logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

A versão 135 do Firefox, que foi lançada no início de fevereiro deste ano, recebeu uma atualização que veio para corrigir falhas de segurança e bugs no navegador. A novidade começou a ser distribuída a partir dessa terça-feira (18) para os usuários de Windows, macOS e Linux.

A Mozilla divulgou que a compilação tem o objetivo de corrigir bugs de segurança e memória relacionados à vulnerabilidade CVE-2025-1414, que é considerada como de “alto risco”.

Essa brecha de segurança pode ser explorada por malwares para permitir a execução de código arbitrário no dispositivo onde o navegador estiver instalado. Apesar disso, até o momento, não existem relatos de ataques que se aproveitaram dessa falha.

Quanto a outros bugs reparados pela atualização Firefox 135.0.1, um deles tem relação com o histórico de navegação. Os usuários de versões antigas do software não estavam conseguindo restaurar janelas e abas fechadas, o que significa que as pessoas perdiam as informações após abrir a versão mais recente.

Além disso, a atualização conserta um problema que afetava a funcionalidade de pesquisa do navegador quando o usuário instalava um mecanismo de busca personalizado com um ícone maior. Em alguns desses casos, a ferramenta deixava de funcionar.

No momento de instalar a atualização, é possível conseguir uma solução para outra falha do navegador que, em algumas situações, levava a pessoa para o local errado na página ao clicar em links internos.

Disponibilidade do Firefox

Para verificar se a atualização do Firefox já está em uso, basta ir ao menu “Ajuda” e clicar em “Sobre o Firefox”. Caso ainda não esteja disponível, é possível fazer a instalação manualmente.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

O Microsoft Copilot ganhou uma nova funcionalidade e agora é capaz de fazer referência a informações de documentos de outros aplicativos dentro do Excel.

O novo recurso pode ser testado no Excel 17729.20000 para Windows e 24053110 para Mac em um computador que tenha licença para o Copilot, pesquisa na web e conexão com a internet habilitadas.

Diversos tipos de arquivos são suportados, como por exemplo os gerados pelo Word, Excel, PowerPoint, além do formato PDF. Com isso, é possível pedir ao Copilot que insira as informações de outros documentos na planilha, como por exemplo e-mails com colunas para remetente, assunto e resumo.

Também é possível usar a pesquisa na web do Copilot para conseguir combinar estatísticas públicas, documentos internos e tabelas de outro arquivo do Excel.

Para usar a novidade, basta abrir a Página Inicial do Excel com a planilha aberta; clicar em Copilot; perguntar algo ao Copilot sobre os dados que precisa; complementar a pergunta até que o resultado seja satisfatório; clicar no botão “Inserir a planilha” para acionar as informações.

 

Vale ressaltar que o Copilot ainda possui algumas limitações, tendo em vista que os dados atualizáveis só podem ser importados de tabelas armazenas no OneDrive e SharePoint. Além disso, não há suporte para endereçamento de dados da pasta de trabalho e a solicitação de dados externos simultaneamente.

A novidade deve chegar à versão web do Microsoft Excel; mas, até o momento, não há informações de que a funcionalidade também irá chegar às versões Android e iOS.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Montagem/CIDAC

As Mensagens Diretas (DM) do Instagram receberam novidades nessa quarta-feira (19) e passaram a ter suporte para agendamento de mensagens, tradução nativa, convites para grupos via QR Code e novas formas de compartilhar música nos chats.

Imagem: Reprodução/Instagram/TecMundo

O agendamento de mensagens permite programar o envio de mensagens para até 29 dias à frente. Essa funcionalidade é compatível apenas para mensagens de texto, o que significa que ela não é válida para fotos, vídeos e GIFs.

A ferramenta de mensagens fixadas possibilita que até três mensagens diretas, enviadas ou recebidas, sejam fixadas no topo da conversa. Elas aparecem fixadas para ambos os participantes da conversa.

