Por: Letícia Nascimento
Nessa terça-feira (22), representantes do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) e do CIDAC se reuniram para assinatura do Termo de Cooperação Técnica do projeto MOB 4.0 – HUB DE PLANEJAMENTO INTELIGENTE DA MOBILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Essa parceria entre os dois órgãos tem o objetivo de facilitar a implementação de Módulos Gateway criadores de conectividade LoRAWAN, que são responsáveis pela transmissão de dados e que ficarão instalados em edifícios públicos de Campos. Além disso, o intuito também é o compartilhamento dos resultados sobre o alcance de captura de dados e informações referentes à rede.
Imagem: CIDAC
Segundo o Presidente do IMTT, Nelson Godá, a parceria tem uma grande importância para o município. “Eu acho essa parceria muito importante porque a gente está trazendo tecnologia pro sistema de transportes, para que assim a gente possa fazer um levantamento das condições que a gente verifica nas vias, gerando melhorias nas políticas públicas. E essa importância se dá muito pelo fato de o CIDAC ser um órgão especializado em tecnologia, então essa parceria só vem a somar”, disse.
O Subsecretário do CIDAC, José Vicente Alves, também destacou a relevância desse trabalho para Campos. “O Governo Wladimir Garotinho tem investido na modernização e inovações tecnológicas para a gestão pública, caminhando nos processos administrativos para uma gestão 4.0. Nesse sentido, este estudo permitirá ao município de Campos dos Goytacazes colher dados e informações relevantes para o nosso crescimento como cidade, pois a tecnologia LoRa é uma solução que serve para a transmissão de dados, principalmente em locais de difícil acesso. Para esse funcionamento, um exemplo de aplicação seria no sistema internet das coisas”, disse.
“Além disso, ela permite comunicação a longas distâncias, com um consumo mínimo de energia. Por exemplo, o seu alcance é de 3 a 4 km em áreas urbanas, mas isso depende das condições de instalação, como o bloqueio por prédios ou a topologia do terreno, já em áreas rurais, esse mesmo alcance chega a 12 km ou mais”, completou José Vicente.
O Subsecretário destacou, ainda, que Campos dos Goytacazes é a maior cidade em extensão territorial do Estado do Rio de Janeiro e os impactos positivos dessa tecnologia têm reflexos em muitas áreas, principalmente por conseguir unir o mundo offline ao online.
Para mais informações e para conhecer mais sobre o projeto MOB 4.0, clique aqui.
Imagem: CIDAC