logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Nessa quarta-feira (20), a Meta anunciou novos recursos para o Messenger. As novidades chegam para aprimorar as videochamadas feitas através da plataforma.

Os novos planos de fundo feitos com inteligência artificial (IA) são a principal novidade. Com eles, a chamada fica mais divertida, além de garantir privacidade ao usuário, que não precisará mais mostrar sua localização exata a quem está do outro lado da chamada.

Essas imagens podem ser geradas em tempo real, bastando que o usuário digite um comando de texto descrevendo, de forma clara, o tipo de ilustração que ele deseja. A inteligência artificial responsável pela geração das imagens é a Meta AI, plataforma da empresa que já está embutida inclusive no WhatsApp.

Até o momento, o recurso ainda não está disponível para os usuários, mas é possível que em breve ele chegue para todos.

Outras novidades

Além disso, o Messenger também terá chamadas de vídeo em alta definição (HD), que será ativada por padrão em ligações feitas através de conexão via Wi-fi (o que pode ser alterado nas configurações).

A inclusão de tecnologias de redução de ruído e isolamento de voz durante as conversas também chegarão à plataforma.

As chamadas agora podem, também, ser substituídas por mensagens de áudio e vídeo para quando o contato não puder atender a ligação naquele momento. Então, assim como em uma caixa postal, é possível deixar um recado pedindo para que a outra pessoa retorne ou já deixar pelo recado mesmo qual seria o assunto tratado na chamada.

Além disso, os usuários da Apple agora podem pedir para a assistente pessoal Siri para que ela faça uma chamada ou envie um recado de texto através do Messenger.

 

Via: TecMundo
Imagem:  Mariia Shalabaieva/Unsplash

O WhatsApp anunciou que, a partir de maio de 2025, o app será compatível apenas com iPhones que usam o iOS 15.1 ou versão posterior. Isso significa que modelos muito antigos do celular da Apple perderão o acesso ao WhatsApp.

Por enquanto, o aplicativo do WhatsApp está disponível para modelos com o iOS 12, lançado em 2018, ou versões posteriores. A nova exigência do iOS 15.1 fará o aplicativo parar de funcionar no iPhone 5s, iPhone 6 e iPhone 6 Plus.

Com isso, os celulares lançados a partir de 2015 (a partir do iPhone 6s) ainda serão compatíveis com o WhatsApp no ano que vem, desde que tenham o iOS 15.1 ou mais recente instalado.

Para os usuários que possuem esses celulares incompatíveis com o iOS 15.1, a solução ideal é trocar o aparelho por um modelo mais novo. Já para quem possui um celular compatível com o iOS 15.1 e precisa atualizar, basta abrir o app Ajustes, clicar em “Geral”, acessar a opção “Atualização de Software” e instalar a atualização.

Quanto ao Android, até o momento não há alteração de suporte prevista. No Android, o aplicativo do WhatsApp é compatível com modelos que utilizam a versão 5.0 (lançada em 2014) ou posterior.

 

Via: Canaltech
Imagem: Grant Davies/Unsplash

Com o objetivo de reduzir spam, o Google pode estar desenvolvendo uma nova funcionalidade, chamada de Gmail Shield. A nova função permite a criação de endereços eletrônicos alternativos para usar na web.

A novidade foi descoberta pelo site Android Authority através de linhas de código presentes na atualização v24.45.33 do Google Play. Os valores encontrados indicam uma opção parecida com o “Oculte meu E-mail”, disponível no iOS, que permite que os usuários criem endereços de e-mail alternativos (chamados de aliases, em inglês).

Esses endereços de e-mail alternativos direcionam as mensagens recebidas para a caixa de entrada principal. Isso significa que, ao se cadastrar em um site, o usuário pode utilizar o endereço de e-mail alternativo e apagá-lo caso comece a receber spam.

Além de reduzir o spam, o Gmail Shield pode ser uma opção de segurança para os usuários quanto às tentativas de invasão à conta, tendo em vista que somente o endereço principal pode acessar a conta.

Até o momento, não há muitas informações sobre a novidade, como por exemplo se o Google cobrará por isso.

Além disso, considerando que não foram divulgadas muitas informações sobre o Google Shields, ainda não é possível saber quando ele será liberado ao público, ou nem mesmo se ele será liberado na versão final.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Stephen Phillips/Unsplash

Através de seu perfil no X (antigo Twitter), a OpenAI anunciou que o app do ChatGPT agora está disponível para todos os usuários do Windows 10 e 11.

O aplicativo funciona de maneira semelhante à versão web, porém com novos recursos, como por exemplo o acesso ao chatbot através de atalhos no teclado.

Além do acesso ao app através do atalho do teclado Alt + Espaço, o aplicativo também traz os recursos de opção para tirar capturas de tela direto para o ChatGPT e o modo de voz avançado pelo computador.

Para fazer o download do aplicativo na Microsoft Store, basta acessar a página do ChatGPT na loja de apps do Windows (apps.microsoft.com); clicar em “Adquirir”; aguardar o download; depois acessar a IA com o login usual.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: ilgmyzin/Unsplash

Os aplicativos Email, Calendário e Pessoas perderão o suporte da Microsoft em breve. A empresa anunciou que o suporte será encerrado a partir de 31 de dezembro de 2024.

O fim do suporte marca mais um passo rumo à transição para o novo Outlook do Windows, processo que acontece desde 2022. O novo Outlook foi lançado para todos em agosto deste ano e traz praticamente todas as funções dos aplicativos que serão descontinuados.

Vale ressaltar que as mensagens, eventos e outras informações dos apps Email, Calendário e Pessoas continuarão exportáveis. Porém, quando a conta salva informações apenas localmente, esse processo precisa ser feito manualmente.

Novo Outlook

O novo Outlook já pode ser experimentado, para isso basta clicar no botão “Experimentar o novo Outlook” nos aplicativos Email ou Calendário. Caso não goste, o usuário pode voltar a utilizar o aplicativo clássico.

Porém, a versão clássica do Outlook também será descontinuada. O suporte para as instalações atuais será mantido até pelo menos 2029.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: BoliviaInteligente/Unsplash

Manual do Servidor