CIDAC e IMTT se reúnem para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica do projeto MOB 4.0

Por: Letícia Nascimento

Nessa terça-feira (22), representantes do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) e do CIDAC se reuniram para assinatura do Termo de Cooperação Técnica do projeto MOB 4.0 – HUB DE PLANEJAMENTO INTELIGENTE DA MOBILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Essa parceria entre os dois órgãos tem o objetivo de facilitar a implementação de Módulos Gateway criadores de conectividade LoRAWAN, que são responsáveis pela transmissão de dados e que ficarão instalados em edifícios públicos de Campos. Além disso, o intuito também é o compartilhamento dos resultados sobre o alcance de captura de dados e informações referentes à rede.

Imagem: CIDAC

Segundo o Presidente do IMTT, Nelson Godá, a parceria tem uma grande importância para o município. “Eu acho essa parceria muito importante porque a gente está trazendo tecnologia pro sistema de transportes, para que assim a gente possa fazer um levantamento das condições que a gente verifica nas vias, gerando melhorias nas políticas públicas. E essa importância se dá muito pelo fato de o CIDAC ser um órgão especializado em tecnologia, então essa parceria só vem a somar”, disse.

O Subsecretário do CIDAC, José Vicente Alves, também destacou a relevância desse trabalho para Campos. “O Governo Wladimir Garotinho tem investido na modernização e inovações tecnológicas para a gestão pública, caminhando nos processos administrativos para uma gestão 4.0. Nesse sentido, este estudo permitirá ao município de Campos dos Goytacazes colher dados e informações relevantes para o nosso crescimento como cidade, pois a tecnologia LoRa é uma solução que serve para a transmissão de dados, principalmente em locais de difícil acesso. Para esse funcionamento, um exemplo de aplicação seria no sistema internet das coisas”, disse.

“Além disso, ela permite comunicação a longas distâncias, com um consumo mínimo de energia. Por exemplo, o seu alcance é de 3 a 4 km em áreas urbanas, mas isso depende das condições de instalação, como o bloqueio por prédios ou a topologia do terreno, já em áreas rurais, esse mesmo alcance chega a 12 km ou mais”, completou José Vicente.

O Subsecretário destacou, ainda, que Campos dos Goytacazes é a maior cidade em extensão territorial do Estado do Rio de Janeiro e os impactos positivos dessa tecnologia têm reflexos em muitas áreas, principalmente por conseguir unir o mundo offline ao online.

Para mais informações e para conhecer mais sobre o projeto MOB 4.0, clique aqui.

 

Imagem: CIDAC

Versão beta do WhatsApp desktop ganhará um chat oficial do aplicativo

Mais um novo recurso deve chegar em breve ao WhatsApp. Segundo o site WABetaInfo, o aplicativo está desenvolvendo uma ferramenta de chat oficial.

Ainda de acordo com o site, uma atualização para Android e iOS já indicava a possibilidade do chat oficial do WhatsApp nas próximas atualizações. Porém, agora o recurso está sendo desenvolvido para a versão beta para desktop.

Reprodução/WABetaInfo

A novidade promete trazer um chat oficial que divulgará dicas, anúncios e avisos sobre recursos que serão desenvolvidos para o próprio WhatsApp. Assim como todas as mensagens trocadas dentro do aplicativo, a conversa será criptografada e não permitirá que os usuários respondam; o que significa que eles poderão apenas ler as mensagens.

Por se tratar de um recurso ainda em fase de desenvolvimento, não há uma previsão de quando ele será lançado para os testadores beta.

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Mika Baumeister/Unsplash

Windows 10 22H2 agora já está disponível para todos

Após um mês de seu lançamento oficial pela Microsoft, a versão 22H10 do Windows 10 (ou atualização Windows 10 2022) foi marcada nessa terça-feira (22) como “para ampla implantação”, o que a torna globalmente disponível através do Windows Update.

Segundo o site Bleeping Computer, a Microsoft explicou no Windows Health Dashboard que “se você tiver um dispositivo qualificado, poderá instalar esta atualização de recurso abrindo as configurações do Windows Update e selecionando Verificar atualizações. Assim que a atualização estiver pronta para o seu dispositivo, você verá a opção de baixar e instalar”.

Além disso, a empresa também teria dito que “dispositivos atualmente no Windows 10, versão 20H2 ou mais recente, terão uma experiência de instalação rápida porque esta atualização de recurso será instalada como uma atualização mensal”. Também é possível instalar a versão mais recente do Windows 10 através da ferramenta Windows 10 Media Creation ou criar um ISO para uma instalação limpa.

Imagem: Reprodução/BleepingComputer

O que a versão 22H2 do Windows 10 traz de novidade?

A atualização não traz grandes mudanças, mas sim um pequeno conjunto de novos recursos, que inclui:

– Opção de receber notificações importantes quando o assistente de foco estiver ativado. A assistência de foco é uma espécie de modo não perturbe, que oculta as notificações.

– Restauração da funcionalidade para cenários de implantação do piloto automático do Windows que são afetados pela mitigação de segurança para reutilização de hardware.

Vale ressaltar que, como o suporte da Microsoft ao Windows 10 versão 21H1 será encerrada no dia 13 de dezembro, pode ser que os usuários que utilizam essa versão recebam uma atualização forçada para outra mais recente.

 

Via: BleepingComputer/TecMundo
Imagem: Clint Patterson/Unsplash