O compartilhamento de músicas permite que os usuários enviem faixas do catálogo do Instagram em conversas, sejam elas privadas ou em grupos, incluindo um trecho de música de até 30 segundos.

O recurso de tradutor nativo é capaz de fazer com que as mensagens recebidas sejam traduzidas diretamente pelo Instagram, possuindo suporte para 99 idiomas. Para utilizá-lo, é necessário somente clicar em “traduzir” para visualizar a versão no idioma escolhido.

Já os convites para grupos via QR Code permitem que os administradores de grupos gerem QR Codes personalizados para convidar novos participantes.

Os novos recursos chegam no aplicativo do Instagram para Android e iOS. Até o momento, não há informações sobre quando as novidades chegarão para todos os usuários, mas a atualização será distribuída de forma gradativa.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Warren Umoh/Unsplash

Nessa quarta-feira (19), o Google divulgou novas atualizações para o Google Lens, aplicativo que é capaz de reconhecer imagens. As novidades chegam para os usuários de iOS.

Com a novidade, ao ler uma matéria ou ver um produto, por exemplo, os usuários de iPhone poderão pesquisar imagens rapidamente através tanto do Chrome quanto do app do Google.

Além disso, também chega uma utilização maior da inteligência artificial no Google Lens através do recurso “Visão Geral Criada por IA”, que agora passará a aparecer mais durante o uso do app.

Para utilizar o Google Lens no iOS enquanto estiver acessando algum conteúdo no Chrome ou no Google, basta clicar no menu de três pontos, selecionar “Pesquisar na tela com o Google Lens” e, depois, circular o que quiser procurar na tela.

Imagem: Reprodução/Google Lens/Canaltech

As novidades já estão disponíveis mundialmente para todos os usuários de iOS no aplicativo do Google e, em breve, serão disponibilizadas para o aplicativo do Chrome. Já em relação ao Android, é possível que em breve os novos recursos sejam liberados para esses dispositivos, assim como no Chrome nos celulares e computadores.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Montagem/CIDAC

A ferramenta de geração de imagens com inteligência artificial do Google começou a ser disponibilizada em mais de 100 países, inclusive no Brasil. Chamado de Whisk, o serviço ainda está em fase experimental e é capaz de combinar as diversas capacidades do Gemini com a criação do Imagen 3, podendo criar imagens completamente novas tendo como base as inspirações oferecidas pelos usuários.

Inicialmente lançado somente nos Estados Unidos em dezembro, o Whisk é mais um teste do Google Labs, que é a plataforma de soluções experimentais da empresa. Essa ferramenta começou a ser disponibilizada para teste em diversos países a partir da última terça-feira (11).

O Whisk é uma ferramenta que oferece mais acessibilidade para usuários que não tem experiencia com criação de prompts, o que é fundamental na geração de imagens. Seu processo de edição é prático e intuitivo, e ele também oferece sugestões para aqueles que precisam de inspiração.

A IA Whisk utiliza o Gemini, o modelo multimodal do Google, para interpretar as imagens enviadas pelos usuários. A partir do arquivo, a IA gera uma descrição em texto chamada “Image to Text” (I2T) destacando elementos como estilo, personagens, cenário e paleta de cores.

Com base nessa descrição, a IA elabora um prompt detalhado que servirá como referência para a criação da nova imagem. O usuário pode especificar aspectos como o tema central, o ambiente ou o estilo visual desejado. Em seguida, o Imagen 3 converte essa solicitação em uma nova ilustração por meio do processo “Text-to-Image” (T2I). A partir disso também é possível pedir que a IA combine elementos de diferentes imagens.

O Whisk é uma plataforma completamente gratuita, mas é necessário fazer login no Google Labs com uma conta do Google. Além da IA voltada para edição de imagens, a ferramenta oferece outras opções experimentais, como o Daily Listen, um Discover narrado por vozes sintéticas; o NotebookLM, um assistente dedicado a estudos; e o Jules, que serve como assistente para programação.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Christian Wiediger/Unsplash

Manual do Servidor