logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Nessa quarta-feira (23), o YouTube anunciou que está desenvolvendo um recurso capaz de gerar resumos através de inteligência artificial na busca por vídeos.

Segundo as informações divulgadas pela plataforma, a funcionalidade irá utilizar inteligência artificial para destacar clipes de vídeos úteis para o que for pesquisado, fornecendo uma nova maneira de descobrir mais conteúdos ao realizar uma pesquisa no YouTube.

A empresa explicou, ainda, que os trechos podem ser utilizados em pesquisas por comparativos de produtos ou por exemplo locais específicos, buscando o que é possível fazer nesses lugares.

Até o momento, não há mais informações sobre como os resumos serão exibidos para os usuários. Por enquanto, a novidade será testada apenas por um grupo limitado de assinantes do YouTube Premium nos Estados Unidos, com termos em inglês.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

A partir dessa terça-feira (15), o ChatGPT recebeu uma pasta individual para que o usuário possa reunir as imagens geradas por IA. A novidade está disponível para todos os planos e pode ser acessada pelo aplicativo para Android e iOS, além da versão web.

Exibida como “Galeria”, a pasta fica destacada na aba lateral com os chats abertos. Sendo assim, o usuário não precisa entrar na conversa específica utilizada para gerar a imagem apenas para encontrá-la.

Para abrir a galeria pessoal de imagens criadas por AI, basta somente acessar a aba lateral e selecioná-la.

Quando clicar na imagem desejada, o usuário verá as opções de editar, selecionar, salvar e compartilhar. As opções de editar e selecionar permitem que o usuário faça modificações na imagem a partir de novos comandos, enquanto as opções de salvar e compartilhar permitem que o usuário salve a criação na galeria do dispositivo ou compartilhe a imagem nas redes sociais.

 

Via: Canaltech
Imagem: ilgmyzin/Unsplash

O Google anunciou nessa terça-feira (15) que irá encerrar os domínios regionais que terminam com o código de um país. Isso significa que sites como “google.com.br”, “google.fr” (França) e “google.jp” (Japão), entre vários outros, serão encerrados gradualmente nos próximos meses.

De acordo com um comunicado emitido pela empresa, a mudança será feita porque se tornou redundante manter os domínios separados para uma experiência de pesquisa que já era praticamente a mesma para todos os usuários, independentemente de suas localizações.

Os domínios nacionais eram utilizados para garantir que o buscador iria exibir resultados mais voltados para o país daquele usuário em si, como por exemplo lojas, notícias e sites em geral daquela região específica.

Porém, desde 2017, o Google passou a exibir resultados locais com base na localização do usuário no momento em que fez a pesquisa, e não mais levando em consideração se o domínio dele era brasileiro ou francês, por exemplo. Isso fez com que a empresa não julgasse mais necessário ter muitas páginas para um mesmo serviço.

O que vai mudar

A mudança não deve afetar o funcionamento do buscador nos navegadores. Além disso, caso o usuário digite “google.com.br”, não será exibida uma tela em branco ou de erro, mas será simplesmente redirecionado para o site unificado, que é o “google.com”.

Vale ressaltar que todo o conteúdo será traduzido para o idioma de preferência do usuário, mas não há informações se funcionalidades regionais continuarão, como é o caso dos Doodles.

Até o momento, não há informações mais detalhadas sobre quando a mudança irá acontecer nos países.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Firmbee.com/Unsplash

A inteligência artificial generativa Aria chegou ao Opera Mini, a versão mais acessível do navegador da Opera para dispositivos móveis. A novidade permite que o chatbot seja acessado em mais celulares, incluindo dispositivos com menor desempenho.

A Aria está disponível para todas as opções do Opera para PC e também para o aplicativo principal para celular. A ferramenta de IA é capaz de procurar informações na web, resumir artigos online, criar imagens, entre outras funcionalidades.

Mas, vale ressaltar que, assim como outros chatbots, a Aria não se limita somente ao contexto da navegação na web. Ela também pode ser usada para conseguir dicas sobre vários assuntos, sugestões de pesquisa, revisão de códigos de programação, entre outras.

Como utilizar a Aria no Opera Mini

Para utilizar a Aria no Opera Mini, é preciso baixar a versão mais recente do navegador, que está sendo distribuída gradualmente, segundo informações divulgadas pela empresa. Quando estiver disponível, o chatbot poderá ser acessado através do menu principal, que fica na parte inferior da tela.

Essa aba irá abrir uma área de conversa com a IA, e então o usuário poderá fazer perguntas, solicitar resumos, pedir resumos e revisões de texto, ou até mesmo criar imagens personalizadas.

Como fazer o download do Opera Mini

Para baixar o Opera Mini gratuitamente no celular Android, basta acessar o app da Play Store e pesquisar o nome do navegador e depois clicar em instalar.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Divulgação/Opera

O Google anunciou que, a partir do dia 31 de março de 2025, as versões 12 e 12L do Android passaram a não receber oficialmente atualizações de segurança.

O fim do suporte para o Android 12 e o 12L (versão otimizada para tablets) significa que os dispositivos que possuem essas versões do sistema operacional passam a não receber mais as correções críticas contra ameaças, como malwares e bugs. Com isso, os aparelhos se tornam mais vulneráveis a ataques e falhas de segurança.

Os usuários de dispositivos (celulares ou tablets) com Android 12 ou 12L podem verificar se há a possibilidade de uma atualização do sistema para a versão do Android 13, ou uma outra versão ainda mais recente.

Caso não haja uma versão de Android mais recente disponível para o aparelho, é recomendado que o usuário troque o dispositivo para que possa continuar recebendo as atualizações de segurança e de sistema.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Denny Müller/Unsplash

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.