logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

O Instagram está desenvolvendo duas novas fontes tipográficas que poderão ser usadas nos Stories. Essa informação foi divulgada pelo insider Alessandro Paluzzi através de seu perfil no X (antigo Twitter).

A plataforma já possui variados tipos de fontes para textos nas mídias postadas nos stories da rede social, mas agora ganha mais dois modelos: Sweetheart e Heartbreaker.

Como pode ser visto na publicação de Paluzzi, a fonte “heartbreaker” é semelhante ao clássico estilo de recortes de diferentes letras, comumente visto em filmes e clipes de músicas com o tema colegial, por exemplo. Já o “sweetheart” faz referência à caligrafia de cartas antigas, o que traz à postagem um visual romântico.

Estas fontes ainda não estão disponíveis para os usuários, mas devem ser lançadas em uma próxima atualização.

 

Via: TudoCelular
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

A versão 135 do navegador Mozilla Firefox foi lançada nessa terça-feira (04) e traz atalhos para acessar chatbots com inteligência artificial, incluindo o Gemini e o ChatGPT.

A nova versão do Firefox oferece cinco opções de chatbots, sendo elas: Claude, ChatGPT, Gemini, HuggingChat e Le Chat Mistral. É necessário que o usuário escolha um deles ao abrir a ferramenta pela primeira vez no painel lateral, mas o modelo escolhido pode ser mudado a qualquer momento.

Para acessar os chatbots, basta clicar no ícone representado por um emoji de brilho no painel lateral. A janela de bate-papo será aberta sobre a guia atual, o que significa que não irá afetar o fluxo de navegação, assim como já acontece em muitos navegadores.

Imagem: Reprodução/Mozilla

É importante destacar que a integração do Firefox com os modelos não se sobrepõe às regras das IAs escolhidas. Isso significa que as inteligências artificiais que só oferecem um número limitado de consultas gratuitas para os usuários continuarão limitadas, como é o caso do HuggingChat. Os termos de uso e privacidade, além das capacidades de cada modelo, estão disponíveis na página de suporte do navegador (AQUI).

Preenchimento automático para dados de cartão de crédito

Além disso, a nova versão do Firefox traz também o recurso de preenchimento automático de dados de cartão de crédito. O recurso tem o objetivo de ajudar a facilitar as compras na internet para os usuários.

Esse preenchimento automático é opcional e pode ser desativado pelo usuário no menu de configurações. Ainda nas configurações, o salvamento das informações também pode ser desabilitado.

Suporte para mais idiomas

Uma outra novidade trazida pelo Firefox 135 é o suporte para mais idiomas no Firefox Translations. O recurso de adaptação textual agora é capaz de traduzir páginas em chinês simplificado, japonês e coreano.

O Mozilla Firefox 135 está sendo distribuído para todos os usuários do navegador. Vale ressaltar que algumas das funcionalidades, como o preenchimento automático de dados de cartão de crédito e os chatbots integrados, serão distribuídos gradativamente.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

Nesta terça-feira (04), a Opera lançou mais um navegador que, segundo a empresa, chega com o objetivo de ser o primeiro navegador do mundo a promover equilíbrio e saúde mental na navegação diária. O intuito do novo navegador, Opera Air, é possibilitar que o usuário mantenha cuidados com a saúde mental no dia a dia, mesmo enquanto estiver em sua navegação diária durante o expediente.

Embora seja semelhante ao Opera One visualmente, o Opera Air traz diferenças para deixar a interface mais limpa e focada no conteúdo acessado. Quanto às funções básicas, ele se mostra muito parecido com o Opera One, mantendo o foco em inteligência artificial.

Segundo o site TecMundo, uma pesquisa foi realizada pela Opera em janeiro deste ano, em que cerca de 7 mil pessoas foram entrevistadas. Os resultados teriam mostrado que 84% das pessoas se sentiam sobrecarregadas ou estressadas ao navegar na internet e 97% gostariam que o navegador apresentasse funcionalidades voltadas à melhoria do bem-estar durante o dia.

O Opera Air possui duas funções exclusivas: Take a Break e Boosts. A funcionalidade Take a Break é uma lista de exercícios de respiração e meditação que teria o objetivo de cuidar da saúde mental dos usuários. Ela pode ser acessada na coluna lateral esquerda e oferece quatro exercícios: respiração, mobilidade de pescoço, meditação e escaneamento total do corpo, cada um deles com duração variável de 3 a 15 minutos.

Já os Boosts são uma ferramenta de áudio integrada de “batidas binaurais” de frequências específicas, que podem ajudar a pessoa a se concentrar melhor ou relaxar durante a navegação. Os Boosts do Opera Air trazem, ainda, o Creativity Boost (voltado para a criatividade), Energized Focus (focado na concentração) e o Deep Relaxation (destinado ao relaxamento).

O Opera Air é gratuito para download e está disponível para desktop. É possível baixá-lo no site oficial da Opera (AQUI).

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Reprodução/Opera

O YouTube já possui a ferramenta que possibilita o usuário a acelerar o vídeo em 2x. A empresa busca ampliar essa ferramenta adicionando a opção experimental do multiplicador de velocidade 4x, disponível somente para assinantes do YouTube Premium por enquanto.

Nos smartphones, os usuários já têm acesso a essa ferramenta, podendo utilizá-la pressionando a tela e acelerando em 2x, ou indo nas configurações acessando a opção velocidade de reprodução, selecionando a velocidade desejada, podendo diminuir até 0,25x ou aumentar até 2x, dessa forma não precisará ficar pressionando a tela.

Esta velocidade extra adicionada permite que o vídeo seja acelerado 2 vezes mais do que a opção mais rápida que há disponível agora. Ela não conseguirá ser ativada pressionando a tela, o usuário terá que acessar as configurações e escolher a opção 4x na aba de velocidade de reprodução.

Este recurso está disponível no Android e no iOS para assinantes do YouTube Premium. Ele pode ser ativado acessando o seu perfil, clicando em configuração, depois em Testar novos recursos experimentais e escolhendo o recurso desejado. E esta função estará disponível na aba experimental até dia 26 de fevereiro.

 

Via: 9to5Google
Imagem: Christian Wiediger /Unsplash

O Google Fotos agora possui uma opção de modo escuro na versão web. A funcionalidade já estava disponível no aplicativo para celular desde 2019.

De forma semelhante à versão para celular, o Google Fotos na versão web ganhou três opções, que são claro, escuro ou “Usar o padrão do dispositivo” (que se adapta às preferências que estão configuradas pelo usuário no PC).

A novidade traz a possibilidade de utilizar o tema de cores escuras, que oferecem ao usuário uma paleta de cores puxadas para o cinza. A nova opção de aparência pode ser útil para ajudar a visualizar o site em ambientes escuros, mas vale destacar que a novidade não traz vantagens de economia de energia de telas OLED, que é uma tecnologia de exibição que utiliza compostos orgânicos para emitir luz.

Para selecionar a nova opção, basta acessar o menu de configurações do site Google Fotos. Esta opção está disponível no botão representado por um desenho de uma engrenagem, que fica no canto superior direito da tela. Depois de clicar nele, basta expandir a seção “Aparência”.

Até o momento, as preferências configuradas no app para celular não parecem interferir na escolha do tema para a versão web, o que significa que a mudança deve ser feita manualmente.

A novidade está sendo distribuída gradativamente para todos os usuários e, para recebê-la, não é necessário baixar nada. Então, os usuários podem conferir se o recurso já está disponível.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

Manual do Servidor