logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Nessa quarta-feira (26), a Meta anunciou que agora o Meta AI Studio está disponível no Brasil, e em português, para o chat do Instagram, Messenger e na web. O objetivo é permitir que os usuários criem ou conversem com assistentes de inteligência artificial já elaborados dentro dos aplicativos.

A novidade possibilita que o usuário crie sua própria IA, seja para conversar, esclarecer dúvidas ou receber sugestões, utilizando os modelos de IA da Meta.

Além das opções já disponibilizadas na plataforma, o Meta AI Studio oferece uma opção para que a pessoa crie o seu próprio assistente. Para isso, é necessário preencher um formulário, em que o usuário irá fornecer uma pequena descrição do chatbot que deseja criar, como por exemplo um chefe de cozinha que indica receitas ou um especialista em tecnologia que dará dicas sobre o assunto.

Além disso, também é possível limitar o chatbot para ser acessado apenas pelo criador dele e seus seguidores, ou disponibilizá-lo para todos, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso ao chatbot.

Para criar um chatbot no Meta AI Studio no Instagram, basta abrir o Instagram, ir até o chat, clicar no ícone com três bolinhas e uma estrela, ir até “Criar”, selecionar “Criar uma IA”, fazer uma descrição da IA, clicar em “Avançar”, ir até “Conversar com IA”, escolher quem poderá conversar com a IA que está sendo criada e, depois, clicar em “Concluir”.

Será preciso configurar, ainda, as mensagens padrão da ferramenta, como um chat de boas-vindas ou quebra-gelos para iniciar a conversa.

Além disso, o criador da IA poderá configurar as instruções de como o recurso deverá responder, além de poder escrever exemplos de como deseja que a IA mostre as respostas.

Vale destacar que também é possível acessar o recurso pela web AQUI, além do aplicativo do Messenger.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Dima Solomin/Unsplash

O Bloco de Notas do Windows 11 poderá receber uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial. A Microsoft começou a testar a novidade com usuários inscritos nos canais Canary e Dev do Windows Insider, possibilitando gerar resumos automáticos com base em textos selecionados diretamente no aplicativo.

Para utilizar a nova função, basta selecionar um trecho de texto no Bloco de Notas, clicar com o botão direito e escolher a opção “Resumir”.  A ferramenta de IA irá gerar um resumo automaticamente, que poderá ser ajustado de acordo com a necessidade do usuário.

A Microsoft irá oferecer, ainda, outras formas rápidas de acionar a nova função: um atalho no teclado (Ctrl + M) e uma opção específica no menu do Copilot. O usuário precisa estar conectado a uma conta da Microsoft para usar o recurso, mas é possível desativar as funções de IA através das configurações do aplicativo.

Esta não é a primeira ferramenta com base em IA que a Microsoft testa no Bloco de Notas. No ano passado, a empresa começou a testar o recurso “Rewrite”, que reescreve, através de inteligência artificial, trechos escolhidos pelo usuário.

Outra funcionalidade que está sendo testada pela Microsoft no Bloco de Notas é a visualização rápida dos arquivos fechados recentemente. Além disso, na ferramenta Captura e Esboço (Snipping Tool), a empresa também está testando um recurso chamado “draw & hold”, que tem o objetivo de facilitar a criação de formas geométricas em capturas de tela.

Até o momento, não há informações sobre quando será o lançamento oficial dessas novidades.

 

Via: TudoCelular
Imagem: Divulgação/Microsoft/TudoCelular

A Opera anunciou, nesta quarta-feira (26), a implementação dos Comandos de Guia com IA, uma nova ferramenta que chega para aprimorar a maneira como os usuários interagem com o Opera One, principal navegador da empresa.

A nova funcionalidade permitirá que o usuário conte com o auxílio de Aria, a inteligência artificial nativa do navegador, que ajudará a organizar as guias abertas, facilitando quando a pessoa precisar lidar com várias páginas simultaneamente. O usuário poderá pedir que Aria realize tarefas como fechar guias ou agrupar páginas por tópico, fazendo com que a navegação se torne mais ágil e organizada.

