logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias Recentes

MOB 4.0: Conheça o projeto de planejamento de mobilidade urbana que tem como parceiros o IMTT e o CIDAC

Por: Letícia Nascimento

O MOB 4.0 – HUB DE PLANEJAMENTO INTELIGENTE DA MOBILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO é um projeto que tem o propósito de investigar o potencial do desenvolvimento em termos de instrumentos inteligentes de coleta de dados no campo do planejamento da mobilidade urbana. Ele é realizado pelo Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/ UFRJ, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ e tem parceria com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).

Na proposta do MOB 4.0, está prevista a realização de uma série de projetos pilotos em municípios fluminenses para implementação, teste, validação e demonstração de ferramentas inteligentes de coleta de dados para a mobilidade. O objetivo será fazer tudo isso através da instalação de dispositivos inteligentes de monitoramento do posicionamento, vibração, giroscópico e temperatura em veículos de transporte coletivo.

Através desses dados coletados e armazenados por essas ferramentas, os gestores públicos poderão tomar decisões mais facilmente após visualizarem melhor os problemas e analisarem as possíveis soluções. Dessa forma, eles poderão estudar de que maneira essas informações podem ser implementadas no planejamento inteligente das cidades.

Segundo Ana Maciel, assessora de programas especiais do IMTT, a participação do órgão no MOB 4.0 veio através de uma proposta de parceria do Professor Matheus Oliveira, da COPPE, e dos co-idealizadores do projeto. Dessa forma, se estabeleceu um plano de cooperação para a realização de um piloto em Campos dos Goytacazes, que consiste na instalação de pontos de rede LoRA e dispositivos loT (sensores que serão instalados em alguns veículos de transporte público da cidade para captarem dados em tempo real).

Uma parte relevante desse piloto é a implementação da Rede LoRa e de Módulos Gateway, que é onde começa a parceria com o CIDAC. O CIDAC irá auxiliar na instalação desses dispositivos e está trabalhando em conjunto com o IMTT desde o início de setembro.

Imagem: Rhaniéri Siqueira/CIDAC

Além disso, também é parceira do projeto a ILLIOS Network, empresa provedora de Rede IoT.

Imagem:  ILLIOS Network

Ainda segundo Ana Maciel, o IMTT propôs, também, uma parceria entre as secretarias do município, o que foi aceito prontamente, permitindo o início do plano de instalação da tecnologia. “É uma nova tecnologia de longo alcance, baixo consumo de energia em dispositivos alimentados por pequenas baterias e baixo custo de implantação”, explicou Ana.

Além de frisar que o projeto não traz custos para o município, Ana ressalta que o MOB 4.0 é uma grande oportunidade para Campos. “Trata-se de uma grande oportunidade de juntar uma pesquisa de grande envergadura, financiada pelo Estado do Rio de Janeiro e aplicada em um município importante da região. Além disso, há o aspecto inovador e de grande contribuição para o planejamento inteligente da mobilidade”, finaliza.

Para conhecer melhor o projeto, acesse https://www.redemob.com.br/.

 

Imagem: Projeto Mob 4.0

Compartilhe:

Manual do Servidor