logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

A Meta está testando um novo botão de “dislike” para os comentários feitos em postagens do Instagram. A novidade foi anunciada pelo chefe do Instagram, Adam Mosseri.

Segundo informações divulgadas por Mosseri, o recurso ainda está em fase de teste, o que significa que nem todos os usuários terão acesso à nova opção por enquanto.

Ainda de acordo com Adam, o novo botão de “não curtir” ficará ao lado dos comentários, assim como já acontece com o botão de like.

Vale ressaltar que o botão não irá exibir a quantidade de dislikes, além de não mostrar também se o usuário clicou no botão. Com isso, a ferramenta deve ajudar a rede social a priorizar os comentários mais curtidos, enquanto os que tiverem mais dislike serão colocados no final da seção de comentários da postagem.

Até o momento, não há informações sobre quando o recurso chegará para todos os usuários, mas é possível que chegue em breve.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash

O WhatsApp introduziu temas de conversas que permitem ao usuário alterar seus balões de conversa e disponibiliza novos papéis de parede.

Os temas de conversa agora podem ter os balões e os planos de fundo com cores personalizadas.  O usuário pode escolher um dos temas predefinidos, em que são alterados os planos de fundo e os balões; ou pode optar por combinar diferentes cores.

Quanto aos papéis de parede, o WhatsApp oferece 30 novas opções, mas o usuário também pode escolher carregar uma imagem do rolo de câmera para torná-la papel de parede.

Também é possível configurar o mesmo tema para todas as conversas ou personalizar individualmente o tema da conversa com diferentes temas, inclusive os canais. Porém, esses temas personalizados só ficarão visíveis para o próprio usuário.

Para alterar o tema de todas as conversas e canais, basta ir em Configurações > Conversas > Tema padrão de conversa. Para personalizar cada conversa individualmente, é necessário clicar na parte superior dela (no iOS) ou no menu de três pontos (no Android) > Tema de conversa.

As novidades estão começando a ser distribuídas e ficarão disponíveis para todos os usuários nas próximas semanas.

 

 

Via: Blog do WhatsApp
Imagem: Blog do WhatsApp

A Adobe lançou nessa quarta-feira (12) a ferramenta de geração de vídeos a partir de prompts de textos para o Firefly, seu recurso próprio de inteligência artificial generativa. Até o momento, o Firefly gerava somente imagens estáticas, apesar de já estar disponível para assinantes do Creative Cloud.

O Gerador de Vídeo do Firefly também terá suporte a prompts complexos com imagens, o que irá permitir que o usuário consiga animar figuras estáticas, adicionar efeitos de nuvens em movimento, água corrente, reflexos, fumaça, entre outros. Além disso outra novidade é a capacidade da ferramenta de traduzir vídeos inteiros; e, para isso, basta subir o arquivo original e definir o idioma de saída. Essa ferramenta está sendo inicialmente disponibilizada em fase beta.

O Firefly é o recurso da Adobe para geração e edição de imagens por meio de IA generativa, que atualmente já faz parte de aplicativos do pacote Adobe Creative Cloud, como o Photoshop, Lightroom e Premiere Pro, contando também com uma versão web. A ferramenta executa comandos de funções de IA dos softwares da Adobe, como remover objeto especifico, gerar novas imagens ou elementos pontuais.

Com a atualização, a funcionalidade será capaz de também criar e editar vídeos e não somente frames ou imagens estáticas.

Entre as novidades, estão os recursos de “Texto para vídeo”, por meio de prompts descrevendo ideias; criar B-roll com movimento de câmera a partir de um único quadro/imagem; adicionar elementos atmosféricos como: fumaça, reflexos de lente, água ou animação de imagem; criar animações em 2D e 3D; criar textos gráficos em movimento; transformar imagens estáticas em clipe.

 

 

Via: TechTudo
Imagem: Divulgação/Adobe/TechTudo

Nessa quinta-feira (13), o Android 16 Beta 2 foi lançado trazendo aprimoramentos estruturais importantes para melhorar a qualidade do sistema operacional (SO), especialmente na utilização profissional de câmeras.

Tendo em vista que o foco está nas câmeras, a maioria das novidades dessa atualização está exatamente nessa parte. Uma das melhorias é a exposição automática híbrida com temperatura de cor precisa e ajustes de tonalidade.

Segundo informações divulgadas pelo Google, a nova versão facilita a captura de fotos em movimento, além das melhorias para captura de imagens em UltraHDR.

Alguns dos aprimoramentos que chegam com o Android 16 Beta 2 são aplicativos capazes de ajustar aspectos específicos da exposição, enquanto permitem que o algoritmo de exposição automática (AE) lide com o restante; possibilidade de aplicar ajustes finos em tonalidade e temperatura de cor em vídeos; mais facilidade para captar fotos em movimento com as novas Intent actions; adição de suporte para imagens UltraHDR salvas no formato HEIC; além do suporte para fotos UltraHDR em formato AVIF, que está em desenvolvimento.

As novidades trazidas pelo Android 16 Beta 2 também atendem à reprodução de mídia, considerando que o sistema traz um conjunto de acessos de API padronizados para perfis de áudio e vídeo, além de ajustes voltados ao hardware, que é útil para casos específicos, como por exemplo reprodução de filmes.

Algumas adições do Android 16 Beta 2 são o modo de compatibilidade para páginas de 16 KB; melhoria da segurança contra ataques de Intent Redirect; obrigatoriedade do modo de exibição “Edge to edge”; novos efeitos gráficos com AGSL; melhoria das APIs de acessibilidade; e nova API para compartilhamento de chaves.

Vale ressaltar que, por enquanto, a atualização é exclusiva para celulares Pixel, e é compatível com os seguintes dispositivos:

  • Pixel 6
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 6a
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Pixel 7a
  • Pixel Fold
  • Pixel Tablet
  • Pixel 8
  • Pixel 8 Pro
  • Pixel 8a
  • Pixel 9
  • Pixel 9 Pro
  • Pixel 9 Pro XL
  • Pixel 9 Pro Fold

Os usuários que já possuem a versão Android 16 Beta 1 receberão a atualização automaticamente, através de OTA (over-the-air). Porém, caso o usuário queira, a atualização também pode ser instalada manualmente.

Além disso, o Android 16 Beta 2 também pode ser visualizado no Android Emulator.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Daniel Romero/Unsplash

 

A partir dessa quarta-feira (12), o app da Apple TV+ está disponível para download em dispositivos Android. A plataforma oferece aos usuários diversos conteúdos, como séries, filmes e documentários.

Com a novidade, os usuários poderão assinar o streaming através da conta do Google, pela Play Store. Além disso, as pessoas também poderão assinar o MLS Season Pass, que é o serviço de streaming de futebol da Apple TV+.

Para fazer o download do app, basta acessar a Google Play Store, pesquisar por Apple TV+ e clicar em instalar. Após fazer o download, caso já possua conta, o usuário poderá fazer o login normalmente. Mas, caso ainda não seja assinante, a pessoa poderá testar a plataforma gratuitamente pelo período de sete dias.

Vale ressaltar que a Apple TV+ também pode ser acessada através de dispositivos da Apple, como iPhone, iPad, Mac e Apple Vision Pro; além de aparelhos com Android e Windows. Também é possível acessar a plataforma em televisões.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: James Yarema/Unsplash

Manual do Servidor