logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Por: Letícia Nascimento

Em parceria com a Recode, o CIDAC irá oferecer um novo curso gratuito de tecnologia. Com início das aulas previsto ainda para este mês, a trilha Introdução à Programação será oferecida a jovens e adultos, de 16 a 25 anos.

As inscrições devem ser feitas no período de 2 a 11 de abril, de 9h às 11h, presencialmente no CIDAC. A subsecretaria fica localizada na Avenida José Alves de Azevedo, 278, no Centro.

O curso Introdução à Programação tem o objetivo de apresentar os conceitos básicos de programação, além de ensinar os alunos a utilizarem o App Inventor, uma aplicação criada pelo Google que possui recursos visuais práticos e divertidos, possibilitando a criação de aplicativos de verdade para celular. Com uma carga horária de 40h, a trilha traz quatro módulos: Lógica de programação e algoritmo; Linguagens de programação; Ferramentas de programação visual; e Programando com app Inventor.

A coordenadora dos cursos CIDAC/Recode, Ana Paula Mathias, destaca que o intuito do curso é alcançar um público mais conectado e explorar a criatividade dos alunos.

“Nós participamos de uma semana de empoderamento digital, realizado pela Rede Recode, e reforçamos a ideia de alcançar um público mais jovem e mais conectado. O curso de Introdução à Programação traz conceitos básicos como lógica, algoritmo e ferramentas que exploram a criatividade desses jovens e adultos”, explicou.

Vale ressaltar que, para realizar a inscrição para o curso Introdução à Programação, é necessário ter conhecimentos básicos de informática.

Ana Paula ressaltou, ainda, que o projeto do curso para Mulheres 30+ irá continuar, mas por enquanto não serão abertas novas inscrições.

“Daremos continuidade também ao projeto Mulheres 30+, onde ensinamos mulheres sem nenhuma experiência em tecnologia a usar as ferramentas básicas de informática. Vale informar também que, para este curso, nós já temos cadastros reservas, e serão chamados também nos próximos dias”, concluiu.

 

Imagem: CIDAC

O acesso ao Gemini 2.5 Pro, novo modelo de IA mais inteligente do Google, foi liberado para todas as contas gratuitas do Gemini. A novidade chegou à versão web na sexta-feira (29) e aos celulares no sábado (30).

A variante 2.5 Pro pode ser considerada um modelo de raciocínio. Isso porque ela detalha o processo de pensamento em etapas, até que ela chegue a uma resposta.

Para utilizar o Gemini 2.5 Pro gratuitamente, basta acessar o Gemini (AQUI), pressionar sobre o nome do modelo no topo da tela, selecionar 2.5 Pro (experimental) e enviar o prompt.

Vale ressaltar que, devido ao novo modelo ser experimental, alguns erros podem acontecer durante o uso.

Modelos que podem ser utilizados no Gemini gratuitamente

O usuário pode utilizar gratuitamente no Gemini os modelos Gemini 2.0 Flash (voltado para respostas rápidas); Gemini 2.0 Flash Thinking (indicado para raciocínio avançado); Deep Research (faz pesquisas longas e cria relatórios); Personalization (considera o histórico de buscas para gerar respostas); e 2.5 Pro (modelo de raciocínio para tarefas mais complexas).

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash

Nessa quarta-feira (26), a Meta anunciou que agora o Meta AI Studio está disponível no Brasil, e em português, para o chat do Instagram, Messenger e na web. O objetivo é permitir que os usuários criem ou conversem com assistentes de inteligência artificial já elaborados dentro dos aplicativos.

A novidade possibilita que o usuário crie sua própria IA, seja para conversar, esclarecer dúvidas ou receber sugestões, utilizando os modelos de IA da Meta.

Além das opções já disponibilizadas na plataforma, o Meta AI Studio oferece uma opção para que a pessoa crie o seu próprio assistente. Para isso, é necessário preencher um formulário, em que o usuário irá fornecer uma pequena descrição do chatbot que deseja criar, como por exemplo um chefe de cozinha que indica receitas ou um especialista em tecnologia que dará dicas sobre o assunto.

Além disso, também é possível limitar o chatbot para ser acessado apenas pelo criador dele e seus seguidores, ou disponibilizá-lo para todos, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso ao chatbot.

