logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Os alunos dos cursos Ferramentas Digitais e Comece do Zero: explorando o universo online, do Centro de Empoderamento Digital (CED) CIDAC/Recode e do CED Convento, participaram da cerimônia de entrega dos Certificados de Conclusão nesta quinta-feira (19). Com o objetivo de formar 33 alunos, o evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), a partir das 10h.

A mesa de lideranças contou com o secretário de Administração e Recursos Humanos (SMARH), Wainer Teixeira; o subsecretário do CIDAC, José Vicente Alves; e o Padre Evaldo Souza, representante do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Convento).

O secretário da SMARH, Wainer Teixeira, aproveitou o momento para parabenizar os alunos e agradecer a todos que colaboraram com o projeto.

“Felicito cada um de vocês que estão se certificando hoje, recebam os parabéns por esse momento. Agradeço ao CIDAC e à equipe de Vicente, o meu subsecretário, por esse esforço, essa empreitada. E quero agradecer, especialmente, ao Padre Evaldo, que representando a comunidade do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, confiou uma unidade da Recode, e também agradecer essa parceria com a ONG Recode”, disse.

O Padre Evaldo de Souza também expressou a felicidade em participar do projeto.

“Fico muito feliz porque eu cheguei aqui em Campos há menos de um ano, sou mineiro de origem e assumi a tarefa de cuidar do Santuário. Logo no começo, o professor Wainer já me procurou, sabendo que tinha havido no Santuário um núcleo de formação em informática, e perguntou se eles podiam restaurar, reformar para ampliar o projeto”, explicou.

O curso Ferramentas Digitais, oferecido a jovens e adultos, possui o objetivo de proporcionar aos alunos o conhecimento de ferramentas básicas para criação e edição de textos, além de planilhas eletrônicas e apresentações.

Aluna do Ferramentas Digitais, Júlia Malafaia considera o curso uma oportunidade para abrir portas do mercado de trabalho.

“Eu fiquei sabendo do curso pela minha irmã, porque ela acompanha o Instagram do CIDAC e passou pra mim. O curso de Ferramentas Digitais foi uma oportunidade de abrir portas no mercado de trabalho, onde a gente procura novas oportunidades. O curso abriu muito a minha mente, algumas coisas que eu não sabia e aprendi ali. Ele não fica preso só a quem não sabe, ele abrange pra iniciantes e pra quem já tem um conhecimento na informática, então ele tira muitas dúvidas da gente na prática. Os professores também são maravilhosos, eles ensinam pra gente de uma maneira mais prática e mais fácil, pra gente poder aprender”, frisou.

Já aos idosos, o curso oferecido foi o Comece do Zero: explorando o universo online, cujo intuito é capacitar os idosos a utilizarem as funcionalidades básicas das ferramentas do Microsoft 365, além de proporcionar a eles mais autonomia no uso de ferramentas digitais do dia a dia.

A aluna do Comece do Zero, Elizabete Freitas, destacou que independentemente da idade, o importante é o aprendizado.

“Eu acho importante a pessoa aprender, não importa a idade, né? O que importa é aprender, ainda mais com um professor maravilhoso e calmo. O curso me ajudou muito a distrair a cabeça também, foi muito bom”, ressaltou.

A coordenadora dos cursos CIDAC/Recode, Ana Mathias, também falou sobre como o resultado do curso foi positivo.

“O balanço foi muito positivo. Esse ano a gente conseguiu realizar um grande sonho, que foi fazer um curso para mulheres 30+, e depois fazer essa parceria com o Convento. Com essa parceria, apoiamos um novo CED, onde estamos formando hoje duas turmas, uma de idosos e uma de jovens. Estamos formando, também, do nosso CED CIDAC, mais uma turma de jovens. Então, o balanço foi positivo, estou muito feliz”, destacou.

 

Imagens: CIDAC

Nessa segunda-feira (16), o Google Deepmind anunciou o Veo 2, sua nova inteligência artificial capaz de gerar vídeos de alta qualidade.

O Veo 2 é capaz de gerar vídeos com resoluções de até 4K e com minutos de duração. Para isso, ele considera os comandos dados pelo usuário, como por exemplo o gênero do vídeo, o tipo de lente, efeitos cinematográficos ou até mesmo um ângulo específico.

Segundo a publicação do Blog do Google, o Veo 2 “traz uma compreensão aprimorada da física do mundo real e das nuances do movimento e da expressão humana, o que ajuda a melhorar seus detalhes e realismo em geral”.

A publicação destaca, ainda, que embora os modelos de vídeo possam “alucinar” nos detalhes (como dedos extras ou objetos inesperados), o Veo 2 produz essas falhas com menos frequência.