Para utilizar o Comando de Guia com IA, basta ir até a Linha de Comando do Opera (Ctrl+ / no Windows ou CMD + / no Mac) e digitar um comando relacionado às guias abertas. A IA irá entender a linguagem natural do usuário e vai realizar a tarefa solicitada. Caso o usuário possua cinco ou mais abas abertas, basta clicar com o botão direito sobre uma guia e escolher a opção “Gerenciamento de Guias com IA” no menu suspenso.

Privacidade e segurança

Com a implementação do recurso, a Opera garante que a privacidade e a segurança dos dados dos usuários serão mantidas. A empresa divulgou que a IA apenas envia para o servidor o comando oferecido pelo usuário, como por exemplo “fechar todas as minhas guias do YouTube”; porém nenhuma informação pessoal ou os dados contidos nas abas são enviados. Todos os dados ficam armazenados localmente no dispositivo do usuário e são processados diretamente no navegador.

Mais novidades

Além disso, a Opera também adicionou recursos à Aria como parte do programa AI Feature Drops. Entre as atualizações, estão aprimoramentos no modo de escrita dentro da Linha de Comando, repostas mais detalhadas da IA para compras, pesquisa de produtos, culinária, brainstorming de receitas, além de tópicos relacionados a jogos.

Outra novidade é que agora é possível interagir com a IA diretamente a partir de uma guia aberta no navegador, e não somente através da barra lateral ou da linha de comando.

 

 

Via: Olhar Digital
Imagem: Divulgação/Opera/Olhar Digital

O Google Maps recebeu uma nova função que possibilita que o Gemini responda as dúvidas dos usuários sobre lugares específicos. Segundo o site TudoCelular, a informação foi descoberta pelo portal Android Authority.

A novidade funciona, basicamente, da seguinte forma: quando o usuário quiser saber mais informações sobre uma determinada loja, como por exemplo se ela possui um produto específico, o Gemini irá ajudar fazendo uma rápida pesquisa e fornecendo a resposta.

Com o novo recurso, ao iniciar o Gemini através do Google Maps, o usuário verá a nova opção “Perguntar sobre o lugar”. Com a nova opção, os usuários poderão solicitar respostas sobre estabelecimentos específicos encontrados no aplicativo.

Vale lembrar que a novidade ainda não funciona perfeitamente e pode não conseguir apresentar informações sobre determinados lugares. Além disso, para algumas situações da nova opção de pesquisa, pode ser necessário utilizar o Gemini Advanced.

Até o momento, a nova ferramenta parece não estar disponível para todos os usuários, o que significa que ainda deve levar um tempo até que mais usuários recebam a novidade.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

O WhatsApp está desenvolvendo um recurso que permite compartilhar músicas do Spotify na atualização de status. A novidade foi descoberta pelo site WABetaInfo no WhatsApp beta para Android 2.25.8.3 e no WhatsApp beta para iOS 25.8.10.72.

O recurso possibilita que os usuários compartilhem músicas do Spotify diretamente em suas atualizações de status. Quando clicarem para compartilhar uma música do Spotify, os usuários verão uma opção adicional para publicá-las como uma atualização de status do WhatsApp, além da opção já existente de enviá-la como uma mensagem para um contato ou grupo.

Novo recurso no Android (Imagem: WABetaInfo)


Novo recurso no iOS (Imagem: WABetaInfo)

Quando os usuários escolherem compartilhar a música como atualização de status, o WhatsApp irá processar e gerar uma prévia para a faixa compartilhada, que será exibida na atualização de status. Essa prévia que será exibida traz os principais detalhes, como o título da música, nome do artista e a capa do álbum. Assim como acontece no Instagram, o WhatsApp irá integrar um botão “Play on Spotify” na atualização de status, permitindo que as pessoas abram a música diretamente no aplicativo do Spotify apenas com um clique.

Vale ressaltar que, tendo em vista que as atualizações de status do WhatsApp são protegidas pela criptografia de ponta a ponta, apenas as pessoas que o usuário selecionar poderão visualizar o conteúdo compartilhado. Isso significa que nem o WhatsApp e nem pessoas que não forem selecionadas pelo usuário poderão ter acesso às músicas compartilhadas na atualização de status.

O novo recurso ainda está em desenvolvimento, portanto ele só ficará disponível em uma atualização futura tanto para Android, quanto para iOS.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: mariia shalabaieva/Unsplash

Manual do Servidor