Prefeitura lança portais das áreas social e de inovação

As áreas social e de inovação ganharam mais um canal de comunicação para a população. As Secretarias Municipais de Desenvolvimento Humano e Social e a de Petróleo, Energia e Inovação lançaram nesta terça-feira (26), no auditório da Prefeitura, os dois portais. Nos sites, desenvolvidos pelo Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC), a população contará com serviços e programas que são utilizados no cotidiano de quem precisa de atendimentos sociais e da área da inovação.

Segundo o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, a ferramenta mais adequada para a construção é a comunicação e o diálogo.

“Nos tempos modernos, a gente investe pouco tempo no relacionamento com a comunicação. O Cidac é uma ferramenta para aproximar o poder público da sociedade. Estamos ampliando os canais institucionais e as redes sociais para consolidarmos a informação. A comunicação gera exigências e, automaticamente, gera o juízo. Precisamos ser porta-vozes de uma comunicação que relate os fatos”, explica o secretário.

O site disponibiliza informações sobre os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), programas, serviços, subsecretarias. O domínio do site é (www.social.campos.rj.gov.br).

“O governo está fazendo muito e o Portal vai aproximar a população que mais precisa. Optamos por um site rápido e, com poucos cliques, os internautas terão acessos a serviços relevantes. Estaremos prestando contas, dando visibilidade e transparência aos atos que beneficiam a população. Quero agradecer aos envolvidos”, explica Rodrigo Carvalho.

De acordo com secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, o governo quer construir uma nova realidade para a ciência, tecnologia e inovação, a partir das parcerias, e destacou a integração do setor produtivo, universidades e iniciativa privada para a nova dinâmica da inovação tecnológica.

“O portal será uma referência. Nesse primeiro passo que estamos dando, podemos ver o novo cenário que está sendo construído. Agradecer ao professor Wainer por estar simplificando e atualizando os trâmites com a inovação”, disse Marcelo. O site é (inova.campos.rj.gov.br).

O canal oferece informações sobre as universidades, setor público produtivo, informações de utilidade pública no âmbito dos governos, de extrema importância para quem deseja empreender e inovar.

O coordenador Regional do Sebrae-RJ, com sede em Campos, Guilherme Reche, agradeceu a oportunidade de trabalhar de forma integrada. “Tenho a oportunidade de liderar aqui no Norte Fluminense uma instituição que vai completar 50 anos. Uma das grandes barreiras que a gente ainda tem é comunicar melhor o que a gente faz. Temos disponíveis meios para tornar o desenvolvimento econômico, local e empresarial mais promissor e sustentável com viés de crescimento. Todas as instituições têm a oportunidade de fazer um canal produtivo para comunicar à sociedade tantas oportunidades que eles têm à disposição para tornar uma ideia de negócio estruturada que venha dar certo”, conclui.

Participaram do evento, o subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; o subsecretário do Cidac, João Vicente Neto; o chefe do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutor Roni Barbosa Moreira; o representante da Firjan, Rogério Fernandes e o representando a Agência de Inovação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), os professores Raquel de Mattos e Geraldo Márcio Timóteo.