Ainda de acordo com a empresa, assim como nos outros modelos de geração de imagens e vídeos do Google, os vídeos gerados pelo Veo 2 possuem uma marca d’água própria, do SynthID. Essa marca d’água é invisível, mas ajuda a identificar os conteúdos como gerados por IA.

Essas funcionalidades do Veo 2 serão implementadas na ferramenta de geração de vídeo do Google Labs, VideoFX. Nessa fase de testes, a ferramenta pode ser acessada gratuitamente; no entanto, é necessário fazer uma inscrição na fila de espera no site oficial do VideoFX.

Reprodução/Blog do Google
Reprodução/Blog do Google
Reprodução/Blog do Google



Via: Blog do Google
Imagem: Reprodução/Blog do Google

Após a opção de agendar postagens, o Instagram agora começou a permitir que os usuários agendem o envio de mensagens diretas.

A novidade traz mais facilidade de comunicação aos usuários permitindo, por exemplo, agendar uma mensagem para uma data especial, final de semana ou outros momentos que sejam mais oportunos para quem vai receber a mensagem.

É importante ressaltar que o agendamento de mensagens é válido somente para mensagens de texto, o que significa que imagens, áudios e vídeos só podem ser enviados em tempo real, não podem ser agendados.

Imagem: Captura de tela/CIDAC

Para agendar uma mensagem, basta seguir os seguintes passos:

  • Abra o app do Instagram;
  • Acesse as Mensagens Diretas (DMs);
  • Selecione uma conversa;
  • Digite a mensagem;
  • Toque e segure o botão “Enviar”, que fica ao lado direito da caixa de texto;
  • Escolha a data e o horário para o envio da mensagem (considerando que o fuso horário é baseado no seu dispositivo);
  • Confirme o envio da mensagem.

Após agendar, somente o remetente poderá ver a mensagem programada até que a data escolhida chegue. O usuário pode, inclusive, apagar a mensagem ou enviá-la imediatamente a qualquer momento. O recurso está sendo distribuído gradativamente para os usuários.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash

A inteligência artificial do Meta AI começou a chegar para alguns usuários do Instagram nesta segunda-feira (16).

A nova integração da IA com a rede social tem o objetivo de ajudar os usuários gerando imagens e respondendo perguntas, assim como já acontece na integração com o WhatsApp.

As funções são, inclusive, similares às disponíveis na versão para WhatsApp. Com isso, é possível conversar diretamente com o chatbot em uma conversa privada, mencioná-lo dentro de um grupo ou solicitar que a ferramenta gere imagens em bate-papos na área das DMs (Mensagens Diretas).

O recurso pode ser usado para qualquer pesquisa e tem o objetivo de desempenhar o papel de assistente do usuário. A ferramenta oferece opções de pesquisa como “Faça uma lista para leitura na praia” e “História da hashtag”, por exemplo.

Como acessar o Meta AI no Instagram

Para utilizar o Meta AI no Instagram, basta abrir o app do Instagram, deslizar para o lado ou clicar no ícone de balão para acessar a aba das mensagens diretas, clicar na barra de pesquisa, clicar em ok e iniciar a conversa. O histórico de comandos fica armazenado em uma conversa individual dentro do aplicativo.

Para enviar uma imagem gerada pelo Meta AI, basta abrir uma conversa, clicar no ícone de “+”, selecionar “Imaginar”, descrever o que deseja que a IA transforme em imagem e enviar a imagem gerada. Já para citar a IA em uma conversa em grupo, é necessário abrir a conversa, digitar “@Meta AI” e inserir o comando.

Vale destacar que, assim como já acontece no WhatsApp, não é possível desativar a ferramenta nas configurações.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Dima Solomin/Unsplash

Nessa quinta-feira (12), a OpenAI anunciou novos recursos de vídeo em tempo real para o aplicativo do ChatGPT.

A novidade consiste, basicamente, em um modo de voz avançado que permite que os usuários apontem seus celulares para algo e façam perguntas ao chatbot, que responderá quase em tempo real.

Além disso, o ChatGPT também ganhou a capacidade de entender o que está na tela compartilhada de um dispositivo ou serviço. Com isso, a “visão” do modo de voz avançado poderá interpretar menus de configurações de dispositivos e ajudar a resolver problemas matemáticos ou descrever objetos para onde a câmera estiver apontada, por exemplo.

Isso significa que, além de ser capaz de “ver” o que está no ambiente através da câmera do celular, o chatbot também poderá ver o que está sendo visto na tela do usuário.

Porém, vale ressaltar que a novidade chega apenas para assinantes do ChatGPT Plus, Team e Pro. Os assinantes do ChatGPT Enterprise, Edu e usuários da União Europeia, Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein ainda não terão acesso.

 

Via: Olhar Digital
Imagem: ilgmyzin/Unsplash

Manual do Servidor