativo TestFlight, mas deve ser lançado para mais pessoas nos próximos dias.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Eyestetix Studio/Unsplash

O Google anunciou que o Google Lens, seu aplicativo de reconhecimento inteligente de objetos, está sendo adicionado à barra de pesquisa do YouTube no Android. O objetivo é oferecer uma forma de pesquisa que vai além das opções de texto e voz.

Com a novidade, a partir de agora será possível utilizar a câmera do celular para fazer pesquisas no YouTube. O ícone do Google Lens no YouTube no Android poderá ser encontrado na barra superior de pesquisa, ao lado do ícone de microfone.

O que é o Google Lens

O Google Lens (Lente do Google, na tradução livre), é um aplicativo de reconhecimento inteligente desenvolvido com o objetivo de trazer ao usuário informações mais relevantes usando a análise visual. Além disso, a ferramenta conta com alguns filtros de pesquisa: tradução de texto selecionado, pesquisa do texto selecionado, dever de casa (que fornece respostas ao fotografar uma pergunta), compras, lugares e refeições.

A ferramenta na pesquisa do YouTube deve ser distribuída aos usuários de maneira gradual.

 

 

Via: Olhar Digital
Imagem: Divulgação/Google

Durante a WWDC 2024 (Worldwide Developers Conference), que aconteceu nessa segunda-feira (10), a Apple anunciou oficialmente o iOS 18, a nova geração do sistema operacional da empresa. Além de recursos de IA, a atualização traz principalmente novidades de personalização, especialmente na tela inicial e na Central de Controle.

Uma das novidades são os ícones personalizáveis na tela inicial. Com a atualização, será possível mudar a ordem dos ícones em vez de deixá-los em uma sequência fixa de linhas e colunas. Com isso, será possível reposicionar os ícones sobre a tela, liberar espaço e adaptar a interface para priorizar a imagem do papel de parede. Além disso, o usuário poderá personalizar os ícones, como por exemplo mudar para o modo noturno para que os ícones acompanhem a nova cor; além de ser possível escolher um estilo monocromático e preencher os ícones com qualquer outra cor.

Uma outra novidade é o Game Mode no iOS. Já presente no macOS, o recurso é capaz e minimizar as operações em segundo plano com um jogo em execução para, assim, priorizar a taxa de quadro durante sessões mais longas.

O iOS 18 é, ainda, um dos grandes beneficiados do pacote de recursos de IA do Apple Intelligence, que inclui uma nova versão da Siri, assistente de escrita e até uma ferramenta para gerar emojis personalizados. Além dos próprios recursos, a Apple também anunciou uma integração com o ChatGPT para criar conteúdos e fazer pesquisas mais aprofundadas.

Além disso, o iOS 18 também traz os seguintes recursos:

  • Nova Central de Controle;
  • Proteção e esconderijo de apps;
  • Formatação de texto e animações no Mensagens;
  • Fotos de cara nova;
  • Caixa de entrada segmentada no Mail.

Os iPhones que irão receber o iOS 18 são dos seguintes modelos:

  • iPhone 15
  • iPhone 15 Plus
  • iPhone 15 Pro
  • iPhone 15 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Plus
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13 mini
  • iPhone 13 Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12 mini
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone SE (2ª geração)
  • iPhone SE (3ª geração)

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Paolo Giubilato/Unsplash

A Meta começou a implementar a ferramenta de “chats de Comunidade” no Facebook Messenger. A função foi originalmente lançada no WhatsApp, em 2022.

Assim como no WhatsApp, o “Communities for Messenger” também permite a criação de canais e grupos específicos de interação, como por exemplo escolas, empresas ou outras organizações. Isso ajuda a facilitar a comunicação entre as pessoas desses grupos.

O principal objetivo dessa ferramenta continua sendo organizar essas conversas sem que seja necessário fazer parte de um grupo ou página do Facebook. Antes, era necessário ou criar um grupo específico dentro do Messenger, ou usar a ferramenta de conversa de alguma fanpage.

Nesse novo formato, a Meta está testando a ideia de fazer com que o Messenger se torne uma rede social mais autônoma, sem ser necessariamente ligada ao Facebook.

Segundo as informações divulgadas pela Meta, cada comunidade terá capacidade para até 5 mil pessoas, que poderão ingressar através de convites que serão compartilhados pelos membros das comunidades.

A novidade já está sendo distribuída aos usuários e deve chegar para todos nos próximos dias.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

Manual do Servidor