Para criar um chatbot no Meta AI Studio no Instagram, basta abrir o Instagram, ir até o chat, clicar no ícone com três bolinhas e uma estrela, ir até “Criar”, selecionar “Criar uma IA”, fazer uma descrição da IA, clicar em “Avançar”, ir até “Conversar com IA”, escolher quem poderá conversar com a IA que está sendo criada e, depois, clicar em “Concluir”.

Será preciso configurar, ainda, as mensagens padrão da ferramenta, como um chat de boas-vindas ou quebra-gelos para iniciar a conversa.

Além disso, o criador da IA poderá configurar as instruções de como o recurso deverá responder, além de poder escrever exemplos de como deseja que a IA mostre as respostas.

Vale destacar que também é possível acessar o recurso pela web AQUI, além do aplicativo do Messenger.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Dima Solomin/Unsplash

O Bloco de Notas do Windows 11 poderá receber uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial. A Microsoft começou a testar a novidade com usuários inscritos nos canais Canary e Dev do Windows Insider, possibilitando gerar resumos automáticos com base em textos selecionados diretamente no aplicativo.

Para utilizar a nova função, basta selecionar um trecho de texto no Bloco de Notas, clicar com o botão direito e escolher a opção “Resumir”.  A ferramenta de IA irá gerar um resumo automaticamente, que poderá ser ajustado de acordo com a necessidade do usuário.

A Microsoft irá oferecer, ainda, outras formas rápidas de acionar a nova função: um atalho no teclado (Ctrl + M) e uma opção específica no menu do Copilot. O usuário precisa estar conectado a uma conta da Microsoft para usar o recurso, mas é possível desativar as funções de IA através das configurações do aplicativo.

Esta não é a primeira ferramenta com base em IA que a Microsoft testa no Bloco de Notas. No ano passado, a empresa começou a testar o recurso “Rewrite”, que reescreve, através de inteligência artificial, trechos escolhidos pelo usuário.

Outra funcionalidade que está sendo testada pela Microsoft no Bloco de Notas é a visualização rápida dos arquivos fechados recentemente. Além disso, na ferramenta Captura e Esboço (Snipping Tool), a empresa também está testando um recurso chamado “draw & hold”, que tem o objetivo de facilitar a criação de formas geométricas em capturas de tela.

Até o momento, não há informações sobre quando será o lançamento oficial dessas novidades.

 

Via: TudoCelular
Imagem: Divulgação/Microsoft/TudoCelular

A Opera anunciou, nesta quarta-feira (26), a implementação dos Comandos de Guia com IA, uma nova ferramenta que chega para aprimorar a maneira como os usuários interagem com o Opera One, principal navegador da empresa.

A nova funcionalidade permitirá que o usuário conte com o auxílio de Aria, a inteligência artificial nativa do navegador, que ajudará a organizar as guias abertas, facilitando quando a pessoa precisar lidar com várias páginas simultaneamente. O usuário poderá pedir que Aria realize tarefas como fechar guias ou agrupar páginas por tópico, fazendo com que a navegação se torne mais ágil e organizada.

Para utilizar o Comando de Guia com IA, basta ir até a Linha de Comando do Opera (Ctrl+ / no Windows ou CMD + / no Mac) e digitar um comando relacionado às guias abertas. A IA irá entender a linguagem natural do usuário e vai realizar a tarefa solicitada. Caso o usuário possua cinco ou mais abas abertas, basta clicar com o botão direito sobre uma guia e escolher a opção “Gerenciamento de Guias com IA” no menu suspenso.

Privacidade e segurança

Com a implementação do recurso, a Opera garante que a privacidade e a segurança dos dados dos usuários serão mantidas. A empresa divulgou que a IA apenas envia para o servidor o comando oferecido pelo usuário, como por exemplo “fechar todas as minhas guias do YouTube”; porém nenhuma informação pessoal ou os dados contidos nas abas são enviados. Todos os dados ficam armazenados localmente no dispositivo do usuário e são processados diretamente no navegador.

Mais novidades

Além disso, a Opera também adicionou recursos à Aria como parte do programa AI Feature Drops. Entre as atualizações, estão aprimoramentos no modo de escrita dentro da Linha de Comando, repostas mais detalhadas da IA para compras, pesquisa de produtos, culinária, brainstorming de receitas, além de tópicos relacionados a jogos.

Outra novidade é que agora é possível interagir com a IA diretamente a partir de uma guia aberta no navegador, e não somente através da barra lateral ou da linha de comando.

 

 

Via: Olhar Digital
Imagem: Divulgação/Opera/Olhar Digital

Manual do Servidor