logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

O Google anunciou um novo recurso para o Gmail na versão web, o “Cancelar assinatura” para e-mails promocionais.

O recurso que permite cancelar o recebimento de e-mails promocionais que não sejam desejáveis já está disponível há algum tempo nos dispositivos móveis, mas agora o Gmail para navegador também terá a opção para cancelar o recebimento de e-mails indesejados sem que seja necessário entrar em um site para realizar esse cancelamento.

A nova página aparece no painel lateral esquerdo do Gmail e pode ser acessada através da opção “Mais”. Com isso, o usuário verá a opção de “Gerenciar Assinaturas” destacada entre a área de “Spam” e “Gerenciar Marcadores”.

Nesse espaço estarão todas as newsletters em que o usuário está inscrito, onde todas elas serão exibidas devidamente organizadas para que o usuário escolha quais ele quer manter e quais deseja remover. Isso irá garantir que o usuário visualize uma caixa de entrada mais organizada.

Vale ressaltar que o cancelamento de assinatura da newsletter pelo Gmail não é automático e pode levar alguns dias para atualizar. Isso significa que, mesmo que uma assinatura de conteúdo diário seja cancelada, ainda é possível que ela seja exibida por mais alguns dias.

Ainda é válido destacar que o recurso ainda não está disponível para os usuários brasileiros. Apesar disso, é possível cancelar os e-mails indesejados através da aba “Promoção”. Nessa guia, é possível passar o cursor do mouse por cima do e-mail para ver a opção “Unscribe” para deixar de receber esses e-mails.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

Por: Letícia Nascimento

Com o objetivo de proporcionar empoderamento digital a jovens, adultos e idosos, o CIDAC está com três cursos de informática em andamento. Os cursos, que são oferecidos em parceria com a Recode, contam com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas e Governança Digital e da Prefeitura de Campos.

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), o CIDAC oferece o curso “Comece do Zero” aos jovens da localidade de Tócos, que é ministrado na sala que foi inaugurada na Usina de Letras no mês de maio deste ano. Esse curso tem o intuito de proporcionar aos alunos noções básicas de informática, oferecendo um primeiro contato com as ferramentas digitais e os dispositivos móveis, otimizando seu trabalho e dia a dia.

Também estão em andamento os cursos “Ferramentas Digitais” e “Introdução à Programação”. Ambos estão sendo oferecidos na sede do CIDAC, para jovens e adultos. Além disso, o curso “Comece do Zero” também está sendo ministrado para mulheres 30+ no mesmo local.

A coordenadora dos cursos CIDAC/Recode, Ana Paula Mathias, destaca também o curso que está sendo oferecido aos idosos no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

“Nós temos também uma parceria com o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a igreja do Convento, onde os alunos idosos estão aprendendo os primeiros passos no universo digital. Lá nós temos quatro educadores sociais voluntários, que são funcionários do CIDAC, qualificados em TI”, explicou.

Ana Paula ressaltou, ainda, que a previsão é de que em breve sejam abertas novas vagas.

“Os cursos estão a todo vapor e estamos muito felizes com os resultados. A previsão de abrirmos novas vagas é para o segundo semestre deste ano. Sempre divulgamos pelo perfil do nosso Instagram e pelo site do CIDAC e da Prefeitura de Campos”, concluiu.

 

Imagem: CIDAC

Nessa segunda-feira (23), o Google anunciou que irá encerrar o suporte do Chrome para o Android 8 (Oreo) e para o Android 9 (Pie), que são versões mais antigas do sistema operacional.

Segundo informações divulgadas pela empresa, os Androids 8 e 9, lançados em 2017 e 2018, terão suporte somente até a versão 138 do Chrome. Isso significa que o Chrome 139, com lançamento previsto para 5 de agosto, será compatível com dispositivos com Android 10 ou posterior.

Vale destacar que, além de não receber novidades, a falta de atualizações do Chrome pode fazer com que o navegador fique mais vulnerável com o tempo por não receber mais as correções de segurança.

Para não perder as atualizações do navegador, o Google recomenda que o usuário atualize o dispositivo para versões mais recentes do sistema.

Para fazer essa atualização, é necessário acessar as configurações do celular e conferir se há uma nova versão do sistema disponível para ser baixada. Caso não esteja disponível, será necessário trocar o aparelho por um mais recente.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Deepanker Verma/Pexels

O WhatsApp está desenvolvendo um recurso que permite que usuários escolham a qualidade das fotos e vídeos baixados automaticamente. A novidade foi encontrada pelo site WABetaInfo na atualização beta do WhatsApp para iOS 25.18.10.81.

Com o recurso, o WhatsApp terá uma configuração que permitirá personalizar o download automático de arquivos de mídia de acordo com as preferências do usuário. Isso significa que, com a novidade, os usuários poderão escolher entre qualidade padrão e qualidade HD para fotos e vídeos baixados automaticamente.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

A qualidade padrão reduz o tamanho do arquivo compactando a mídia, o que ajuda a economizar dados e espaço de armazenamento. Já a qualidade HD mantém os detalhes importantes sobre a resolução, oferecendo imagens e vídeos mais nítidos e detalhados, porém consome mais dados e armazenamento do dispositivo.

A novidade está disponível para alguns testadores beta que possuem a versão mais recente do WhatsApp beta para iOS, e deve ser disponibilizada para mais usuários nas próximas semanas.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: mariia shalabaieva/Unsplash

A Meta anunciou, nessa terça-feira (17), que os vídeos enviados no Facebook passarão a ser considerados Reels. A mudança tem o objetivo de facilitar o processo de upload dos conteúdos e confundir menos os usuários, e estará disponível em breve.

Sem a novidade, é necessário escolher qual é o formato de vídeo desejado, com abas e ferramentas distintas. Apesar da mudança, a plataforma continuará oferecendo suporte para os usuários inserirem vídeos curtos, longos e conteúdos ao vivo.

Além disso, a aba de “Vídeos” será renomeada para “Reels”, mas essa será apenas uma mudança de nomenclatura.

Imagem: Reprodução/Meta/TecMundo

Outra novidade é que a Meta irá aumentar a possibilidade de duração dos Reels que, antes limitados a 90 segundos, agora poderão ser mais longos. Até o momento, a empresa não divulgou qual será o novo limite de duração.

Quando a novidade estiver disponível para os usuários, uma mensagem explicando a mudança será exibida e bastará clicar no botão azul de confirmação para prosseguir.

A plataforma está, ainda, unificando os fluxos de criação. Quando o usuário clicar em adicionar um novo post, basta tocar no vídeo novamente, e então uma aba com opções de customização irá aparecer em seguida, permitindo adicionar música e fazer edições mais refinadas.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Dima Solomin/Unsplash

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.