logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

A Microsoft começou a testar um novo comando de voz que permite abrir o assistente do Copilot no Windows. A novidade ficará disponível para os inscritos do programa Windows Insider, que poderão ativar a ferramenta através da frase “Hey, Copilot” (“Ei, Copilot”, em tradução livre).

Para o comando funcionar, o computador precisa estar desbloqueado e com o Copilot Voice aberto, que é o modo de conversa em tempo real com a IA. A nova funcionalidade pode ser útil para que a pessoa possa falar com a ferramenta enquanto estiver digitando, ou mesmo quando estiver longe do computador.

Para isso, o atalho precisa ser ativado manualmente nas configurações do Windows e funciona somente se o computador estiver desbloqueado por senha. Além disso, a Microsoft cria um buffer de 10 segundos para identificar o pedido em áudio. Vale destacar que essa fala não é gravada e nem armazenada localmente no PC.

Depois de ativar o comando de voz, o Copilot abre uma janela no modo Voice e traz uma janela suspensa para fechar o diálogo.

Até o momento, a novidade foi liberada apenas para os testadores inscritos no programa Windows Insider.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Divulgação/Microsoft

A Microsoft anunciou, em uma página de suporte do Windows, que os aplicativos do Microsoft 365 continuarão recebendo atualizações de segurança do Windows 10 após o encerramento do suporte, em outubro deste ano. Com isso, o Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote receberão correções até o dia 10 de outubro de 2028.

Essa prorrogação é destinada apenas para programas da suíte do Microsoft 365, oferecendo somente atualizações de segurança. Isso significa que, além de esses programas não receberem novidades, o Windows 10 também continuará sem atualizações após outubro de 2025.

Essa mudança é possível graças ao Microsoft 365 ser regido pela Política de Ciclo de Vida Moderna, que determina que clientes se mantenham atualizados sobre os requisitos de serviço e sistema, fator esse que inclui o uso dos aplicativos do pacote em um sistema Windows que seja compatível.

Isso significa que, depois do prazo de três anos de atualizações de segurança, o usuário precisará migrar o dispositivo para o Windows 11 se quiser continuar utilizando os programas.

Para fazer a atualização para o Windows 11, basta ir até o Windows Update, selecionar as configurações do sistema e fazer a atualização.

 

Via: Canaltech
Imagem: Windows/Unsplash

A OpenAI teria adicionado a opção de exportar o relatório gerado em PDF pela Deep Research, ferramenta presente no ChatGPT que auxilia o usuário a realizar pesquisas mais complexas. A novidade foi publicada pelo usuário Tibor em sua conta na rede social X.

Ao gerar o relatório da Deep Research, não são oferecidas muitas opções ao usuário para exportar o conteúdo. Geralmente, as pessoas copiam todo o material exibido, porém ao colar em aplicativos como o Word, a formatação é modificada, o que dificulta a consulta das informações importantes.

Com a nova opção de “Download como PDF”, é possível que os usuários tenham uma visão parecida com o conteúdo original da Deep Research. Essa novidade deve ser exibida no canto superior direito, perto do botão de “compartilhar link”.

Apesar de ter sido descoberta recentemente, a novidade parece estar indisponível para todos. Tendo isso em vista, não há informações sobre se o novo recurso é apenas um teste ou se ele será liberado pela OpenAI gradualmente.

 

Via: Canaltech
Imagem: ilgmyzin/Unsplash

O WhatsApp está desenvolvendo um recurso capaz de gerar papéis de parede de conversas através de tecnologia de IA utilizando o Meta AI. A novidade foi divulgada nesta segunda-feira (12) pelo site WABetaInfo, que descobriu a ferramenta na atualização mais recente do WhatsApp beta para iOS 25.15.10.70.

Com a nova funcionalidade, os usuários poderão gerar papéis de parede para todas as conversas ou personalizá-los individualmente para conversas específicas. Para gerar esses novos papéis de parede através de IA, os usuários precisão somente oferecer um prompt simples de texto ao Meta AI, que irá gerar uma imagem específica que irá se adaptar às dimensões da tela do dispositivo.

Assim que o usuário inserir um prompt, o Meta AI irá gerar diversas opções de papel de parede baseados na descrição oferecida. Esses resultados serão mostrados em uma interface rolável, permitindo que o usuário visualize as opções e escolha a que preferir. Após escolher uma das opções, é possível fazer aprimoramentos na imagem, como por exemplo pedir ao Meta IA que adicione elementos específicos, ajuste cores, melhore detalhes ou incorpore recursos criativos para personalizar a imagem.

Caso nenhuma das imagens corresponda às expectativas, é possível solicitar ao Meta AI que gere novas opções ou mesmo modificar o prompt original. Ao alterar o prompt, o usuário poderá ajustar o tema, a composição ou os elementos incluídos no papel de parede.

Tendo em vista que o recurso ainda está sendo desenvolvido, ainda não há informações sobre quando ele ficará disponível na versão estável do mensageiro.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

O WhatsApp está desenvolvendo um recurso capaz de resumir mensagens através de IA em chats, grupos e canais de maneira privada. A novidade foi descoberta e divulgada pelo site WaBetaInfo nessa quarta-feira (07).

A nova ferramenta permitirá que os usuários obtenham resumos privados das novas mensagens recebidas. Com isso, quando os usuários receberem uma determinada quantidade de novas mensagens em qualquer conversa, será exibido um botão dedicado com um prompt para resumir novas mensagens usando o Meta AI.

Caso o usuário queria resumir as mensagens, uma solicitação privada será gerada e processada com segurança pela infraestrutura do Processamento Privado, recurso que também está em fase de desenvolvimento. Esse Processamento Privado irá garantir que o conteúdo da mensagem seja tratado completamente em um ambiente protegido, mantendo a criptografia e sem exposição ao WhatsApp, Meta ou terceiros.

Até o momento, não há previsão de quando a novidade será lançada para todos os usuários na versão estável do mensageiro.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.