É possível que, em breve, a Microsoft integre uma tecnologia de inteligência artificial no Excel, mas ainda não é o ChatGPT. Os pesquisadores da empresa afirmam que o objetivo seria integrar a FLAME, que é uma alternativa projetada para executar tarefas específicas nas células e colunas do editor de planilhas.
O principal intuito é ajudar o usuário para que ele não precise ficar decorando fórmulas ou corrigindo as que forem inseridas de maneira errada, e assim consiga produzir resultados mais facilmente. Além disso, a novidade irá trazer sugestões de preenchimento automático e outras sugestões para aprimorar as tabelas.
Como foi projetada diretamente para o Excel, a IA promete ter um melhor desempenho e ser mais eficiente se comparada a outras soluções já disponíveis. A FLAME é um modelo de aprendizado profundo (deep learning) baseado na tecnologia T5 e treinado em fórmulas do Excel. Por ser uma modelagem considerada pequena, ela é mais barata de treinar, o que facilita que ela chegue a todos os usuários.
Até o momento, a Microsoft não anunciou oficialmente quando a tecnologia será implementada no Excel.
Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash